sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Saúde bucal

Consumo excessivo de frutas ácidas pode causar erosão dental

Plantão | Publicada em 04/11/2011 às 08h49m
Lilian Fernandes (lilian@oglobo.com.br)

Se consumidas em excesso, frutas ácidas são capazes de causar erosão nos dentes, desgastando-os a ponto de deixar a dentina exposta e comprometer sua estrutura. A conclusão é da tese "Avaliação do potencial erosivo de sucos de frutas tropicais brasileiras", da cirurgiã-dentista Adelsilene das Graças Cavalcanti Veras, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), ligada à Unicamp.
No trabalho, polpas de frutas muito comuns no Nordeste, como camu-camu, cupuaçu e umbu, diluídas em água, tiveram seu pH medido. Quanto menor o índice, mais ácido é o alimento ou bebida. A professora Cínthia Pereira Machado Tabchoury, orientadora da tese, diz que o resultado se aplica também a outras frutas ácidas, como limão, maracujá e abacaxi; a refrigerantes e até ao vinho. Ela frisa, porém, que o simples consumo não causa erosão. Há outros fatores, como a forma e a frequência de ingestão.
- Não há como precisar a frequência com que se pode tomar sucos ou comer frutas cítricas sem provocar a erosão. Mas pode-se tomar alguns cuidados: deve-se evitar, por exemplo, tomar o suco aos pouquinhos, ou bochechá-lo antes de engolir, o que é relativamente comum na literatura médica. O melhor é tomar ou comer tudo de uma vez - diz ela.
As características particulares de cada organismo também devem ser levadas em conta, acrescenta:
- Pessoas com pouca saliva são mais propensas a sofrer erosão dental, porque a saliva protege os dentes. Assim como aquelas que sofrem de patologias como o refluxo gastro-esofágico, em que o ácido dos alimentos volta à boca, ou bulimia, em que a pessoa provoca o vômito.
Segundo a especialista, bebidas com pH abaixo de 4 têm potencial para levar à erosão dental. Na pesquisa, a fruta com menor pH foi o umbu, com 2,5. No caso dos vinhos, diz Cínthia, o tinto tem pH em torno de 3,4, e o branco, de 3,7.
Para prevenir a erosão dental, é importante evitar escovar os dentes imediatamente após a ingestão de alimentos ou bebidas ácidos, acrescenta ela. É preciso esperar ao menos meia hora antes de fazer a higiene:
- Isso porque o ataque do ácido dos alimentos aos dentes é instantâneo, e ele faz com que os minerais presentes na superfície dos dentes amoleçam. Se a pessoa usa a escova de dentes logo a seguir, acaba removendo estes mineirais. O melhor é esperar para que a saliva os reponha.
Cárie e erosão são diferentes. Enquanto a cárie é produzida por bactérias presentes em placas formadas sobre os dentes, a erosão só acontece onde não há placas. Estudos feitos no exterior estimam que 30% da população mundial tenha algum tipo de erosão dental, conta a professora Cínthia


O GLOBO

Nenhum comentário: