quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

É POR DEBAIXO DOS PANOS- ANTONIO BARROS E CÉCEU

Resultado de imagem para antonio barros"
Resultado de imagem para antonio barros"
                                                   AO CITAR UMA OBRA NUNCA ESQUEÇA DE CITAR O AUTOR.  POR DEBAIXO DOS PANOS É DO BARROS E DA CECÉU, OS DEMAIS APENAS CATAM, NUNCA ESQUEÇA DE CITAR O AUTOR OU AUTORES DE UMA  OBRA.


                              Antônio Barros e Cecéu, duas lendas vivas da música nordestina e brasileira. Os responsáveis por sucessos imortais como, “É proibido cochilar”, “Bate coração”, “Homem com h”, “Procurando tu” e várias outras canções que ecoam em todo período de São João pelo país, estiveram no programa Correio Debate da rádio Correio Sat/98FM e falaram de diversos temas e histórias que aconteceram ao longo da carreira da dupla. Antônio Barros fez uma revelação de onde pode ter nascido o título de maior São João do mundo da cidade de Campina Grande. Segundo ele, o nome veio depois de uma entrega de um LP com nome parecido ao então governador do estado na época.

“Na música o maior forró do mundo, eu dei o disco LP, a Ronaldo Cunha lima. Ai nasceu por coincidência ou não o maior São João do mundo”, disse.

O cantor e compositor também relatou como conheceu a companheira de palco e esposa Cecéu. “Eu tive duas vezes casado pode-se dizer assim, e felizmente a primeira não me quis porque eu estava muito velho, a segunda depois disse que gostava de outro homem e eu achei foi bom. Ai eu fui passar uma férias na casa da minha irmã em Campina Grande e lá tinha uma vizinha com a filha de 21 anos que entrava sempre na casa da minha irmã. Eu não queria saber mais de ninguém pela ingratidão que eu tinha sofrido no passado, ai essa moça entrava e saia. Ai eu falei assim para minha irmã: quem é essa menina que entra sempre aqui? ai ela disse assim: não mexa com ela não que ela é uma menina direita! Ai um dia ela entrou de novo, e eu chamei e perguntei o nome dela”, relatou.

De acordo com Cecéu, no início de carreira da dupla, o ritmo cantado não era o forró, mas sim a música romântica como os sucessos da época. “Nós formamos uma dupla no Rio de Janeiro em 76 que por sinal não foi música nordestina e vocês talvez nem saibam disso, e eram músicas românticas na época. Ai colocaram o nome da dupla de Tony e Mery. E era justamente naquele estilo da época e a gente estava na época da sobrevivência e era jogo de cintura para se viver da música mesmo. Mas sempre estivemos com um pé dentro da música nordestina”, afirmou.

Antônio Barros

Nasceu em 11 de março de 1930 na pequena cidade de Queimadas na Paraíba, na época distrito de Campina Grande. Filho de Severino Barros da Silva e Luiza Rodrigues da Silva, estudou no Grupo Escolar José Tavares e a maior parte de sua infância foi vivenciada na zona rural. Quando sobrava tempo para brincar, costumava pegar uma lata vazia de 20 litros, colocava a cabeça dentro, batia do lado de fora com as duas mãos, fazendo ritmo, enquanto cantava para ouvir sua própria voz com efeito reverberado. 


Aos dezenove anos de idade foi trabalhar como músico tocando pandeiro na rádio Caturité em Campina Grande-PB. Aos vinte anos, mais ou menos, foi para Recife-PE e na rádio Tamandaré deu continuidade ao seu trabalho como músico pandeirista. Foi nessa mesma época que escreveu sua primeira música e conheceu Jackson do Pandeiro, de quem se tornou um grande amigo, apoiando-o na vida profissional. 


A partir daí começou a gravar suas primeiras canções profissionalmente com Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda e Zito Borborema. Logo depois foi para o Rio de Janeiro e desenvolveu ainda mais seu ambiente no meio musical, onde passou a gravar também com Luiz Gonzaga, Marinês, Trio Nordestino e tantos outros.
Com a esposa Mary Maciel Ribeiro, a "Cecéu", formou a dupla Antônio Barros e Cecéu.

A dupla "Antônio Barros e Cecéu"

Antonio Barros e Cecéu se encontraram em 1971 e desde então formaram uma parceria no trabalho musical e no amor. Passaram a compor juntos e se tornaram um casal de sucesso. 

São mais de setecentas obras gravadas por vários intérpretes brasileiros, tais como: Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Alcione, Ivete Sangalo, Fagner, Gal Costa, MPB-4, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês. 

Algumas de suas músicas mais famosas são: Homem Com H, Por Debaixo Dos Panos, Bate Coração, Procurando Tu, Casamento Da Maria, Sou O Estopim, Amor Com Café, Forró Do Poeirão, Você Ganhou De Mim, Forró Do Xenhenhém, Óia Eu Aqui De Novo, entre outras. 

A dupla continua em atividade gravando e apresentando shows

é po debaixo dos Panos - YouTube


- Traduzir esta página
25 de ago. de 2011 - Vídeo enviado por Bruno Diniz
MARINÊS, A RAINHA DO XAXADO.
2 de set. de 2018 - Vídeo enviado por LUBOR
NEY MATOGROSSO POR DEBAIXO DOS PANOS. LUBOR. Loading... Unsubscribe from LUBOR ...

3 de mar. de 2013 - Vídeo enviado por Era Uma Vez o Forró
50+ videos Play all Mix - Os 3 do Nordeste - Por Debaixo dos PanosYouTube. Trio Nordestino - Não ...
16 de abr. de 2017 - Vídeo enviado por VADO VADUSKA
50+ videos Play all Mix - NEY MATOGROSSO É Por Debaixo dos PanosYouTube. Ney Matogrosso ...
23 de ago. de 2014 - Vídeo enviado por Matheus Dias
Aparelho Gradiente 106, tocando Lp do Ney Matogrosso, musica ''Por Debaixo dos Panos'' ( Mato ...

Nenhum comentário: