segunda-feira, 4 de abril de 2022

A VOLTA DA ASA BRANCA - O HINO DO NORDESTE

 

 PIAUICult

A VOLTA DA ASA BRANCA

de

Luiz Gonzaga e Zé Dantas 

O HINO DO NORDESTE

Nos debates culturais ao abordar o assunto músicas nordestinas, todos os participantes em uníssono se posicionam e falam : "É realmente a música ASA BRANCA, do Luiz Gonzaga e do Humberto Teixeira, o hino do Nordeste". Todos  cantam, assoviam, dançam, riem , choram e se  emocionam com a mais importante obra destes dois monstros, o pernambucano do Exu,  Gonzaga do Nascimento  e o cearense do Iguatu,  Humberto Teixeira. São  estes os argumentos utilizados para justificar tal conclusão , além de ser a música  na década de 40 o alicerce do baião e o trunfo do dois para a eternidade. O Luiz  se transformou no Rei do Baião e o Humberto o Advogado do Baião.

Da minha insignificância não saio, fico a matutar . Faço uma regressão à minha infância e  aos bancos escolares do Colégio Salesiano  do Juazeiro do Norte do meu aguerrido Ceará. Recordo, como hoje, das palavras do professor de artes gerais e música ,  o Padre Osvaldo Freitas, o diretor do colégio e maestro do nosso coral , OS  CANARINHOS DO CARIRI,  constituído  de crianças dos 12 aos 16 anos. 

De suas palavras e ensinamentos tirei a seguinte conclusão:

A música  é uma das mais importantes formas de artes , ela penetra no cérebro, vasculha a massa encefálica  e quando encontra o que procura  ativa,   povoa e a impregna. A ação efetuada faz nascer uma reação, que a depender das notas, da letra, do volume e do momento gera miríades de sentimentos , muitos irreconhecíveis e jamais vividos pelo ser vivo que foi atingido por aquelas ondas sonoras. 

Com este pensamento mergulho na vida  e procuro entender o que é um Hino, o que significa, o que representa e  qual a sua finalidade.

Conclui-se que,  a ideia do Hino é para documentar, fortalecer, dar coragem, alegria, ovacionar e impulsionar aquele para o qual o hino foi composto. Pode ser uma Escola, uma equipe esportiva, uma cidade, um Estado, uma região ou  um país.

Um hino é idealizado  para unir, agregar, irmanar e induzir a todos da mesma tribo o mesmo sentimento de luta. Um hino é identificação, energia, força, união, agregação, ânimo , vitória e  uma arma poderosa.

Das canções do menestrel Luiz Gonzaga, muitas são dignas de serem hinos , de serem cantadas , dançadas e sentidas  por determinados grupos, porém, para os nordestinos, os retirantes bem-sucedidos ou malsucedidos, para os que escaparam das secas, que viveram ou vivem no semiárido nordeste, daqueles que beberam água de barreiro e comeram sementes de mucunã,  é A VOLTA DA ASA BRANCA  a que mais os representa.

É quase impossível os olhos de um  nordestino não marejar, o nariz não gotejar, as cordas vocais não gaguejar  e a garganta não soluçar diante da sua mensagem, melodia, palavras e entonação, é um verdadeiro hino, é uma ode à agregação , é um grito de  vitória.

É por tudo isso que tenho na A VOLTA DA ASA BRANCA,  do Luiz Gonzaga e do Zé Dantas, o HINO DO NORDESTE,  uma vez que a bela, empolgante e importante ASA BRANCA  é triste, desagregadora, divergente e traz  a mensagem de sofrimentos, fome, seca e separação.

ASA BRANCA

Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

“Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar ai pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração”

Diferente da  A VOLTA DA ASA BRANCA que traz alegria, sorriso, agregação, força de vontade, o regresso ao torrão natal, esperança, coragem, convergência, autoestima e até a vontade de procriar  pertinente à fase de fartura e de um belo futuro.  

Assim  cheios de vida, de esperança, de confiança e de alegria pronunciaram-se  os grandes Luiz Gonzaga e Zé Dantas :

“Sentindo a chuva, eu me arrescordo' de Rosinha
A linda frô' do meu sertão pernambucano
E se a safra não atrapaiá' meus pranos'
Quê que há, aí ô Seu Vigário, vou casar no fim do ano
E se a safra não atrapaiá' meus pranos'
Quê que há, aí ô Seu Vigário, vou casar no fim do ano”

 

Peço vênia a todos os nordestinos e a todos os brasileiros, porém não poderia ficar em albis o meu reles  pensamento.

É para este mortal  A VOLTA DA ASA BRANCA o hino do nordestino.

Salvador, 18 de Março de 2022

Iderval Reginaldo Tenório

 

Escutem na voz do João Claudio e a Orquestra Sinfônica  de Teresina -Piaui

João Cláudio Moreno (Piripiri, 6 de maio de 1967), é um humorista, ator e compositor brasileiro, famoso pela sua participação em quadros e programas humorísticos na Rede Globo, o mais notório sendo Chico Total, estrelado por Chico Anysio

João Cláudio, o mais fidedigno intérprete de Luiz Gonzaga , sempre presente na minha Juazeiro do Norte nas festas do Padre Cícero.

 

Um comentário:

lairtonrh37@gmail.com disse...

Luiz Gonzaga não só cantava como contava "História".