EDUCAÇÃO
BÁSICA, O ALICERCE DE UMA GRANDE SOCIEDADE.
Quando se aborda a pauta
educação, vem à cabeça a educação familiar, a de berço,
aquela na qual é a família o bastião mor da sua condução.
A Educação de Berço é socialmente heterogenia , plural e
núcleo dependente, significa que é responsabilidade da
família a primeira fase educacional do cidadão. É familiarmente hermética , homogenia e atrelada ao nível
social de cada núcleo, o que se configura umas das maiores
causas de exclusão social, uma vez que é transmitido aos descendentes os
costumes de cada família. É notadamente excludente se o sistema for
exclusivamente patriarcal , sendo a mulher nula na sua
condução .
O modelo patriarcal era a regra das civilizações antigas, onde as
crianças e as mulheres não possuíam peso. Eram consideradas simples
componentes, poderiam ser castigadas ao extremo ou até serem vendidas como
escravos ou mercadorias, não havia liderança, o que vigorava era o
medo. A testosterona era a rainha de cada núcleo ou
comunidade.
Com a
evolução da sociedade, tantos as mulheres como as crianças passaram a
possuir alma , nome e serem aceitas como cidadãs. A família tomou
outra face , foi se adaptando a um mundo realmente humano e se afastando do
mundo quase que irracional, isto é, do mundo animal no qual a
força e a testosterona eram as molas impulsionadoras .
Na
atualidade ainda existem nações que seguem o arcaísmo social, muitos são os
países nos quais as mulheres e as crianças não possuem voz , cidadania e
são propriedades do provedor, tal qual acontece no universo dos
animais irracionais, notadamente dos predadores.
Muitos povos do
continente Africano , Asiático e Oriental ainda rezam nesta macabra
cartilha, são povos regidos pelo sistema patriarcal e politicamente por
regimes ditatoriais, neste sistema as crianças, as mulheres e todas as
comunidades LGBT são jogadas no ostracismo e tratadas com extremo rigor.
No Brasil
a educação familiar , a de berço, era mais presente nas comunidades
mais longínquas dos centros desenvolvidos, notadamente nas
regiões isoladas e apegadas aos ditames dos antepassados que,
como amálgamas engessavam e blindavam aos novos conhecimentos e
costumes .
Modelos que levavam o país a ter uma grande heterogeneidade educacional,
chegando ao ponto de se falar que existem vários Brasis, uns do primeiro
mundo e outros que vivem mergulhados abaixo do nível da pobreza, fruto da
ausência do Estado em todos os setores, primordialmente no setor da
Educação Infantil, a primeira e provavelmente a principal pilastra de uma
sociedade desenvolvida . Com a formação educacional da
criança a mercê de cada núcleo familiar e como cada núcleo pertence a um
nível social , o fosso entre as classes tendia a aumentar, filho de gato ,
gatinho é e filho de peixe peixinho será, neste sistema as dificuldades para
evoluir na escala social eram sempre progressivas.
O
ano de 1932 pode ser considerado o marco desta mudança, neste ano a mulher
brasileira passou a ser considerada cidadã de primeira, passou a ter direito
oficialmente ao voto e o seu ingresso num mundo igualitário.
O dia 24 de fevereiro foi um marco na história da mulher brasileira. No código
eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o
governo de Getúlio Vargas, após intensa campanha nacional pelo direito das
mulheres, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e
legislativo no Brasil foi assegurado parcialmente.
Esta
reivindicação, o exercício do direito básico para o pleno exercício da
cidadania, teve inicio antes mesmo da Proclamação da República, foi
parcialmente aprovado em 1932 por permitir somente às mulheres casadas, com
autorização dos maridos, às viúvas e solteiras que tivessem renda própria
.
Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral,
embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a
obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.
Este
marco constitucional, com fulcro na igualdade, na fraternidade e na
liberdade elevou a importância da mulher na vida social do país ,
porém a criança continuou sob a tutela da educação familiar, contudo
com
uma grande diferença e para melhor, uma vez que se deu inicio à
introdução do sistema matriarcal até mesmo nos distantes
rincões, desbancando paulatinamente o tradicional e histórico
patriarcal. A mãe passou a ser personagem de suma importância no
seio
da família, uma educação rígida, porém maleável, uma educação dura,
porém
amorosa, uma educação com muita exigência, porém mais compartilhada ,
uma
educação respeitosa , solidária e mais organizada, na qual o ser
passou a ter a mesma importância do ter ou até mesmo suplantá-lo.
Da década
de 60 até à década de 80 a mulher começou a tomar as rédeas da educação
infantil domiciliar, trazendo cristalinos e inovadores
avanços em todas as propriedades pertinentes à vida ,
principalmente na do humanismo , da tolerância, da igualdade , da
solidariedade, da compreensão, do amor e da coesão familiar.
A família entrou no ciclo realmente humanitário, mostrando que a ascensão da
mulher e a sua decisiva participação na educação de sua prole foi uma das
alavancas da família brasileira da atualidade, famílias matriarcais
guardam ligação com o sucesso dos seus componentes .
Com
a ascensão da mulher, esta passou a ser o foco da sociedade, passou a ocupar
cada vez mais cargos antes exercidos pelos homens, principalmente no
parque fabril .
Com
a participação da mulher no mercado de trabalho surgiu uma grande
demanda na educação dos seus filhos, ficou em aberto quem cuidaria das
crianças quando as mães estivessem na labuta e ausente de casa. Com
muitas lutas e plausíveis argumentos foram criados por parte
das mulheres intelectualizadas movimentos e frentes paredistas
para proteger as trabalhadoras.
Nos
moldes das grandes nações, como os movimentos do Martin Luter King, Rosa Parks e
Elizabeth Eckford, foram elencados diversos programas sociais , dentre
eles e o mais importante a criação de creches com a preocupação do
cuidar, uma vez que a mulher no mercado de trabalho já era uma realidade
e os seus rebentos não poderiam ficar sem um norte, sem um paradeiro, sem um
rumo.
Aos
poucos as solicitações foram contempladas e a mulher passou a ser
o sustentáculo moral e muitas vezes econômica de muitos núcleos familiares. A
esta altura e com as conquistas, não era mais a mulher o foco social e
sim a condução educacional da criança, que se configurava como a
esperança e o futuro da nação, nesta fase o ser humano infantil passou a
ser a maior preocupação da sociedade brasileira. Foi quando realmente adquiriu alma , nome
, sobrenome e nos dias de hoje até uma carteira de identidade com CPF .
A
partir de 1980 a criança passou a ser o fulcro da sociedade e dos
movimentos reivindicatórios, principalmente na educação, passando a ser o
Estado o responsável por uma formação homogenia em todas as classes
sociais.
Foi instituído por lei um ensino básico de qualidade
com isonomia para todos dos 0 aos 06 anos; sendo dos 0 aos 03
creches , dos 04 aos 06 pré-escola . Em 1990 com o Estatuto
da Criança e do Adolescente a criança passou a ser o foco principal
, principalmente com a municipalização do ensino infantil. Por lei
foi instituído que dos 0 aos 03 creches , dos 04 aos 05 pré-escola
responsabilidade do governo municipal e a partir do 06 anos todas
deveriam ingressar no primeiro ano do curso fundamental sob a tutela do Governo
Estadual .
Nos dias de hoje, mesmo com todas as leis e com a escola sob a tutela
dos municípios, mais de 1,8 milhão de crianças dos 0 aos 05 estão
fora da escola por diversos fatores, sendo um deles e o principal as precárias
condições sociais da família, além do não cumprimento constitucional por
parte dos gestores.
Trabalhos mostram que enquanto
mais baixo o nível social, mais baixo a adesão ao ensino infantil, isto
tem repercussão em toda a formação até os 18 anos, atingido todo o curso
fundamental.
Os mesmos trabalhos mostram que mais de 1,3 milhão de
jovens entre os 14 e 16 anos estão fora da escola e mais de 2,0 milhões
dos 17
aos 18 anos abandonaram ou evadiram para ingressarem em
subempregos por total falta de condições financeiras, é bom frisar que
estes
subempregos são precarizados , sem nenhuma perspectiva de futuro e
muitos criados pelo governo com o nome de menor aprendi, nos quaisn os
menores nada amprende, apenas perdem tempo nos transportes no ir e vir .
Os trabalhos
concluíram que estes jovens terão dificuldades de retornarem à escola
por
desanimo, por necessidade do trabalho precarizado e por falta de escolas
técnicas gratuitas que os capacitem para o futuro, para estes só com uma
reviravolta para reiniciarem um novo curso preparatório.
O modelo brasileiro é criminoso, excludente e olha para os jovens com descasos,
totalmente diferente do vizinho país do Prata, a Argentina que resolveu cuidar
da sua prole com isonomia desde 1858.
Iderval Reginaldo Tenório
Adendos de outras Nações .
"O
primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como
é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que
estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação.
Outro
marco fundamental na evolução do sistema foi o governo do Presidente Domingo
Faustino Sarmiento (1868-1874), que priorizou a educação como instrumento de
desenvolvimento nacional e individual, inaugurou grande número de escolas e
bibliotecas públicas e criou facilidades para atrair imigrantes vindos da
Europa".
Educação básica
na Argentina: história, estrutura e desafios
Encontra-se
nesta propriedade o alto grau cultural da Argentina e do Chile que praticamente
tiveram as mesmas preocupações com a educação do seu povo, o Brasil encontra-se
a 02 séculos de atraso, cabe ao novo povo brasileiro olhar para as suas bases
humanas independente do viés político .
Episódios
e personalidades importantes que deram vida à cidadania em todo o
Universo.
Rosa
Parks-
No dia 1º de dezembro de 1955, se negou a ceder a um branco o seu
assento em um ônibus. O ato foi um marco no movimento antirracista nos Estados
Unidos.
Martin
Luter King
Líder
negro norte-americano (15/1/1929-4/4/1968). Nasce em Atlanta. O pai e o avô
materno eram pastores batistas, carreira que ele também decide seguir. Aos 22
anos forma-se em teologia e dois anos depois casa-se com Coretta Scott, com quem
tem quatro filhos.
Elizabeth Eckford
A Primeira Mulher Negra a Desafiar o Racismo Americano nas Escolas
Exclusivas para Brancos- Como todas as pessoas negras no sul dos Estados
Unidos, naquela época, ela frequentava uma escola exclusiva para estudantes
negros.
Iderval
Reginaldo Tenório
ADENDOS
IMPORTANTES
1- PRIMEIRO CÓDIGO ELEITORAL DO BRASIL
(No
código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932,
durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi
assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.).
Com a
elaboração do primeiro Código Eleitoral do Brasil, em 1932, houve a criação da
Justiça Eleitoral, de eleições padronizadas e voto obrigatório, secreto e
universal, incluindo as mulheres.
Com isto,
nas eleições legislativas de 1933, as brasileiras puderam votar e ser votadas
pela primeira vez. Nestas eleições, também foi escolhida a primeira deputada
federal do país, a médica paulista Carlota de Queirós.
Incorporada
à Constituição de 1934, o voto feminino era
estendido às mulheres solteiras e viúvas que exerciam trabalhos remunerados. As
mulheres casadas deveriam ser autorizadas pelos maridos para votar.
No ano
seguinte, o Código Eleitoral de 1935, precisou que era obrigatório o voto das
mulheres que tinham atividades remuneradas.
Para
aquelas que não recebiam salário, contudo, o voto era considerado facultativo.
Esta situação seria modificada com o Código Eleitoral de 1965 que igualou o
voto feminino ao masculino.
Professora de História
2- ARGENTNA
"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional
Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação
Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da
educação.
Outro
marco fundamental na evolução do sistema foi o governo do Presidente Domingo
Faustino Sarmiento (1868-1874), que priorizou a educação como instrumento de
desenvolvimento nacional e individual, inaugurou grande número de escolas e
bibliotecas públicas e criou facilidades para atrair imigrantes vindos da
Europa".
Educação básica na Argentina: história, estrutura e
desafios
Everton Vieira
Vargas
Fernando Perdigão
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO:
portal.educacion.gov.ar/consejo/
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO:
hdrstats.undp.org/es/cuadros/
BANCO MUNDIAL
Asa Branca/A Volta Da Asa Branca (Ao Vivo) - YouTube
www.youtube.com › watch
Provided to YouTube by Sony Music EntertainmentAsa Branca/A Volta Da Asa Branca (Ao Vivo) · Luiz ...
8 de nov. de 2014 · Vídeo enviado por Luiz Gonzaga - Topi