quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O QUE É O FASCISMO- MUITOS REPETEM SEM SABER O QUE ESTÁ FALANDO- AQUI VAI UMA PINCELADA

Resultado de imagem para fascista
Resultado de imagem para fascista
                                                    MUSSOLINI
Resultado de imagem para fascista


Mussolini inicia o fascismo italiano
FFLCH - USP
O fascismo conseguiu se difundir rapidamente devido ao apoio dos ex-combatentes, dos trabalhadores
Resultado de imagem para fascista


MUITOS FALAM, REPETEM, REPLICAM E NÃO SABE O QUE É FASCISMO.

UMA PEQUENA PINCELADA.

ANTES DE APONTAR O DEDO PARA UM AMIGO, , O CLASSIFICANDO COMO FASCISTA SAIBA O QUE É SER UM FASCISTA. 

TENHO VISTO  MUITOS DECENTES APONTANDO O DEDO PARA OUTROS DECENTES,  TODOS ESTÃO DESCENDO O NÍVEL.

CHAMAM O TRUMP DE FASCISTA E OUTRAS DEMOCRACIAS CONSOLIDADADAS.

VAMOS TER CUIDADO EM CHAMAR O OUTRO DE FASCISTA.  
O CIDADÃO COMUM REPETE O QUE UM LIDER MANDA ELE REPETIR .
COM A INTERNET GLOBALIZADA O CIDADÃO PENSA QUE PODE FALAR O QUE QUISER.
NÃO DEVE E NEM PODE.

Significado de Fascismo

O que é Fascismo:

Símbolo do Fascismo
Fascismo é um regime autoritário criado na Itália, que deriva da palavra italiana fascio, que remetia para uma "aliança" ou "federação".

Originalmente o fascismo foi um movimento político fundado por B. Mussolini em 23 de Março de 1919 e no seu início era composto por unidades de combate (fasci di combattimento).

O fascismo foi apresentado como partido político em 1921. Desde essa altura, a palavra "fascista" é usada para mencionar uma doutrina política com tendências autoritárias, anticomunistas e antiparlamentares, que defende a exclusiva autossuficiência do Estado e suas razões. Trata-se de um movimento antiliberal, que atua contra as liberdades individuais.

O fascismo é diferenciado das ditaduras militares porque o seu poder está fundamentado em organizações de massas e tem uma autoridade única. Os seus membros são na sua grande maioria provenientes da classe operária e da pequena burguesia rural e urbana, ou seja, dos ameaçados pelos fortes intervenientes do grande capital e do sindicalismo comunista.

Quando o fascismo se estabelece no poder, aceita a presença do grande capital e se impõe de forma disciplinadora, impedindo que as organizações operárias defendam a luta de classes (sindicatos, partidos políticos).

O fascismo é caracterizado por uma reação contra o movimento democrático que surgiu graças à Revolução Francesa, assim como pela furiosa oposição às concepções liberais e socialistas.
O termo fascismo passou a ser usado para englobar tanto os regimes diretamente ligados ao eixo Roma-Berlim e seus aliados, como os sistemas de autoridade que atribuíam ao estado funções acima daquelas que as democracias lhe entregavam. É o caso das referências ao "fascismo" espanhol, brasileiro, turco, português, entre outros.

Em 1945, com a queda dos principais estados fascistas e com a divulgação das atrocidades cometidas, o movimento fascista perdeu possibilidades de grandes mobilizações. Apesar disso, alguns grupos minoritários se mantiveram nos antigos estados fascistas (neofascismo).

Características do Fascismo

Os regimes fascistas têm, entre as suas principais características, a valorização do sentimento de nacionalismo, da proteção do país e a defesa da segurança nacional.
Ele também se utiliza da presença do militarismo e de preceitos religiosos como formas de controle e manipulação da população.
Outra característica dos regimes fascistas é a perseguição, principalmente através de meios de censura e de uso de violência, contra pessoas que são declaradamente opositoras do regime.

Fascismo na Itália

O fascismo teve a sua origem na situação de crise gerada após a I Guerra Mundial e no crescimento absorvente do movimento comunista. Revoluções, guerras civis e crises econômicas conduziram a Itália (e outros países como a Romênia, Turquia, Áustria e Alemanha) à formação de grupos fascistas.

Na Itália, Mussolini, antigo socialista e militar, ocupou o poder depois da "marcha sobre Roma" no dia 28 de Outubro de 1922. A câmara outorgou plenos poderes ao duce e os fascistas ocuparam, pouco a pouco, os postos chave do estado. O deputado socialista Matteoti denunciou a corrupção e violência fascistas, tendo sido assassinado pouco depois. A oposição abandonou o parlamento e Mussolini aproveitou a crise para estabelecer, em Janeiro de 1925, um estado totalitário, que proibiu os partidos políticos e os sindicatos não fascistas.

Através do Pacto de Aço (25 de Maio de 1939), o duce se aliou à Alemanha nacional-socialista, levando a Itália a intervir na II Guerra Mundial.

Fascismo e Nazismo

Apesar de muitas vezes serem vistos como sinônimos, o fascismo e nazismo têm diferenças. O nazismo é frequentemente contemplado como uma forma de fascismo, mas o movimento nazista identificou uma raça superior (raça ariana), e tentou eliminar outras raças, para criar prosperidade para o Estado.


A semelhança entre estes dois regimes é que obtiveram grande popularidade entre os elementos da classe operária, porque criavam medidas de apoio para eles.
.

Nenhum comentário: