domingo, 30 de janeiro de 2011

EXISTE VIDA NOUTRO PLANETA?

PARTICIPANDO DE UM DEBATE NA ANTIGA ESCOLA DE MECICINA COM UM SELETO GRUPO DE PROFISSIONAIS E ACADÊMICOS ,FUI ABORDADO SOBRE ESTE TEMA ,FALEI O MEU PENSAMENTO E AO CHEGAR EM CASA DESENVOLVIR ESTE TEXTO E ACHEI IMPORTANTE POSTAR PARA VOCÊS.

                                                                           Iderval  Reginaldo Tenório

Existe Vida noutros Recantos do Universo?

                                É comum alguém perguntar se existe vida noutros planetas, se a vida é apenas privilégio da terra . Quando perguntam se existe vida ,na verdade é para saber se existem humanos ou humanóides noutros planetas.

                                Ao ouvir o clássico I DREAMED A DREAM (eu sonhei um sonho) nas maviosas vozes de duas grandes cantoras- Susan Boyle e Elaine Paige numa varanda a céu aberto e olhando para o manto celeste salpicado de  estrelas algo me fez refletir sobre esta empolgante e simples pergunta, o homem com todo o seu cabedal de conhecimentos é muito pequeno para responder ,diria que o homem é um nada diante de tanta grandeza, diante deste vasto e infinito universo.

                              Como já estudado o sol surgiu há mais de 5 bilhões de anos e terá ainda de vida mais 5 bilhões , como  é sabido o sol faz parte de uma galáxia e corresponde a  um duzentos bilhões de avos da via Láctea, é quase um nada, mesmo assim esta  galáxia (a Via Láctea)em forma de espiral compreende a cem mil anos luz  de extensão e trinta mil anos luz de altura, possui quatro grandes pás ou braços  e duas  outras menores que giram ao redor de um núcleo como se fossem cata-ventos, num destes braços menores Orion se encontra o sol,a sua distância para o centro Galáctico é de 27mil anos luz ,tal qual  a Terra que leva 365 dias para dar uma volta ao redor do Sol,este astro rei leva 280milhões de anos para efetuar uma volta completa ao redor deste núcleo.Com a sua insignificância o sol domina um minúsculo sistema chamado Sistema Solar constituído do próprio sol e mais 09 ou 10 planetas com as suas luas que gravitam todos ao seu redor, ao computar a massa do sistema solar o astro rei sozinho constitui 99,8% de toda a massa, ficando 0,2% para a formação do resto do sistema os 09 ou 10 planetas e seus satélites .Compilando o sistema solar  e girando ao seu redor, os planetas cada um numa determinada distância  como as divisórias de músicas em um disco vão girando sem sair daquele anel invisível ,evoluindo nesta órbita circular surgem  mudanças na sua constituição modificando a situação climática propiciando o aparecimento de novos fenômenos misteriosos que a ciência procura explicar.

                                Faço a mesma pergunta, existe vida noutros recantos do universo?  A vida é privilegio apenas da Terra? Como responder?

                               O sol é o centro do sistema solar, é do sol que emana toda a energia que alimenta a Terra, é o sol que alimenta todos os outros componentes do seu sistema e a vida depende das condições gerais de cada planeta, a sua temperatura, a existência da água em estado líquido , gases diversos  e o precioso oxigênio. A distância do planeta em relação ao sol é quem dita esta condição, se estiver muito perto é incandescente e se estiver  muito longe é incalculavelmente  frio e neste minúsculo e estudado sistema foi a terra o planeta que caiu e gira na circunferência  formada pelo  terceiro anel solar onde as condições da vida são favoráveis, nem longe e nem perto, caiu numa distancia ideal, mesmo assim persiste a pergunta que continua sem respostas. Para melhor reflexão deu para notar que a pergunta efetuada não sai do âmbito do sistema solar, não sai deste diminuto feudo, pois só em pensar que  o sol é apenas uma das 200bilhões de estrelas coirmãs  que fazem parte da Via Láctea e que segundo os Cientistas a  Via Láctea nada mais é do que também uma das 200bilhões de Galáxias coirmãs que constituem o Universo,isto é nada mais ou nada menos do que  400seistilhões de estrelas iguais ao sol ,cada uma constituindo o seu próprio sistema com os seus planetas e os seus satélites, será que ainda perdura a pergunta?Pense na insignificância do sistema solar e da pobre e diminuta Terra diante desta infinita incógnita,fica a resposta no ar.

                              Ao olhar para o céu a olho nu o homem enxerga milhares de estrelas de um universo de bilhões, o homem enxerga apenas uma diminuta parte das duzentas bilhões de  estrelas de uma das galáxias, a via Láctea  que é infinita. Outras Galáxias existem, muitas centenas de vezes maiores do que a Via Láctea,onde lá se encontram não bilhões de estrelas e sim trilhões .Galáxias com 8 milhões de anos luz de extensão com mais  de 5milhões de anos luz de altura, é infinito, é incalculável,é um Universo irraciocinável.

                               Concluo que não é muito bom e nem é salutar para a mente humana ficar pensando nestas perguntas de fáceis  respostas, pois imaginando a grandeza do verdadeiro Universo seria muita pretensão que um simples mortal ousasse responder tão misteriosa dúvida. Faça uma reflexão sobre o Universo,o número de galáxias,o número de estrelas , a quantidade de sistemas semelhantes ao Solar e os seistilhões de planetas que ocupam nos seus sistemas as circunferências que são favoráveis  à vida, logo chegará a uma conclusão, não existe resposta . O que se sabe é que , diante de tanta grandeza a vida é um mistério e o homem   quase  um nada. Olhe para o céu,mire cada estrela visível,se transporte para a sua superfície , de lá olhe para o sistema solar e encontre a sua resposta, faça esta reflexão e passe a viver a vida com mais afinco junto daqueles que constitui o seu Universo,lembre-se que a única certeza  é que o Homem (você) faz parte deste complexo infinito no qual  a morte é uma certeza e a vida em todos os seus ângulos , um verdadeiro mistério, só Deus pode explicar,só Deus..

                              Salvador, 23 de Dezembro de 2009.

                              Iderval Reginaldo Tenório



5 ANOS DEPOIS OS CIENTISTAS PUBLICAM ESTA MATERIA CORROBORANDO OS MEUS PENSAMENTOS.

RIO - Cientistas descobriram dois planetas do tamanho da Terra orbitando uma estrela fora do sistema solar, um sinal encorajador de que pode haver vida em outros lugares. De acordo com Francois Fressin, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, isto comprovaria não apenas a existência de planetas deste tipo, mas ates taria que eles podem ser detectados

2 comentários:

Mônica Carneiro Liberato de Mattos disse...

Jesus, em certa passagem bíblica, disse:"Na casa de meu PAI há várias moradas".A existência de inteligências superiores parece ser a interpretação mais apropriada a essas palavras de Cristo!!!

Anônimo disse...

Querida seria muito egoismo de nossa parte achar que só existe vida na nossa Terra,imagine a quantidade de galáxias,de sistemas semelhantes ao nosso num Universo sem LIMITEs, é muita incongruencia ,é muita vontade de ser solitário por parte do humano.Quando fiz este texto foi pensando na grandiosidade do universo e da insignificancia do homem. Deus é o Criador.Iderval.