O blog foi criado para a cultura. Mostra o quanto é importante o conhecimento.Basta um click no artigo. Centro Médico Iguatemi,310.CLINICA SÃO GABRIEL LTDA- 33419630 33425331Participe ,comente, seja seguidor. DR IDERVAL REGINALDO TENÓRIO , 1954 , JUAZEIRO DO NORTE -CEARÁ. 08041988lgvi.1984 CHEGOU EM SALVADOR COM 18 ANOS , MEDICINA NA UFBA. CIRURGIÃO GERAL. driderval@bol.com.br
ACESSEM DO AMIGO E RADIALISTA PERFILINO NETO O SEU SITE DE MUSICA eradoradio.com.br
AS ENTIDADES MÉDICAS CONVIDAM OS MÉDICOS E OS SEUS AUXILIARES E COLABORADORES PARA JUNTOS PARTICIPAREM DE UM SHOW DE CONFRATERNIZAÇÃO NO SINDICATO DOS MÉDICOS.ÓTIMO ESPETÁCULO.
2 out. 2011 - 4 min - Vídeo enviado por 110819766Projeto Autoral, gravado no Restaurante Picanha 200, Campina Grande, 24/05/ 2011. Para mim, essa é ...
E O DUDÉ DAS AROEIRAS ESTÁ FAZENDO BONITO NA BAHIA.
TODA A PARAÍBA E PRINCIPALMENTE O POVO DE AROEIRAS TEM QUE SE ORGULHAR E APOIAR DE CORPO E ALMA ESTA GRANDE EXPRESSÃO DA MÚSICA BRASILEIRA.
O SHOW DO GRANDE SERTÃO FOI UM ESPETÁCULO,O ARTISTA CONSEGUIU TOCAR O CORAÇÃO DO PUBLICO QUE ALÉM DE CANTAR E SE EMOCIONAR COM O DEDILHAR NAS CORDAS ,O ARTISTA COM A SUA CANORA E SUAVE VOZ DEIXOU A MELHOR IMPRESSÃO NA PLATÉIA PRESENTE.
O MESMO SE ESPERA NO PRÓXIMO DIA 02 DE NOVEMRBO PARA OUTRA PLATÉIA,DESTA VEZ SERÁ CONSTITUÍDA DE MÉDICOS E ´PROFISSIONAIS LIGADOS À ADMINISTRAÇÃO DE ENTIDADES MÉDICAS, UM PÚBLICO EXIGENTE ,ACREDITO QUE MAIS UMA VEZ O NOSSO QUERIDO DUDÉ DAS AROEIRAS SABERÁ MUITO BEM REPRESENTAR ESTA TERRA QUERIDA QUE É A PARAÍBA,QUE É A NOSSA AMADA AROEIRAS. POVO DE AROEIRAS ESPERE BREVEMENTE VÔO MAIS ALTO DE UM SER QUE GOSTA E AMA A SUA TERRA.
DUDÉ DAS AROEIRAS GRANDE EXPRESSÃO DA CULTURA NORDESTINA.
DE AROEIRAS PARA O BRASIL. DUDÉ É COISA NOSSA,DUDÉ É GENTE,DUDÉ É FIBRA,DUDÉ É MÚSICA ,DUDÉ É CULTURA. DUDÉ É BRASIL.É A PARAÍBA ,É AROEIRAS
IDERVAL REGINALDO TENÓRIO E SEU PRIMO LUNGA NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE,NA SALA DA CASA DA MÃE DO DR IDERVAL.
ESTE VÍDEO FOI GRAVADO NA SALA DA CASA DA MINHA MÃE E FAZ PARTE DE UMA SÉRIE DE 12 VÍDEOS QUE ESTÃO SENDO PREPARADOS PARA SEREM POSTADOS. LUNGA É UM DOS MEUS PRIMOS DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE,PARA MUITOS UMA LENDA. NESTE PRIMEIRO VÍDEO ,UM VÍDEO FAMILIAR ,OUTRO PRIMO MEU QUE É MÉDICO E CUNHADO DE LUNGA PARTICIPA NARRANDO SOBRE A VIDA DO MESTRE LUNGA.TODOS OS VÍDEOS FORAM FILMADOS E EDITADOS POR GABRIEL RIBEIRO TENÓRIO,TAMBÉM PRIMO DE SEU LUNGA.
5 set. 2011 - 3 min - Vídeo enviado por dahorastudioSeu Lunga (Joaquim dos Santos Rodrigues) (Juazeiro do Norte, 18 de agosto, 1927). É um vendedor ...
AMIGOS VEJAM O QUE ESCREVEU O MESTRE BERTOLD BRECHT E QUE POSTO NESTE BLOG PARA REFLEXÃO DE CADA CIDADÃO SOBRE ESTA FAMIGERADA GLOBALIZAÇÃO,QUE CONSEGUE PAULATINAMENTE,SILENCIOSAMENTE ENTERRAR A ECONOMIA E ATÉ MESMO A CULTURA DO PEQUENO.PENSEM E REPENSEM. Iderval reginaldo Tenório
Se os tubarões fossem homens
por Bertold Brecht
Se os tubarões fossem homens, perguntou a filha de sua senhoria ao senhor K., seriam eles mais amáveis para com os peixinhos?
Certamente, respondeu o Sr. K. Se os tubarões fossem homens, construiriam no mar grandes gaiolas para os peixes pequenos, com todo tipo de alimento, tanto animal quanto vegetal. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca e adoptariam todas as medidas sanitárias adequadas. Se, por exemplo, um peixinho ferisse a barbatana, ser-lhe-ia imediatamente aplicado um curativo para que não morresse antes do tempo.
Para que os peixinhos não ficassem melancólicos haveria grandes festas aquáticas de vez em quando, pois os peixinhos alegres têm melhor sabor do que os tristes. Naturalmente haveria também escolas nas gaiolas. Nessas escolas os peixinhos aprenderiam como nadar alegremente em direcção à goela dos tubarões. Precisariam saber geografia, por exemplo, para localizar os grandes tubarões que vagueiam descansadamente pelo mar.
O mais importante seria, naturalmente, a formação moral dos peixinhos. Eles seriam informados de que nada existe de mais belo e mais sublime do que um peixinho que se sacrifica contente, e que todos deveriam crer nos tubarões, sobretudo quando dissessem que cuidam de sua felicidade futura. Os peixinhos saberiam que este futuro só estaria assegurado se estudassem docilmente. Acima de tudo, os peixinhos deveriam rejeitar toda tendência baixa, materialista, egoísta e marxista, e denunciar imediatamente aos tubarões aqueles que apresentassem tais tendências.
Se os tubarões fossem homens, naturalmente fariam guerras entre si, para conquistar gaiolas e peixinhos estrangeiros. Nessas guerras eles fariam lutar os seus peixinhos, e lhes ensinariam que há uma enorme diferença entre eles e os peixinhos dos outros tubarões. Os peixinhos, proclamariam, são notoriamente mudos, mas silenciam em línguas diferentes, e por isso não se podem entender entre si. Cada peixinho que matasse alguns outros na guerra, os inimigos que silenciam em outra língua, seria condecorado com uma pequena medalha de sargaço e receberia uma comenda de herói.
Se os tubarões fossem homens também haveria arte entre eles, naturalmente. Haveria belos quadros, representando os dentes dos tubarões em cores magníficas, e as suas goelas como jardins onde se brinca deliciosamente. Os teatros do fundo do mar mostrariam valorosos peixinhos a nadarem com entusiasmo rumo às gargantas dos tubarões. E a música seria tão bela que, sob os seus acordes, todos os peixinhos, como orquestra afinada, a sonhar, embalados nos pensamentos mais sublimes, precipitar-se-iam nas goelas dos tubarões.
Também não faltaria uma religião, se os tubarões fossem homens. Ela ensinaria que a verdadeira vida dos peixinhos começa no paraíso, ou seja, na barriga dos tubarões.
Se os tubarões fossem homens também acabaria a ideia de que todos os peixinhos são iguais entre si. Alguns deles se tornariam funcionários e seriam colocados acima dos outros. Aqueles ligeiramente maiores até poderiam comer os menores. Isso seria agradável para os tubarões, pois eles, mais frequentemente, teriam bocados maiores para comer. E os peixinhos maiores detentores de cargos, cuidariam da ordem interna entre os peixinhos, tornando-se professores, oficiais, polícias, construtores de gaiolas, etc.
Em suma, se os tubarões fossem homens haveria uma civilização no mar.
Um poeta da Bahia,josé roberto santos, não suportando mais a dança
dos partidos e a falta de consideração com o eleitor brasileiro e com o cidadão
de uma maneira em geral ,fez um desabafo conclamando e chamando o povopara a responsabilidade de eleger um representante e saiu com
esta marchinha.
O PARTIDO DO ´POVO
DO GRANDEJOSE ROBERTO SANTOS
COMPOSITOR DA BAHIA9999-1586 E 3381-5538- JOSÉ ROBERTO SANTOS
IDERVAL TENÓRIO: VALE A PENA SER MEDICO: Amigos, quando Tesoureiro do Conselho Regional de Medicina da Bahia estive no Paraná e lá me deparei com uma grande homenagem ao Médico do B...
AMIGOS NÃO SEI SE ESTOU ERRADO OU CERTO,ACHO ESTE BLOG IMPORTANTE,NÃO QUERO ENSINAR O QUE DEVE SER FEITO,APENAS POSTO ALGO QUE PODE DISPERTAR O LEITOR E ABRIR NOVAS JANELAS PARA UM FUTURO MELHOR. PARA OS MAIS JOVENS EU ACREDITO QUE SEJA UMA BOA OPORTUNIDADE DE CONHECER NOVOS COMENTÁRIOS E QUE TALVEZ TRAGA MELHORIA PARA A SUA VIDA.
ENTÃO PEÇO- LEIAM,DIVULGUEM,MANDEM PARA AS PESSOAS DO SEU RELACIONAMENTO O ENDEREÇO DESTE BLOG. UM ABRAÇO ,UM NÃO,MILHÕES.
Amigos como é bom falar e enxergar em cada brasileiro a mistura de
três raças.
- É Branco, É Indio É Negro?
Nada disso :
É brasileiro, uma única raça, uma raça miscigenada
, sem divisão e sem diferenças.
No dia 20 de novembro , dia da consciência negra no Brasil não poderia deixar em albis.
Fala-se na abolição, na liberdade e noutras coisas, porém não falam que
os negros na verdade foram abandonados e por serem de uma raça de fibra, de luta, de briga e de garra
partiram e aos poucos conquistaram mais espaços.
Basta atentar para a Universidade Brasileira , como referência a
da Bahia, quando até 08 anos atrás apenas 2 % era constituída de negros,
principalmente nos cursos tidos como elitizados- engenharia, direito e medicina
num estado onde a população é de 70 a
80% de negros.
Graças ao sistema de cotas que é muito justa e aos programas de inclusão
social hoje atinge de 10 a 20%.
Vejam o pelourinho, berço e coração da civilização brasileira que
nunca deixou de pulsar e que, das suas
entranhas , arraigadas pelas chibatas nas costas dos irmãos africanos
surgiram diversos focos para a conquista da cidadania.
Fundamentado na forçado grande
Mário Gusmão, dos diversos Zumbis dos Palmares, do Nelson Mandela , do Stive Biko,
do Desmond Tutu e noutros ícones negros surgiu o grupo Olodum trazendo e
plantado meios para a verdadeira liberdade que é a educação e a cultura em todos os seus ângulos, não
falarei mais, pois este comentário foi apenas para mostrar para o mundo um
pouco da raíz e o porquê do Olodum, que
não é apenas uma banda, o Olodum é uma idéia, é um grito de liberdade , é
um salto para o exercício da cidadania.
Viva o Negro e viva o Olodum.
Avante, viva o homem como
um todo.
Iderval Reginaldo Tenório
o
blog é cultural
viva
o homem
DOS NEGROS DESTACAREI UM QUE O POVO POUCO CONHECE E TEM A MESMA IMPORTÂNCIA DO NELSON MANDELA, UMA HOMENAGEM A ESTE QUE DEU A VIDA PELO NEGRO DO UNIVERSO.
Insatisfeito com a União Nacional de Estudantes Sul-africanos (National Union of South African Students), da qual era membro, participou da fundação, em 1968, da Organização dos Estudantes Sul-africanos (South African Students' Organisation). Em 1972, tornou-se presidente honorário da Convenção dos Negros (Black People's Convention).
Em março de 1973, no ápice do regime de segregação racial (Apartheid), foi "banido" , o que significava que Biko estava proibido de comunicar-se com mais de uma pessoa por vez e, portanto, de realizar discursos. Também foi proibida a citação a qualquer de suas declarações anteriores, tivessem sido feitas em discursos ou mesmo em simples conversas pessoais.
Em 6 de setembro de 1977 foi preso em bloqueio rodoviário organizado pela polícia. Levado sob custódia, foi acorrentado às grades de uma janela da penitenciária durante um dia inteiro e sofreu grave traumatismo craniano. Em 11 de setembro, foi embarcado em veículo policial para transporte para outra prisão. Biko morreu durante o trajeto e a polícia alegou que a morte se devera a "prolongada greve de fome empreendida pelo prisioneiro".
Em 7 de outubro de 2003, autoridades do Ministério Público Sul-africano anunciaram que os cinco policiais envolvidos no assassinato de Biko não seriam processados, devido a falta de provas. Alegaram também que a acusação de assassinato não se sustentaria por não haver testemunhas dos atos supostamente cometidos contra Biko. Levou-se em consideração a possibilidade de acusar os envolvidos por Lesão Corporal seguida de morte, mas como os fatos ocorreram em 1977, tal crime teria prescrito (não seria mais passível de processo criminal) segundo as leis do país.
AGORA UM POUCO DE OLODUM, PESQUISE VÁ MAIS LONGE, A CULTURA E A CIDADANIA AGRADECEM.
O MUNDO AGRADECE.
OLODUM
O Olodum é um bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. É uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.
Desenvolve ações de combate à discriminação social, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil.
Banda Olodum
Fundado como bloco afro carnavalesco em Salvador no ano de 1979, a Banda Olodum é atualmente um grupo cultural, considerado uma organização não-governamental reconhecida como de utilidade pública pelo governo do estado da Bahia. Depois da estréia no carnaval de 1980, a banda conquistou quase dois mil associados e passou a abordar temas históricos relativos às culturas africana e brasileira. O primeiro LP da banda foi chamado de "Egito, Madagascar" e foi gravado em 1987, ele estourou na Bahia com a música "Faraó", a idéia desse LP foi homenagear as raízes do grupo e mostrar ao Brasil a Mamma Africa, e também mostar a todos como surgiu o grupo (do batuque as influências dos Deuses africanos) Pouco depois, o Olodum passou a ser conhecido internacionalmente como grupo de percussão afro-brasileira e excursionou por muitos países da Europa, o Japão e e quase toda América do Sul. Um dos momentos de maior exposição do grupo foi em 1990, quando o mesmo participou da faixa "The Obvious Child", do disco de Paul Simon, "The Rhythm of the Saints", cujo videoclipe foi gravado no Pelourinho e exibido em mais de cem países. Depois desse fato o Olodum passou a gravar com outros músicos consagrados internacionalmente e nacionalmente, como Wayne Shorter, Michael Jackson, Jimmy Cliff, Herbie Hancock e Caetano Veloso, divulgando ao mundo sua mistura de ritmos que inclui batuques africanos, reggae, samba e ritmos
Fundadores
Carlos Alberto Conceição do Nascimento – Presidente
Geraldo Miranda – Vice-Presidente
José Carlos Conceição do Nascimento – Secretário
José Luiz Souza Almeida - Secretário
Francisco Carlos Souza Almeida – Diretor de Som
Antônio Jorge Souza Almeida – Tesoureiro
Edson Santos da Cruz – Relações Públicas.
Neguinho do Samba e Mestre Jackson, foram os regentes da Banda, e responsaveis pela criação do Ritmo “Samba –Reggae” que deram ao Olodum os maiores sucessos musicais ate hoje.
O Bando de Teatro Olodum é um grupo teatral que foi criado vinculado ao bloco-afro, formado por atores negros em 1990.
Com o passar dos anos, o Bando de Teatro Olodum se desvinculou do bloco-afro, e passou a residir no Teatro Vila Velha. Graças à ocupação do Bando, o espaço foi revitalizado, em 1994 começou a ser reformado, e em 1998, reinaugurado. O Bando está no Teatro Vila Velha até hoje e por ele passaram grandes nomes, como o ator Lázaro Ramos, por exemplo.
Focado nas questões do negro brasileiro em seus diversos aspectos, o Bando, como é mais comumente chamado, desenvolve uma linguagem própria em um formato de Teatro Experimental Negro.
A Escola Olodum tem como missão o desenvolvimento da cidadania e preservação da cultura negra, oferecendo um saber afro brasileiro e novas formas de conhecimentos adicionais àqueles adquiridos no sistema formal de ensino.
Esse projeto pioneiro de educação popular afro brasileiro teve origem no projeto Rufar dos Tambores, desenvolvido em 1984, pelo Olodum, composto de aulas gratuita de percussão de bloco afro, e dos cursos afro - brasileiros de curta duração.
Inicialmente visava atender uma solicitação da comunidade do Maciel/Pelourinho para que fosse formada uma banda de percussão integrada por crianças e adolescentes do bairro.
Eles viviam em situação de risco e vulnerabilidade social e sem perspectivas de integrar-se socialmente por conta do estigma marginal que na época existia contra os moradores da área.
A Escola Olodum tornou-se um espaço real de participação e expressão da comunidade negra. É hoje uma referência nacional e internacional pela inovação no trabalho com arte, educação e pluralidade cultural.
Estimulou o surgimento de iniciativas similares, como: