quinta-feira, 25 de abril de 2013

o grande gênio que circula em quase todos as modalidades culturais, o cantor, compositor, malabarista, dançante, cantante, violoncelista, rabequeiro, violonista, baterista, maestro, folclorista, humorista, escritor, pintor, paisagista, palestrante, coreógrafo,dramaturgo , professor e carnavalesco Antonio Carlos Nóbrega.



O Brasil é na verdade um dos maiores celeiros da humanidade em quase todos o setores da vida. Pernambuco um dos Estados mais ricos na criação, valorização e eternização dos seus valores artísticos. 

*Luiz Gonzaga, o Paraibano Ariano Suassuna, João Silva, Dominguinhos, Israel Filho, Banda de Pífano de Caruaru são nomes consagrados desta nação chamada Pernambuco.

Nesta página falarei do grande mestre , o grande gênio que circula em quase todos as modalidades culturais, o cantor, compositor, malabarista, dançante, cantante, violoncelista, rabequeiro, violonista, baterista, maestro, folclorista, Brincante, humorista, escritor, pintor, paisagista, palestrante, coreógrafo,dramaturgo , professor  e carnavalesco
 Antonio  Carlos Nóbrega.




Nóbrega, Antonio (1952)


Antonio Carlos Nóbrega de Almeida (Recife PE 1952). Ator, dançarino e músico. Artista múltiplo, escreve, atua, dirige, dança, compõe, canta e toca instrumentos. Através de seus espetáculos divulgada a cultura e o imaginário nordestino.

Até os 18 anos, o artista, filho de um médico que incentiva os pendores artísticos da família, cultiva apenas as manifestações da música erudita. É convidado, então, para integrar o Quinteto Armorial, idealizado por Ariano Suassuna, um dos mais importantes grupos a criar uma música de câmara erudita brasileira de raízes populares.

Toma contato, a partir dessa época, com diversos artistas populares e começa a estudar intensamente a música, as danças, a maneira de representar e cantar desses brincantes brasileiros.

A partir de 1976 começa a desenvolver um estilo próprio de concepção em artes cênicas, dança e música, apresentando a partir de então os espetáculos A Bandeira do Divino, 1976; A Arte da Cantoria, 1981; Maracatu Misterioso, 1982; Mateus Presepeiro, 1985, todas concebidas e dirigidas por ele; O Reino do Meio Dia, com direção de Francisco Medeiros, 1989; Figural, 1990 e Brincante, de Bráulio Tavares e Nóbrega, 1992, ambos com direção de Nóbrega e Romero de Andrade Lima; e Segundas Histórias, também texto de Bráulio Tavares e Nóbrega, com direção dele em parceria com Rosane Almeida, em 1994.
Na Unicamp, ajuda a implantar o Departamento de Artes Corporais e ensina danças brasileiras. Em 1992, funda em São Paulo, em parceria com a atriz e dançarina Rosane Almeida, o Teatro Escola Brincante, um espaço de conhecimento e valorização da cultura brasileira, onde são oferecidos cursos, oficinas com artistas populares brasileiros e apresentações de teatro, dança e música da dupla e diversos outros artistas.
Vencedor de vários prêmios no Brasil e no exterior, acumula larga experiência e empreende, pelo seu selo Brincante, a gravação de seus discos, que acompanham cada um de seus espetáculos desde Na Pancada do Ganzá, texto e direção dele próprio, em 1995.
No ano seguinte, por seu trabalho como artista ganha o prestigiado Prêmio Multicultural Estadão. Em 1997, lança seu espetáculo Madeira Que Cupim Não Rói, viajando pelas capitais brasileiras. Desenvolve em São Paulo uma extensa programação denominadaEncontro com a Dança e a Música Brasileiras, trazendo artistas de diversas regiões que apresentam o mais expressivo painel das manifestações populares já apresentado na cidade, em 1998. No mesmo ano, volta aos palcos com Pernambuco Falando para o Mundo. Suas criações mais recentes são O Marco do Meio Dia, textos de Wilson Freire, 2000 e Lunário Perpétuo, 2002, assistidas em um grande número de cidades brasileiras e no exterior.
Em 2004 e 2005, Antonio Nóbrega desenvolve, ao lado de Rosane Almeida, o projetoDanças Brasileiras, realizado para o Canal Futura. Trata-se de uma série de 12 programas em que a dupla interage com comunidades pelo Brasil afora, onde se encontram manifestações populares de dança. Esse projeto é fruto de um trabalho de pesquisa dos dois artistas visando a elaboração de uma linguagem brasileira de dança, que seja fundada nas diversas danças brasileiras ainda pouco conhecidas do circuito da criação artística.
A grande personagem de Nóbrega é Tonheta, anti-herói popular por ele definido como um misto de pícaro, bufão, palhaço, arlequim, vagabundo, uma espécie de colcha de retalhos desses tipos populares que povoam as ruas e praças do país.
O dramaturgo e professor de estética Ariano Suassuna, fundador do Movimento Armorial, nele vê a encarnação de seu projeto artístico: "De fato, com a aparição, na vida do palco brasileiro e no palco da vida brasileira, dessa extraordinária, ágil, lírica, e, ao mesmo tempo, cortante, aguda e satírica figura de Brincante, criado e recriado por Antonio Carlos Nóbrega - agora posso dizer, com orgulho e inveja ao mesmo tempo, que surgiu aquela maneira de encenar e representar com a qual eu sonhava e que, com minhas limitações e frustrações, não fui capaz de criar por mim mesmo. Antonio Carlos leva muito além e muito adiante aquele modelo que eu simplesmente imaginava para um verdadeiro ator brasileiro: porque ele, no campo do teatro encarado como espetáculo, é completo, sendo não somente autor, mas ainda ator. Mímico, dançarino, cantor e músico - tocador admirável de uma endemoniada rabeca, ágil, possessa e meio insana, como seu dono e como todo artista que se preza".1
Notas1. SUASSUNA, Ariano. "A Arte da Cantoria", in Jornal do Brasil, Caderno B, Rio de Janeiro, 5 de abril de 1981.
  1. Antônio Nóbrega - Lunário Perpétuo

    Emocionante... A arte em ebulição...

  2. Chegança - Antônio Nóbrega

    de Antônio Nóbrega e Wilson Freire do álbum Madeira que Cupim não rói Este

  3. antonio nóbrega

    antonio nóbrega ( dvd lunário perpétuo pate 1 )


  4. DVD NOVE DE FREVEREIRO - Antonio Nóbrega

    DVD NOVE DE FREVEREIRO DE ANTONIO NOBREGA Este espetáculo celebra

  5. Maracatu Misterioso - Antonio Nóbrega

    Maracatu Misterioso Antonio Nóbrega Composição: Antonio José Madureira e

Nomeados por atos secretos, sete garçons recebem remuneração de até R$ 15 mil no Senado


Nomeados por atos secretos, sete garçons recebem remuneração de até R$ 15 mil no Senado.

O que chama a atenção é a maneira de nomear um funcionário publico por ato secreto.

O Dinheiro do Senado não é Secreto, é o dinheiro  que falta para o povo .
  • Todos contratados de uma só vez, em 2001, pelo então diretor-geral do Senado, Agaciel Maia
VINICIUS SASSINE (

O garçom do Senado Federal, José Antonio,(Zezinho) durante seu trabalho servindo água mineral e cafezinho para os senadores
Foto: O Globo / Ailton de Freitas
O garçom do Senado Federal, José Antonio,(Zezinho) durante seu trabalho servindo água mineral e cafezinho para os senadores O Globo / Ailton de Freitas


BRASÍLIA - O cafezinho dos senadores tem um custo alto, menos pelo produto servido, mais pelos garçons que servem os parlamentares no plenário e na área contígua. O Senado tem uma equipe de garçons com salários até 20 vezes maiores do que o piso da categoria em Brasília. Para servir os senadores, sete garçons recebem remuneração entre R$ 7,3 mil e R$ 14,6 mil — três deles atuam exclusivamente no plenário, e quatro ficam no cafezinho aos fundos, onde circulam parlamentares, assessores e jornalistas. O grupo ocupa cargo comissionado na Secretaria Geral da Mesa com título de assistente parlamentar. Todos nomeados de uma só vez, num dos atos secretos editados em 2001 pelo então diretor-geral do Senado, Agaciel Maia.

 http://oglobo.globo.com/

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A Fantástica História dos Índios Tabajaras





Amigos , esta é mais uma página que falará de mais uma  façanha do povo Cearense, uma dupla de ìndios que sairam ainda crianças junto a toda a sua família e foram a pé até o Rio de Janeiro .
Durante três anos vararam o Brasil de fora a fora e foram conhecendo todos os estilos de musicas por onde passavam, se existem fenômenos, os Indios Tabajaras foram um deles . 
 Leiam e conheçam esta fantástica história.

Depois desta façanha,conheceram o mundo e viveram por muitos anos nos Estados Unidos. 

Os Indios Tabajaras fazem  parte de nossa história

Iderval Reginaldo Tenório
ATUALIZAÇÃO
Vide Atualização no final do post.

Para quem não conhece a fantástica história dos Índios Tabajaras ela poderá, à primeira vista, parecer inverídica. Principalmente considerando-se de onde vieram -, são índios brasileiros autênticos, da raça tupi-tabajara, nascidos na remota e agreste serra de Ibiapaba, dentro do então isolado município cearense de Tianguá, na divisa com o Piauí -, e tendo alcançando, no chamado mundo civilizado, o que alcançaram.





Na língua tupi, receberam os nomes de Muçaperê e Erundi, que significam O Terceiro e O Quarto, pois estavam nessa ordem de nascimento dos filhos do cacique Ubajara, ou Senhor das Águas, ao todo trinta e quatro irmãos.


Em 1933, a família migrou a pé rumo ao Rio de Janeiro. A caminhada durou cerca de três anos nos quais a dupla entrou em contato com cantadores e violeiros das regiões pelas quais passaram.

Chegando ao Rio de Janeiro, por interferência do tenente Hildebrando Moreira Lima, registram-se com novos nomes, Antenor e Natalício. Em torno de 1945, fizeram uma primeira apresentação na Rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro utilizando o nome de Índios Tabajaras.

Em 1953, gravaram pela Continental um disco com o baião "Tambor índio" e o galope "Acara Cary", ambas de Muçaperê. Em 1954, gravaram, também pela Continental, a polca "Pássaro Campana", motivo popular com arranjo de Muçaperê e a toada chilena "Fiesta Linda", de Luiz Bahamondes. Gravaram ainda no mesmo ano, os boleros "Maran Criun" e "Nueva Ilusion" ambos de Muçaperê. Por essa época, excursionaram pela Argentina, Venezuela e México, realizando estudos de música. Em seguida rumaram para os Estados Unidos onde ficaram se apresentando durante três anos.

Em suas apresentações varia o repertório do clássico ao popular. Para o clássico, apresentavam-se de smoking e interpretavam músicas eruditas, principalmente de Villa-Lobos, Tchaikovsky, Sibelius, Tárrega, Chopin ou então de Natalício, que compusera uma série para violão. Para o repertório popular apresentavam sambas e motivos folclóricos.

Em 1960, retornaram ao Brasil e suspenderam as atividades artísticas por três anos. Após esse tempo retornaram para os Estados Unidos. Em seguida, apresentaram-se no Japão, Europa, China e outros países asiáticos. Em 1968, retornaram ao Brasil e gravaram um disco cantando músicas havaianas.

Instalaram-se então nos Estados Unidos. No início dos anos 1970, gravaram um LP com músicas japonesas com destaque para "Sakura-Sakura". O maior sucesso da dupla foi "Maria Helena", fox que vendeu mais de 1 milhão de cópias
. (Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, na internet).



"Maria Helena": Composição de Lorenzo Barcelata e versão de Haroldo Barbosa.


Essa música transpira o cheiro da minha infância... Minha mãe também gostava de ouvi-la no rádio...


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MARIA HELENA


Maria Helena, és tu a minha inspiração
Maria Helena, vem ouvir meu coração
Na minha melodia, eu ouço tua voz
A mesma lua cheia há de brilhar por nós

Maria Helena, lembra do tempo que passou
Maria Helena, o meu amor não se acabou
Das flores que eu guardei uma secou
Maria Helena, és a verbena que murchou

Maria Helena, és tu a minha inspiração...



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Da dupla apenas Natalício Moreira Lima – o genial Nato Lima (foto ao lado) – está vivo e reside em Nova Iorque, mas vem muito ao Brasil.

Li no site “Uma capital entre o Rio e Manaus” que ele está atualmente no Brasil, mas precisamente na cidade do Rio de Janeiro, onde almoçaria dia 1º de abril de 2009 , no Largo do Machado com Pablo Lima de quem é tio-avó.


“Falar de Nato Lima e dos Índios Tabajaras é sempre gratificante para mim: primeiro pelo contato direto que tenho com informações sobre eles, vindas de meu avô, Assis Lima, que possivelmente integrou a primeira formação do que viria a ser posteriormente a dupla "Os Índios Tabajaras", formada por dois de seus irmãos, Nato Lima e Tenor Lima. Depois surgem as imagens que crio em meus devaneios, ao imaginar toda uma série de situações pelos quais eles passaram, desde a infância no interior do Ceará, ao estrelato nas principais capitais das cidades do mundo. Os relatos que ouço desde criança formam um inventário de situações por mim recebidas que vivem a me emocionar e cada vez mais admirar as belas apresentações musicais que o duo de violões criou".



Vejam esse pequeno Documentário sobre os Índios Tabajaras. Luis Nassif

A história dos Índios Tabajaras como falei no início parece inverídica, mas é a vida real e fantástica de dois índios, de uma aldeia esquecida numa serra brasileira, que um dia iniciaram sua jornada, rumo ao sucesso, nacional e internacional, viajando a pé.

É FANTÁSTICA OU NÃO É, ESSA HISTÓRIA?

Atualização (01/11/09)

Recebi hoje, 01/11/09, do nosso amigo Urariano Mota a matéria intitulada: MARIA HELENA - Para os Índios Tabajaras, texto escrito em 2007 recheado de sensibilidade e muita emoção.

Confiram, aqui.


NOVA ATUALIZAÇÃO (05/11/09)

É com muita tristeza que recebemos a notícia que o grande violonista Nato Lima encontra-se com sérios problemas de saúde (câncer no estômago) e, lastimavelmente, sem condições financeiras para custear o tratamento.

Os irmãos Assad, Sérgio e Odair, estão tentando levantar recursos para socorrer Nato e sua esposa que, infelizmente, também sofre dessa doença.
   

terça-feira, 23 de abril de 2013

O Plenário da Câmara Federal deve votar em breve a Proposta de Emenda à Constituição nº 37. O projeto, conhecido como PEC da Impunidade, pretende tirar o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal, modificando a Constituição Brasileira..QUERO A OPINIÃO DO LEITOR SOBRE A PEC 37

QUERO A OPINIÃO DO LEITOR SOBRE A PEC 37


Francisco Jorge Magalhães compartilhou a foto de Adão Andrade.
DIGA NÃO A PEC 37....O Plenário da Câmara Federal deve votar em breve a Proposta de Emenda à Constituição nº 37. O projeto, conhecido como PEC da Impunidade, pretende tirar o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal, modificando a Constituição Brasileira. Na prática, se aprovada, a emenda praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos.

Os grandes escândalos sempre foram investigados e denunciados pelo Ministério Público, que atua em defesa da cidadania de forma independente. A PEC 37 atenta contra o regime democrático, a cidadania e o Estado de Direito e pode impedir também que outros órgãos realizem investigações, como a Receita Federal, a COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), o TCU (Tribunal de Contas da União), as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), entre outros.

Em todo o mundo, apenas três países vedam a investigação do MP: Quênia, Indonésia e Uganda.
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DIGA NÃO A PEC 37....O Plenário da Câmara Federal deve votar em breve a Proposta de Emenda à Constituição nº 37. O projeto, conhecido como PEC da Impunidade, pretende tirar o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal, modificando a Constituição Brasileira. Na prática, se aprovada, a emenda praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos.

Os grandes escândalos sempre foram investigados e denunciados pelo Ministério Público, que atua em defesa da cidadania de forma independente. A PEC 37 atenta contra o regime democrático, a cidadania e o Estado de Direito e pode impedir também que outros órgãos realizem investigações, como a Receita Federal, a COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), o TCU (Tribunal de Contas da União), as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), entre outros.

Em todo o mundo, apenas três países vedam a investigação do MP: Quênia, Indonésia e Uganda
.

CIRURGIA PARA MUDANÇA DE SEXO AOS 16 ANOS-O QUE DIZ O LEITOR DO BLOG CULTURAL


O QUE DIZ O LEITOR DO BLOG CULTURAL
MATÉRIA PUBLICADA NA ÍNTEGRA.
 Profª Natale Souza.
Um absurdo poder mudar a idade da cirurgia de troca de sexo e não reduzir a idade para responder contra crimes.... Quer dizer que com 18 anos em plena adolescencia, fase de conflitos o adolescente agora pode mudar de sexo, e pq com 16 anos só 2 anos a menos, não responder por crimes cometidos.... Não estou dizendo ser errado a cirurgia ser realizada aos 18, mas não concordo que com 16 anos o adolescente não responda por um crime cometido por ser de menor. 
 NATALE SOUZA
 
Eu pessoalmente acho que para se responsabilizar por crimes cometidos só depois
 dos 18 anos.
no caso da mudança de sexo que é um fator natural e  fisiológico aos
16 anos é aceitável, uma vez que internamente o sujeito já assumiu a sua
sexualidade.
A preferência sexual  é inata, é genética , é natural e não depende da sua vontade.
Idrval Regnaldo Tenório
SUS reduz idade para troca de sexo 

O Ministério da Saúde vai reduzir de 21 para 18 anos a idade mínima para que um transexual possa fazer cirurgia de mudança de sexo na rede pública e de 18 para 16 a idade para início do tratamento hormonal e psicológico. Também passará a pagar a operação de troca de sexo feminino para masculino - o que ainda não era contemplado. Antes mesmo de ser publicada, a nova norma já causa polêmica.
 
A portaria, que será publicada nesta semana no Diário Oficial da União, vai incluir o pagamento de cirurgias para retirada de mamas, útero e ovários, além da terapia hormonal para crescimento do clitóris. O investimento inicial será de R$ 390 mil por ano. A cirurgia para construção do pênis (neofaloplastia) não será paga, pois a técnica ainda é considerada experimental pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
 
"Desde 2008, somos um dos únicos países do mundo a ofertar o tratamento para transexuais de maneira universal e pública. O salto agora é aumentar o acesso e ampliar a oferta de serviços que fazem a cirurgia, além de autorizar o acompanhamento em unidades ambulatoriais", diz José Eduardo Fogolin Passos, coordenador-geral de média a alta complexidade do Ministério da Saúde.
O grupo técnico que cuidou da revisão da portaria chegou à conclusão de que a idade mínima para a realização da cirurgia de mudança de sexo é de 18 anos. Como o pré-requisito é ter feito ao menos dois anos de acompanhamento psicológico, foi necessário diminuir para 16 a idade para início do processo. E é exatamente essa redução que dividiu opiniões.
 
Para a médica Elaine Costa, do Ambulatório de Transexualismo do Hospital das Clínicas de São Paulo, a medida é correta. "O paciente que é trans aos 18 anos vai continuar trans aos 21. Exigir que a cirurgia só possa ser feita aos 21 vai aumentar em três anos o sofrimento dele. É totalmente desnecessário."
 
A pesquisadora Regina Facchini, do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp, segue o mesmo raciocínio. "Quanto mais cedo esse paciente tiver acesso ao tratamento hormonal, melhor será para ele. A maioria se reconhece transexual muito cedo, ainda na adolescência. E, se ele não for acolhido e receber orientação e acompanhamento adequados, vai comprar hormônio clandestinamente."
 
Cautela
 
Já Diaulas Ribeiro, promotor de Justiça de Defesa dos Usuários da Saúde do Distrito Federal e pioneiro na luta pelos direitos dos transexuais, critica a redução da idade para início do tratamento e da cirurgia. Para ele, o governo deveria ser mais prudente.
 
"O jovem de 16 anos pode ser emancipado para fins civis. Meu medo é o índice de arrependimento que pode surgir, já que o diagnóstico, em geral, é fechado com mais idade. Sou contra iniciar a terapia hormonal aos 16, pois se trata de um procedimento definitivo. Se a pessoa quiser desistir, não tem mais como voltar atrás", avalia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Portal A Tarde
Adicionar legenda


SUS reduz idade para troca de sexo

O Ministério da Saúde vai reduzir de 21 para 18 anos a idade mínima para que um transexual possa fazer cirurgia de mudança 
de sexo na rede pública e de 18 para 16 a idade para início do tratamento hormonal e psicológico. Também passará a pagar a operação de troca de sexo feminino para masculino - o que ainda não era contemplado. Antes mesmo de ser publicada, a nova norma já causa polêmica.

A portaria, que será publicada nesta semana no Diário Oficial da União, vai incluir o pagamento de cirurgias para retirada de mamas, útero e ovários, além da terapia hormonal para crescimento do clitóris. O investimento inicial será de R$ 390 mil por ano. A cirurgia para construção do pênis (neofaloplastia) não será paga, pois a técnica ainda é considerada experimental pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

"Desde 2008, somos um dos únicos países do mundo a ofertar o tratamento para transexuais de maneira universal e pública. O salto agora é aumentar o acesso e ampliar a oferta de serviços que fazem a cirurgia, além de autorizar o acompanhamento em unidades ambulatoriais", diz José Eduardo Fogolin Passos, coordenador-geral de média a alta complexidade do Ministério da Saúde.
O grupo técnico que cuidou da revisão da portaria chegou à conclusão de que a idade mínima para a realização da cirurgia de mudança de sexo é de 18 anos. Como o pré-requisito é ter feito ao menos dois anos de acompanhamento psicológico, foi necessário diminuir para 16 a idade para início do processo. E é exatamente essa redução que dividiu opiniões.

Para a médica Elaine Costa, do Ambulatório de Transexualismo do Hospital das Clínicas de São Paulo, a medida é correta. "O paciente que é trans aos 18 anos vai continuar trans aos 21. Exigir que a cirurgia só possa ser feita aos 21 vai aumentar em três anos o sofrimento dele. É totalmente desnecessário."

A pesquisadora Regina Facchini, do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp, segue o mesmo raciocínio. "Quanto mais cedo esse paciente tiver acesso ao tratamento hormonal, melhor será para ele. A maioria se reconhece transexual muito cedo, ainda na adolescência. E, se ele não for acolhido e receber orientação e acompanhamento adequados, vai comprar hormônio clandestinamente."

Cautela

Já Diaulas Ribeiro, promotor de Justiça de Defesa dos Usuários da Saúde do Distrito Federal e pioneiro na luta pelos direitos dos transexuais, critica a redução da idade para início do tratamento e da cirurgia. Para ele, o governo deveria ser mais prudente.

"O jovem de 16 anos pode ser emancipado para fins civis. Meu medo é o índice de arrependimento que pode surgir, já que o diagnóstico, em geral, é fechado com mais idade. Sou contra iniciar a terapia hormonal aos 16, pois se trata de um procedimento definitivo. Se a pessoa quiser desistir, não tem mais como voltar atrás", avalia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Portal A Tarde

domingo, 21 de abril de 2013

PEDAGOGIA E O PEDAGOGO- PESPECTIVA PARA O FUTURO



 
                                                                         

Pedagogia

Profissões relacionadas ao curso: Educador, pedagogo, pesquisador, professor.

1. SOBRE O CURSO

Pedagogo


O pedagogo é um educador que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais voltados para a Educação Básica. Sua atribuição central é a docência - na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental -, mas pode desempenhar outras atividades relacionadas à educação e ao ensino: coordenação de equipes, acompanhamento, orientação e gestão de escolas ou sistemas de ensino. A elaboração e análise de materiais didáticos (livros, vídeo, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros) também integram seu campo de atuação.


Principais áreas de atuação  


- Escolas
- Sistemas de ensino (federal, estadual, municipal ou privado)
- Assessoria a entidades sociais (fundações, ONGs)
- Consultoria para empresas, órgãos de governo ou organizações sociais
- Elaboração de políticas públicas

TOPO

2. ENSINO

Número de faculdades1785
Melhores cursosUniversidade Estadual 
Paulista Júlio de Mesquita Filho,
 Pontifícia Universidade 
Católica do Rio de Janeiro, 
Universidade Estadual do Norte
 Fluminense Darcy Ribeiro
Vagas disponíveis por ano191.366
Duração do curso4 anos
Candidatos268.571
Candidatos/vaga1,40
Formandos por ano58.600
TOPO

3. ESTÁGIO

Estágio obrigatório?    


Sim

Quem recruta estagiários 

 
- Escolas e outros estabelecimentos de ensino.
- Órgãos e organizações ligadas à educação não formal.
- Setor de recursos humanos de empresas.
- Editoras.
- Museus.

Melhor época do ano para procurar estágio    


- Para quem deseja se especializar na docência, a melhor época é o início do ano letivo.
- Em outros setores, os estagiários são contratados durante todo o ano.

Momento ideal para iniciar estágio  


Após ter cursado o primeiro ano, quando o estudante já tem um embasamento teórico.


Atividades do estágio    


- O estagiário deve seguir as diretrizes traçadas pelo professor orientador e pela escola na qual vai atuar. De maneira geral, os estagiários de Pedagogia realizam atividades de observação, de suporte ao professor titular em sala de aula ou de práticas pedagógicas na escola.
- Em outras áreas o estagiário é orientado pelo coordenador do setor ao qual está subordinado.
Particularidades do estágio    Em alguns casos, o estagiário inicia a docência.

TOPO

4. MERCADO

Profissionais no mercado    


Estima-se que existam 1,3 milhão de profissionais.

Exigências para atuar na profissão 

 
- Ter diploma de Pedagogia

Regulamentação  


A profissão de pedagogo ainda não é regulamentada, mas existem dois projetos de lei (nº 4.746, de 1998, na Câmara dos Deputados, e de nº 196, de 2009, no Senado Federal) que pretendem regularizar o exercício da profissão de pedagogo, estabelecendo limites ao exercício da profissão e anunciando a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Pedagogia. O texto do Senado prevê que quem tiver pós-graduação na área, porém, sem o curso de graduação, poderá exercer funções de administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional na Educação Básica.


Ganho inicial (média mensal)    


R$ 1,6 mil

Ganho escalão intermediário (média mensal)

  
R$ 3,2 mil (profissionais com pós-graduação).

Ganho no auge (média mensal)    


De R$ 4 mil a R$ 6 mil (profissionais com pós-graduação).

Atividades do início de carreira    


Dar aulas ou exercer atividades em escolas.


Evolução da profissão    


- Na escola, o pedagogo pode assumir funções de coordenação do trabalho pedagógico ou de gestão.
- Com a experiência, pode prestar consultoria, elaborar materiais didáticos e desenvolver ações pedagógicas em organizações que se dedicam à educação não formal.

Auge da carreira    


De cinco a dez anos.

Dicas   


- Fazer cursos de aperfeiçoamento e especialização colabora para que o profissional expanda seu campo de trabalho.
- O pedagogo pode atuar não apenas como professor mas também como gestor em instituições de educação formal e não formais, em áreas afins à educação e no setor de recursos humanos de empresas. Por isso, é importante ficar atento a todas as oportunidades.
TOPO
Fontes: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação (MEC),  dados de 2010; Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), dados de 2008;

Associação Universitária de Pedagogia do Brasil