Adicionar legenda

O Meu Bebê Tem a Cabeça Oval

Quando o bebê nasce, sonhamos com um recém-nascido perfeito, de cabeça redondinha, no entanto, a realidade é um pouco diferente, a maioria dos bebês nascem com a cabeça oval ou achatada, com nódoas negras ou pequenas feridas. Porquê?

A maioria dos bebê que nascem de parto vaginal, têm a cabeça “deformada” e oval. A esta moldagem dos ossos da cabeça do bebê é chamado encavalgamento, e deve-se ao facto dos ossos craneanos ainda não estarem solidificados e desta forma poderem adaptar-se ao canal vaginal, passadas 24/48 horas as melhoras são significativas, e ao fim de uma semana o bebé terá uma cabeça perfeita.

Os bebês que nascem por fórceps podem ainda apresentar algumas macerações e nódoas negras na região da face e orelhas, devido às colheres dos fórceps, mas depresssa desaparecerão sem deixar cicatrizes.

Quando o parto é por ventosa o bebê pode ficar com uma bossa de líquido na cabeça, causada pela força de vácuo e tracção exercida pela ventosa, esta também é reabsorvida em pouco tempo e denomina-se de Caput Succedaneum ou cefalo-hematoma.
Por vezes até o nariz pode vir um pouco distorcido devido à maneira como o bebé estava posicionado no útero da mãe, ganhando um posicionamento “vicioso”.

Qualquer uma destas alterações são normais e ao fim de 3 a 5 dias revertem espontaneamente, ao fim de mais ou menos uma semana o seu bebé terá uma cabeça redondinha e perfeita.




Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.