quarta-feira, 27 de abril de 2022

A Invenção da Infância. A infância está desaparecendo ? Assim falou o jovem Zezinho.

 Criança e animais: muito mais que uma relação de carinho

Um anjo chamado mãe – Agnaldo Marques

Criança que brinca na grama cresce mais feliz - Minhas Plantas

4 motivos para conversar com seu pet - Elite Moda Pet

4 motivos para conversar com seu pet | Baw Waw

A Invenção da Infância.

A infância está desaparecendo ?

Assim falou o  jovem Zezinho

Ao ouvir uma   Ministra de Estado  falar que quando criança, aos 05 anos de idade, viu Jesus sentado no galho de uma goiabeira e com ele conversou,   reportei-me à primeira infância, quando até os 06 anos de idade o mundo real  se confunde com irreal criando  o mundo das fantasias, onde tudo é realidade e,  a existencia de Jesus e a presença  de Deus não devem ser comparadas a nenhuma visão mágica, são fatos reais e que movem o Universo .

Os seres animados  racionais e irracionais, os vegetais  , os inanimados naturais e os  artificiais  nesta fase da vida   pertencem ao mesmo e simples  universo, todos são de suma importância . 

Segundo os estudos da neurociência,  para uma criança nesta fase da vida  tudo é real , ela não sabe fazer a diferenciação  dos fatos, tudo é possível no seu imaginário. São muitas as  propriedades  cerebrais dos seres humanos e são elas as responsáveis  pela  inocência e pureza da primeira infância, como adulto não achei estranho.

Outro dia uma criança, de 05 anos de idade,   falou que viu o Homem Aranha escalando uma grande Torre Comercial. Estava o seu herói  pendurado nas paredes das torres gêmeas  da avenida Tancredo Neves em Salvador,  dois imponentes prédios  de 30 andares revestidos de  prateadas placas de vidro a refletir grandeza  e modernidade.

Pediu que  não falasse para os seus pais, pois eles não viram e nem acreditaram quando  falou  que viu o Homem Aranha.  Disse  que   eles são adultos e os adultos não enxergam tudo, só as crianças têm a capacidade de ver   e conviver com o mundo como um todo, os adultos são cegos , mudos e surdos  para muitas coisas.

A criança presenciara um trabalhador, suspenso por cabos de aço, a consertar ou limpar os vidros das imponentes janelas dos arranha-céus  . A farda era azul e vermelha, botas  e  máscara vermelha,  para ela era o Homem Aranha.    Para o mundo da criança era o seu herói em carne e osso, inclusive balançou as mãos para ele e foi correspondida.

O Mundo de uma criança está na sua cabeça, é como o PAPAI NOEL,   ele existe , tem a barba branca, veste vermelho, tem um saco nas costas , fala, brinca e   viaja no seu trenó pelo mundo na entrega de presentes .

O Papai Noel tem sido tema de muitos filmes ao redor do mundo, muitos com a seguinte pergunta: PAPAI NOEL existe?

Quem, mesmo depois de adulto, nunca conversou com o seu cachorro, gato,  cavalo, papagaio ou outro animal de estimação? quem nunca conversou com a mangueira, a laranjeira , a goiabeira do quintal de sua casa ou do sítio da família? . Qual o músico que nunca  bateu longas conversas com os seus instrumentos  musicais ?

Atire a primeira pedra aquele que não conversou com o seu travesseiro, sua rede ou sua cama, aquele que não bateu aquele papo com a sua bicicleta, seu carro,  sua bola, sua boneca , seu boneco, seu espelho ou a sua motocicleta. Aquele que,  até mesmo sendo  ateu,  nunca olhou para o alto e falou com Deus ou o seu santo preferido.  Aquele que nunca  enxergou nas nuvens o rosto de Jesus ou na lua a imagem de São Jorge com o seu imponente cavalo a perseguir o dragão. Atire a primeira pedra, atire.


Eu, do árido Nordeste, por exemplo,   nunca fui visitado por um Papai Noel do Natal. Na minha terra ,  no Natal,  o Papai Noel  só visitava os filhos dos ricos, os que moravam na cidade e os mais apaniguados.  Eu não entendia aquele desprezo aos menos privilegiados, aos menos estudados, aos que trabalhavam na lavoura no cabo da enxada desde pequenos , nunca entendia o seu comportamento para com todos daquela região,  só depois dos sete anos compreendi o que era o Papai Noel.

Foi aí que enxerguei o verdadeiro Papai Noel, o meu pai e a minha mãe, que  tão bem souberam conduzir os seus filhos , afilhados, sobrinhos  e os filhos dos funcionários    os colocando na escola e não deixando faltar o pão de cada dia .

Foi assim que passei a compreender e a viver todas as fases da vida com afinco, respeito , muita coragem e sem perder a esperança de dias melhores. 

Conversei sim com todos os meus amigos racionais e irracionais, conversei com muitas  árvores , com as pedras , com os equipamentos com os quais limpava as roças do meu pai, conversei até com os passarinhos.

Eu, quando criança,  era muito tagarela, conversava com tudo, durante o dia com o sol e as nuvens  , à noite com a lua e as estrelas. 

Muitas vezes passava horas e horas conversando e ouvido os ensinamentos de Deus , juro que aprendi muito a lidar com as pessoas .

Sei que todas as crianças do mundo  também já conversaram com Deus, notadamente aquelas que respeitam as fases da vida de cada ser humano.

Não tenho acanhamento em dizer, que mesmo depois de adulto converso todos os dias com o Criador , aprendo muito e nunca deixarei de falar  .  

Abraços , do seu amigo Zezinho.

Iderval Reginaldo Tenório 

 

ESCUTEM O LUIZ GONZAGA E  DO GILBERTO GIL 

1-A Triste Partida- do Patattiva do Assaré 

2-Se Eu quiser falar com Deus -do Gilberto Gil

 

Atentem para estas cinco estrofes de " A TRISTA PARTIDA "  do Patativa do assaré.

E assim vão deixando
Com choro e gemido
Do berço querido
Céu lindo e azul

......................................

Tão triste coitado
Falando saudoso
Um  filho choroso
Exclama a dizer

............................
De pena e saudade
Papai sei que morro
Meu pobre cachorro
Quem dá de comer?
 
..............................
Já outro pergunta
Mãezinha, e meu gato?
Com fome, sem trato
Mimi vai morrer
................................

E a linda pequena
Tremendo de medo
Mamãe, meus brinquedo
Meu pé de fulô?
(Meu Deus, meu Deus)
 
...................................
Meu pé de roseira
Coitado ele seca
E minha boneca
Também lá ficou
(Ai, ai, ai, ai)
(Meu Deus, meu Deus)
 
E o Gilberto Gil em 

Se Eu Quiser Falar Com Deus

Gilberto Gil

Perfil: Gilberto Gil


SE EU QUISER FALAR COM DEUS
Gilberto Gil
1980


Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao findar vai dar em nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar

 

Se eu quiser falar com Deus - Gilberto Gil. Watch later. Share. Copy link. Info. Shopping. Tap to unmute. If playback doesn't begin shortly, ...
YouTube · Gilberto Gil · 10 de mar. de 2015


3 comentários:

lairtonrh37@gmail.com disse...

Pura realidade. Quem procura desabafar ou fugir da solidão, se refugia em lugar silencioso e deixa fluir sua imaginação. O meu refúgio era o cemitério do Socorro, lá, sentava em uma sombra de um túmulo- na segurança de Zé Matuto e lá minhas atividades escolar eram feitas seguidas de pensamentos desejosos. Bons tempos.

Sandritty disse...

Q texto lindo. Me remete a minha infância

lairtonrh37@gmail.com disse...

Pura realidade. Quem procura desabafar ou fugir da solidão se refugia em um lugar silencioso e deixa fluir sua imaginação. O meu refúgio era o cemitério do Socorro, lá sentava em uma sombra de um túmulo- na segurança de Zé Matuto - e lá minhas atividades escolares eram feitas seguidas de pensamentos desejosos. Bons tempos.