quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Entenda o que é libido e saiba como ela afeta a sua vida Assunto foi um dos mais buscados pelos brasileiros na internet em 2019 Evelin Azevedo 12/12/2019 - 06:00 / Atualizado em 12/12/2019 - 08:22




Entenda o que é libido e saiba como ela afeta a sua vida

Assunto foi um dos mais buscados pelos brasileiros na internet em 2019
Esta palavrinha se refere, em suma, ao desejo sexual que sentimos a partir de algum estímulo, seja visual, auditivo ou olfativo. Foto: Pixabay
Adicionar legenda
Esta palavrinha se refere, em suma, ao desejo sexual que sentimos a partir de algum estímulo, seja visual, auditivo ou olfativo. Foto: Pixabay
RIO — A pergunta “o que é libido?” foi uma das mais feitas por internautas ao Google em 2019, de acordo com uma lista divulgada pela empresa ontem. A dúvida foi a campeã nas pesquisas que começam com o questionamento “o que é?”. 

Esta palavrinha se refere, em suma, ao desejo sexual que sentimos a partir de algum estímulo, seja visual, auditivo ou olfativo. O que gera grande curiosidade é como este desejo se manifesta de forma diferente em homens e mulheres. 

Para Nathalie Raibolt, ginecologista especialista em sexualidade, o aumento pela procura do assunto pode ser uma indicação de que as pessoas estão dando mais atenção aos seus desejos sexuais. 

A libido não está atrelada apenas à questão hormonal — a testosterona é um dos hormônios que influenciam seu aumento e diminuição —, mas também à psicossocial, principalmente nas mulheres, como explica a ginecologista: 

— O estímulo biológico (causado por hormônios) não é o suficiente para provocar na mulher o desejo sexual. Além disso, a libido será impactada principalmente pela função que o sexo ocupa na vida dela. Se a mulher está com um problema com quem ela costuma ter relações sexuais, a tendência é a libido diminuir. Mas acredito que questão social impacte mais a libido da mulher do que a questão biológica. Ao longo de sua vida, as mulheres acabam não priorizando a manifestação espontânea da sexualidade.
Outro fator que pode influenciar na libido é o uso de alguns medicamentos. 

— Remédios que mexem com o humor, como os antidepressivos, podem atrapalhar a libido, assim como alguns comprimidos que alteram a produção de testosterona — afirma Carlos Da Ros, coordenador geral do Departamento de Sexualidade e Reprodução da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Falta de desejo sexual possui diferentes razões

É um erro pensar que aumentar a produção de testosterona — presente em maior quantidade no organismo masculino — seja a única solução para resolver a baixa na libido. 


— Hoje vivemos uma prescrição excessiva de testosterona para mulheres. Mas antes de prescrever, é preciso fazer uma pesquisa mais abrangente sobre a causa da libido baixa — comenta Francisco Tostes, endocrinologista e sócio-diretor da Nutrindo Ideais. 

Quando a queda no desejo sexual é motivada por uso de um remédio, vale a pena analisar a possibilidade de trocar o medicamento por outro que não cause o mesmo efeito adverso.
— (A indicação é) tentar trocar este medicamento por outro, em vez de somar mais um. Esta é a alternativa para não empilhar remédios — explica Francisco. 

A idade também impacta na sensação de libido de homens e mulheres. Com o passar dos anos, principalmente após os 40, há uma queda na produção de testosterona, o que pode influenciar no desejo sexual de cada um. Nestes casos, a reposição hormonal pode ser indicada. 

Quando a causa está relacionada a algum sofrimento emocional ou relacional, não há nada que um medicamento possa fazer. 

— Se o problema estiver relacionado a algum fator emocional, é preciso trabalhá-lo. Nestes casos, sempre indico meus pacientes para um terapeuta — finaliza Carlos.

Nenhum comentário: