sábado, 9 de abril de 2022

O PRECONCEITO-Era para ser só uma tarde divertida- Cris Pereira

 

Caricaturas - Doug Arts Store | Estampas, Caricaturas, Camisetas, Brindes E  Muito Mais

Desenho de mulher negra

 

           O PRECONCEITO-Era para ser só uma tarde divertida- Cris Pereira

 Conheça 7 mulheres negras inspiradoras - Instituto Reação

            

                       Era para ser só uma tarde divertida

 

Era para ser só uma tarde divertida de jogos com meu sobrinho e o amiguinho dele de infância como parte da comemoração pelo seu aniversário. Mas, infelizmente,  em nosso país uma pessoa preta nunca está isenta de sofrer racismo e uma leve saída vira uma triste cena de desrespeito e invasão de seu momento de lazer com seus afetos. 


Estávamos eu, minha mãe,  minha irmã,  meu sobrinho e seu amiguinho no Salvador Norte Shopping e, após a divertida tarde de jogos, levei-os para lanchar. Meu sobrinho pediu hambúrguer, seu amiguinho batata frita e depois os dois gritaram em coro: sorveteee!
Me dirigi até uma lanchonete e pedi o combo, já que teria os dois produtos e o refrigerante.Com o pedido na mão,  me dirigi até a mesa e comecei a entregar para os meninos. Todos estavam bem animados e prontos para devorar seus lanches.  

 De repente,  fomos interrompidos por uma senhora branca que,  sem pedir licença,   chegou abrindo a carteira e dizendo para eu ir comprar um outro lanche e que não dividisse um único pedido  entre os meninos. Eu, assustada,  disse que não precisava ao que ela, insistindo, disse que eu não tivesse vergonha e que aceitasse o dinheiro para que os pobres meninos não precisassem dividir o lanche. Eu continuava sem entender nada e insistia para que ela pegasse o dinheiro,  pois não era questão de falta de recursos e, sim, de preferência.  Que inocência  minha, desde quando , nós, pretos, temos direito a preferir alguma coisa? 


Chimamanda Adichie em uma conferência do Ted nos adverte sobre o perigo de uma história única.  Essa referência  nunca fez tanto sentido para mim como ontem.  Não interessava para aquela mulher a minha história.  Não interessava para ela saber se eu tinha condições ou não de comprar um lanche. Não interessava saber o local que eu ocupo na sociedade. Não interessava saber que,  felizmente,  embora eu seja preta,  não vim de um contexto de dificuldade. A única história que ela sabe sobre o povo preto é que nós somos sempre desprovidos de recursos. Estamos sempre à espera de um branco salvador que irá nos tirar de uma condição miserável. De fato, a única visão que prevalece é de uma história úni
ca.

Cris Pereira
🍀A arte de transformar pequenas histórias do cotidiano em textos.
A vida é uma constante matéria-prima para as nossas escrevivências.
 
 

Dona Ivone Lara - Sorriso Negro - YouTube

www.youtube.com › watch
Dona Ivone Lara - Sorriso Negro. 1,104,947 views1.1M views. Jan 6, 2011. 10K. Dislike. Share. Save. BrazilGoodMuzik. BrazilGoodMuzik.
YouTube · BrazilGoodMuzik · 7 de jan. de 2011
Dona Ivone Lara canta: Sorriso Negro (DVD Canto de Rainha). 26,251 views26K views. Dec 3, 2015. 732. Dislike. Share. Save.
YouTube · RWR · 3 de dez. de 2015
 

 

 

Nenhum comentário: