Amigos do Dr.Iderval Reginaldo Tenório.
CONVITE - Amigos que Cantam e Encantam - A farinhada - 27/06/21 Hoje 11:30h
Hoje, Domingo, 27 de Junho de 2021, às 11 horas e trinta minutos a minha, antes da hora do almoço, a minha irmã caçula Rosângela Maria Reginaldo Tenório, Engenheira Agrônoma aposentada, fará uma Live na sala da casa dos meus pais em Juazeiro do Norte.
Convidou artistas Regionais, artistas que cantam o Nordeste, artistas do Pernambuco e da Bahia.
A LIVE é uma homenagem aos agricultores da Serra do Araripe e de todo o Brasil que criaram as suas famílias, DANDO EDUCAÇÃO, ÉTICA, CORAGEM E CIDADANIA com o plantio da Mandioca.
Conhecida como mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga, é uma planta tuberosa da família das Euphorbiaceae. Esta planta é nativa da América do Sul, no entanto está presente em muitas regiões do mundo.
A PRINCIPAL ALIMENTAÇÃO DOS INDIOS NORDESTINOS DE ONDE TODA A FAMILIA - dela se faz Farinha, Tapioca, Carimã ou Puba, bolos, bebidas, farofas, Cuscuz e mais de uma dezena de subprodutos.
Foi com esta lavra que José Miguel da Silva, meu pai, e os seus irmãos educaram as suas famílias . Numa visita lá pelos idos de 1920 a Juazeiro do Norte, o Padre Cícero aconselhou ao pai do meu pai que fossem plantar Mandioca e Feijão de Pau( ANDÚ) e quando se casarem botem os filhos na Escola em Juazeiro do Norte, assim foi formado um núcleo na Chapada do Araripe e nesta sala onde estudávamos, a sua decoração era estantes, mesa e livros.
Hoje Rosângela faz esta merecida homenagem aos desbravadores da Chapada do Araripe, hoje o Geopark do Araripe, um dos celeiros fósseis do mundo, incluindo a Família Reginaldo , Tenório, Camilo e Ferreira .
A Live terá cantorias, poesias, depoimentos, danças e um pequeno documentário sobre uma farinhada, tendo como protagonista um dos irmãos vivos do meu pai, Augusto Miguel, hoje com mais de 90 anos e que ainda vive de todo o processo da lavra da Mandioca, da broca à sua torra. Abraços.
Nesta Live participarei prescrevendo uma técnica cultural, não é medicamentosa, para curar o stress , o colesterol , ficar mais sexy , uma orientação da minha vó.
Divulguem para os amigos, acredito que irão gostar
Iderval Reginaldo Tenório
Assistam a poesia e a musica Overdose de Forró
2 comentários:
Adorei a poesia, o danado do Coroné virado num mói de coentro.
Muito boa a poesia , o danado do Coroné 😁😁😁
Postar um comentário