A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CIVILIZAÇÃO
NOVOS TEMPOS VIRÃO
Soa estranho para os conservadores a ideia de liberdade plena sem organização, sem respeito, sem diplomacia e sem discernimento em tudo. Este comportamento gera no seio da sociedade demandas e embates com os simpatizantes do liberalismo em todos os setores da vida. Soa como desobediência civil e aos princípios praticados nas comunidades atuais, sociedade esta ainda impregnada de tabus, empirismo, costumes, superstições e ensinamentos vigentes até a década de 60.
Após esta década surgiram diversos movimentos , notadamente na classe artística , em especial no teatro, considerados quebras de paradigmas para os conservadores, porém evolução social e cultural para a juventude , para os intelectuais e os amantes da liberdade sem barreiras ou constrangimentos.
Mudanças e avanços na religião, sexo, idade, costumes, artes, vestimentas, culinária, consumo, etnia, ancestralidade, direitos, deveres , vontade própria , além da urbanização da população, da mobilidade urbana e outras demandas mexem na pauta deste mundo contemporâneo em visível metamorfose.
O surgimento destes movimentos colocou em cheque e em agitação os tradicionalistas, levando a criarem escudos defensivos para preservar ao máximo o modelo de vida vigente na sua concepção cotidiana.
A utilização do milenar criacionismo, atribuído a Deus, o foco exaustivo no núcleo mater, a família tradicional e a não aceitação plena da discutida teoria da evolução, do naturalista e cientista inglês do século XIX, o agnóstico Charles Robert Darwin batem de frente com os liberalistas, uma vez que, estes pregam e vaticinam demandas que poderiam soar e soam para muitos como afronta ou até mesmo como movimentos anárquicos.
1) O uso de todos os tipos de drogas ilícitas, tais quais o álcool e o tabaco, que são licitas em todo o mundo; 2) O sexo livre, natural aos animais racionais e irracionais , logo após o surgimento dos hormônios sexuais; 3) A descriminalização do aborto; 4) A construção de novos modelos de famílias; 5) O casamento entre humanos do mesmo sexo 6) a política do gênero sexual; 7) A escola sem partido; 8) O relacionamento humano puramente comercial; 9) A judicialização da vida , notadamente no que toca aos preconceitos e ao bullying, agitam a sociedade nestas épocas modernas e de transformação.
Estas e outras demandas suscitaram a necessidade de se discutir o óbvio, discutir aquilo que já é pertinente à raça humana por ser humana, o respeito aos seres humanos , às demais espécies de animais , de vegetais e à natureza como um todo, os minerais e os fenômenos naturais.
Foram criados diversos ditames e artigos para regularizar a vida destes segmentos . O regimento do idoso, da criança, do adolescente, do doente, da mulher, da grávida, dos afrodescendentes, dos homossexuais, dos anões, dos excluídos por falhas cromossômicas, dos animais domésticos e selvagens , dos presidiários, dos animais de cargas, das florestas, das águas, da ocupação do solo e até o regimento dos animais criados para a alimentação dos seres vivos, dando ênfase à alimentação dos seres humanos .
Pode-se elencar algumas demandas que geram atritos e discórdias na sociedade: a normalização e normatização do uso de drogas ilícitas , da homossexualidade do ser humano, dos direitos e deveres de todos os cidadãos, inclusive daqueles que são cognominados de minorias, a colocação de Deus num patamar humano, como se fosse de carne e osso como os mortais, sendo passível de chacotas, desdéns e desrespeitos como qualquer mortal .
Hoje os liberais procuram de todas as maneiras derrubar, desobedecer e criar um novo mundo sem amarras e sem limites, empregam a desobediência, a desconstrução de alguns ditames seiscentistas , não aceitam regras , regimentos e seguem quebrando todos os costumes antes considerados pétreos para a geração de 1960 para trás.
Fatores outros, porém menos notados por serem comuns aos diversos grupos , também contribuem para esta transformação e que não tem volta, a tendência é evoluir, crescer e formar uma nova sociedade. Nestas demandas estão a humanização dos animais domésticos, precisamente os cães, hoje considerados membros da família, quase consanguíneos, a invasão dos lares por grandes nações por intermédio do mundo cibernético e televisivo, o não esclarecimento dos ditames econômicos, sociais e políticos de cada regime , a mudança do mundo presencial para um mundo online, a monitoração de toda a população por intermédio de câmeras, a substituição dos nomes próprios por um número, o CPF, coisificando e tolhendo a privacidade de cada indivíduo . Fator importante também é a enxurrada de informações, deliberada e intencionalmente filtradas, que atingem o cérebro de cada cidadão ou de toda a população , informações dirigidas e com o teor ao bem querer do gerador.
Hoje a cúpula e as elites políticas procuram confundir a cabeça da população, procuram dissuadir e misturar o que é uma democracia, o capitalismo, o socialismo, o comunismo, o fascismo, uma ditadura ou uma anarquia, elas procuram embaralhar cada definição e colocam dificuldades nos seus discernimentos reais.
A população comum de todas as idades, os comuns, como nós, repetem estes ensinamentos com muitas dúvidas e cheio de propriedades , cada cidadão interpreta de acordo com o que emana do poder a respeito das relações humana , este é o objetivo dos dominantes, pois a realidade de cada nação fica enclausurada nos seus limites, nas suas entranhas , salvo nos regimes verdadeiramente democráticos.
No mundo das grandes nações e dos regimes aplicados, apenas os Estados Unidos das Américas mostram ser em parte transparente, para isto basta atentar para o número de emissoras de rádios disponíveis na INTERNET: os EUA disponibilizam para o mundo 12000 emissoras FM, a França 2000, a Alemanha 5000, o Canadá 1000, o Brasil 7000 enquanto a Venezuela 215 emissoras , Cuba 11, Coreia do Norte nenhuma e a China 145, nestas ultimas quatro nações as emissoras são governamentais e ficam sob a tutela do governo central , isto mostra a transparência de cada regime. O mesmo acontece com o número de jornais, revistas e outros meios de comunicação.
O mundo encontra-se em franca e veloz transformação. O Criacionismo de Deus colocado de lado nos grandes debates , fundamentado e desbancado com argumentos científicos, aos poucos a ciência ganha espaço . A teoria da evolução de Charles Darwin, cada dia mais real , a sedimentação do Antoine Laurent de Lavoisier, nobre químico francês do século XVIII, pai da química moderna que assim se pronunciou e ferve os miolos de todos os seres racionais .
“ Na natureza nada se constrói, tudo se transforma”.
“Em uma reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” A natureza aos poucos vai transformando o mundo.
Antoine Laurent Lavoisier
Sob a tutela de Deus, o Criador, a teoria de Charles Darwin , do Laurent Lavoisier, do Newton, do Tesla, do Albert Einstein, Marie Curie, Stephen William Hawking, Marx Planck, Louis Pasteur, Thomas Alva Edison, Galileu Galilei, Daniel Gabriel Fahrenheit Werner Heisenberg , dos defensores dos direiros da humanaidade como Rosa Parks , Martin Luther King Jr, Malcolm X , Amelia Boynton Robinson e dos outros grandes cientistas que estudaram os fenômenos do universo, aos poucos vão sedimentando a realidade da vida, da matéria , do tempo , do espaço, das igualdades e de suas transformações , uma não bate de frente com a outra , todas sob a tutela do grande mentor , o Criador Deus, vão dando uma nova face ao mundo.
Salvador, 13 de Junho de 2021
Iderval Reginaldo Tenório
Um comentário:
Maria Bessa de grande importância esse artigo, obrigada por divulgar tanto conhecimento...
Postar um comentário