segunda-feira, 4 de abril de 2022

A VOLTA DA ASA BRANCA-O HINO DO NORDESTE

A VOLTA DA ASA BRANCA

de

Luiz Gonzaga e Zé Dantas 

O HINO DO NORDESTE

Nos debates culturais ao abordar o assunto músicas nordestinas, todos os participantes em uníssono se posicionam e falam : "É  a música ASA BRANCA, do Luiz Gonzaga e do Humberto Teixeira, o hino do Nordeste". Todos  cantam, assoviam, dançam, riem , choram e se  emocionam com a mais importante obra destes dois monstros, o pernambucano do Exu,  Gonzaga do Nascimento  e o cearense do Iguatu,  Humberto Teixeira. São  estes os argumentos utilizados para justificar tal conclusão , além de ser a música  na década de 40 o alicerce do baião e o trunfo do dois para a eternidade. O Luiz  se transformou no Rei do Baião e o Humberto o Advogado do Baião.

Faço uma regressão  aos bancos escolares do Colégio Salesiano  do Juazeiro do Norte . Recordo as palavras do professor de artes  ,  o Padre Osvaldo Freitas, o diretor do colégio e maestro do nosso coral , OS  CANARINHOS DO CARIRI,  constituído  de crianças dos 12 aos 16 anos. De suas palavras  tirei a seguinte conclusão:

A música  é uma das mais importantes formas de artes , ela penetra no cérebro, vasculha a massa encefálica  e quando encontra o que procura  ativa,   povoa e a impregna. A ação faz nascer uma reação, que a depender das notas, da letra, do volume e do momento gera miríades de sentimentos , muitos irreconhecíveis e jamais vividos pelo ser vivo que foi atingido por aquelas ondas sonoras. 

Com este pensamento mergulho na vida  e procuro entender o que é um Hino, o que significa, o que representa e  qual a sua finalidade.

Conclui-se que,  a ideia do Hino é para documentar, fortalecer, dar coragem, alegria, ovacionar e impulsionar aquele para o qual o hino foi composto. Pode ser uma Escola, uma equipe esportiva, uma cidade, um Estado, uma região ou  um país.

Um hino é idealizado  para unir, agregar, irmanar e induzir a todos da mesma tribo o mesmo sentimento de luta. Um hino é identificação, energia, força, união, agregação, ânimo , vitória e  uma arma poderosa.

Das canções do menestrel Luiz Gonzaga, muitas são dignas de serem hinos , porém para os nordestinos, os retirantes bem-sucedidos ou malsucedidos,  os que escaparam das secas, que viveram ou vivem no semiárido nordeste, aqueles que beberam água de barreiro e comeram sementes de mucunã,  é A VOLTA DA ASA BRANCA  a que mais os representa.

É quase impossível os olhos de um  nordestino não marejar, o nariz não gotejar, as cordas vocais não gaguejar  e a garganta não soluçar diante da sua mensagem, melodia, palavras e entonação, é um verdadeiro hino, é uma ode à agregação , é um grito de  vitória.

É por tudo isso que tenho na A VOLTA DA ASA BRANCA,  do Luiz Gonzaga e do Zé Dantas, o HINO DO NORDESTE,  uma vez que a bela, empolgante e importante ASA BRANCA  é triste, desagregadora, divergente e traz  a mensagem de sofrimentos, fome, seca e separação.

ASA BRANCA

Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

“Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar ai pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração”

Diferente da  A VOLTA DA ASA BRANCA que traz alegria, sorriso, agregação, força de vontade, o regresso ao torrão natal, esperança, coragem, convergência, autoestima e até a vontade de procriar, propriedade  pertinente à fase de fartura e de um belo futuro.  

Assim  cheios de vida, de esperança, de confiança e de alegria pronunciaram-se  os grandes Luiz Gonzaga e Zé Dantas :

Já faz três noites que pro norte relampeia
E a asa branca ouvindo o ronco do trovão
Já bateu asas e voltou pro meu sertão
Ai, ai, eu vou-me embora, vou cuidar da prantação'(bis)

A seca fez eu desertar da minha terra
Mas felizmente Deus agora se alembrou
De mandar chuva pra esse sertão sofredor
Sertão das muié' séria, dos home' trabalhador(bis)

Rios correndo, as cachoeira tão zoando
Terra molhada, mato verde, que riqueza
E a asa branca, tarde canta, que beleza
Ai, ai, o povo alegre, mais alegre a natureza(bis)

Sentindo a chuva, eu me arrescordo' de Rosinha
A linda frô' do meu sertão pernambucano
E se a safra não atrapaiá' meus pranos'
Quê que há, aí ô Seu Vigário, vou casar no fim do ano

 

Peço vênia a todos os nordestinos e a todos os brasileiros, porém não poderia ficar em albis o meu reles  pensamento.

É para este mortal  A VOLTA DA ASA BRANCA o hino do nordestino.

Reparem que o hino não deixa dúvida quando se expressam, eles têm certerza absoluta que vai haver safra, esta é finalidade de um hino, 

injetar coragem e autoestima:

" E se a safra não atrapaiá' meus pranos'
Quê que há, aí ô Seu Vigário, vou casar no fim do ano"

Salvador, 18 de Março de 2022

Iderval Reginaldo Tenório

 

Escutem na voz do João Claudio e a Orquestra Sinfônica  de Teresina -Piaui

João Cláudio Moreno (Piripiri, 6 de maio de 1967), é um humorista, ator e compositor brasileiro, famoso pela sua participação em quadros e programas humorísticos na Rede Globo, o mais notório sendo Chico Total, estrelado por Chico Anysio

João Cláudio, o mais fidedigno intérprete de Luiz Gonzaga , sempre presente na minha Juazeiro do Norte nas festas do Padre Cícero.

Um comentário:

Unknown disse...

Espetacular! Emocionante sob todos os aspectos. Obrigado por compartilhar.