domingo, 8 de dezembro de 2019

PISA-Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa na sigla em inglês).


Resultado de imagem para educação e pisa"
 Resultado de imagem para escolas abandonadas"
Resultado de imagem para ensino medico no brasil
Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa na sigla em inglês).

Programme for International Student Assessment, é um estudo comparativo internacional, realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 
O Pisa oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem e também aos principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola. 

No ano passado, 11 mil estudantes brasileiros de 15 anos participaram da prova do Pisa, exame internacional realizado em 79 países e regiões que tenta medir o sucesso da educação ao redor do mundo — mais especificamente, se as escolas estão sendo bem-sucedidas em preparar seus alunos para o futuro.

Desde sua primeira edição, em 2000, o número de países e economias participantes tem aumentado a cada ciclo. O Brasil participa do Pisa desde o início da avaliação.


A  Educação no Brasil.

          Há muito que se discute o nível escolar dos brasileiros, em todas as provas internacionais e em todos os níveis somos nós classificados nos últimos lugares, no PISA não poderia ser diferente, uma vez que avalia a capacidade  dos alunos  de 15 anos de idade na ciência, na matemática e na leitura, estes alunos estão entrando no curso médio no  ponto de vista da educação e no ponto de vista físico, mental e social estão entrando na fase da adolescência, que é a fase de transição da fase infantil  para a fase adulta .

          A neurociência em milhares de trabalhos tem mostrado , que o ser humano tem na infância a principal fase de aprendizado , que vai do nascimento até os 07 anos de idade  , quando os neurônios encontram-se ávidos  por conhecimentos, pois é nesta fase que se formam  os trilhões de sinapses, sendo o clímax dos  02 aos 04 anos , nesta fase da vida  a criança está atenta a tudo que lhe rodeia .

          Então se nesta fase da infância, quando  são formados uma média de 800 sinapses por segundo,  a criança não tiver uma boa educação, fase na qual as janelas do aprendizado encontram-se  abertas,   perde-se a  oportunidade de alimentar o cérebro em formação para o resto da vida, uma vez que  ao ultrapassar os 08 anos  as janelas começam a se fecharem e poucas serão as chances  e as facilidades para o aprendizado.
          Ultrapassado os 08 anos  poucas as formações de sinapses, numa média de 50 a 100 ou mesmo zero após os 15 anos de idade e durante toda a fase adulta, outro detalhe é que até os 06 anos de idade  os problemas familiares, financeiros, interativos quase não preocupam as crianças, só depois dos 07 anos começarão a prejudicar a fase de aprendizado, após os 07anos   a mente da criança não é mais a mesma, passa a viver as agruras da vida , é o mundo prejudicando o aprendizado.  

          Os  alunos são os de 15 anos de idade, jovens que estão entrando na adolescência e que precisavam de uma boa formação na fase infantil e na pré-adolescência, com as janelas fechadas o desempenho jamais poderia ter sido outro,  estes jovens têm poucas informações armazenadas, os seus neurônios não tiveram a chance de memorizar as propriedades básicas do aprendizado, muitos neurônios,  pelo desuso,   foram descartados pela poda natural  executada anualmente pelas células da limpeza   e pela apoptose( morte celular natural) peculiar aos seres vivos  . 

Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico. 

Poda Neural- 

Com o tempo, na medida em que o indivíduo recebe estímulos de aprendizagem e desenvolvimento, o cérebro passa a reconhecer quais conexões têm sido utilizadas com maior frequência e reforça esses circuitos na forma de memória. Os recursos que não são utilizados vão sendo desativados. A essa exclusão, dá-se o nome de “poda neural”, um processo que ocorre dentro do cérebro, que resulta na redução do número total de neurônios e sinapses. Esse “corte” acontece inúmeras vezes ao longo da vida, sendo mais intenso próximo aos 3 anos de idade e na adolescência.
 

O que são as sinapses.
Resultado de imagem para SINAPSES

Resultado de imagem para SINAPSES
Adicionar legenda
                                                                         
Neurotransmissores transmitindo o sinal entre neurônios

As sinapses são junções entre a terminação de um neurônio e a membrana de outro neurônio. São elas que fazem a conexão entre células vizinhas, dando continuidade à propagação do impulso nervoso por toda a rede neuronal.

Os neurônios fazem a comunicação entre os órgãos do corpo e o meio externo, isso acontece através de sinais elétricos. Os impulsos elétricos percorrem toda a extensão do neurônio, indo do corpo celular aos axônios, mas não podem passar de um neurônio a outro.

          São as sinapses que conduzem todas as informações ao cérebro, enquanto maior o números de ativação de sinapses maiores são as informações armazenadas e memorizadas pelo cérebro do ser humano. 

          Numa comparação grosseira,  tem computador que possui um gigabyte de memória e outros com 1000 gigabytes ( 01 terabyte) , o primeiro terá um péssimo desempenho numa empresa enquanto os outros se destacaram e terão melhores posições no futuro da empresa. 

          Uma criança que não alimenta o seu cérebro nos primeiros sete anos de idade estará fadada ao insucesso.



HISTÓRICO


          Todas as nações que cresceram, sem negligenciar nos cursos médios e nos cursos superiores ,  a continuação do ensino básico fundamental, investiram pesadamente na educação em massa para tora a população até os 07 anos de idade, sem esta base o ser humano chegará aos  15 com poucos conhecimentos , CHEGARÃO  sem a capacidade de raciocínio, de interação   e do entendimento das artes  em todas as suas variantes, poucas ou quase nulas serão a formação de sinapses. 

          O mundo atual  bate de frente e em cheio na mente destes adolescentes, para alguns povos  a escola e o aprendizado na fase infantil é apenas  uma demanda secundária, o importante é o consumismo ,  o cérebro é apenas um detalhe, este é um dos atrasos na educação dos países periféricos , subservientes e ainda hoje, em pleno século XXI, colonizados pelo G8 , as grandes e exploradoras  nações da Europa .

          O Brasil nunca olhou para esta fase com isonomia no ensino, apenas as famílias que sabiam que só a educação poderia melhorar o padrão de vida do seu povo  olhou para os seus filhos; e com todas as dificuldades  investiram no ensino básico , fundamental e médio , quando deveria ter sido um programa de Estado para todos os brasileiros independente das classes sociais , o ensino de boa qualidade é direito de todos e não da casta superior que pode pagar.

          O PISA tem duas faces, se os 11 mil alunos fossem das escolas  particulares de excelência que o BRASIL possui , a   classificação seria semelhante ao do primeiro mundo, como os alunos são egressos  em 90% das escolas públicas   abandonadas em todo o território nacional,   o resultado foi esta vergonha, vale lembrar que,  os seus concorrentes oriundos dos demais países são egressos da Escola Pública de Qualidade, nações  que acreditaram na educação na fase infantil e investiram pesadamente na fresca  memória das  suas crianças.  

          Friso que no país existem alguns oásis na educação e que deveriam se seguidos pelos demais  gestores, basta interação e esforços entre eles.

          Cabe ao governo atual,   se quiser salvar o seu mandato,  arregaçar as mangas e investir pesado  na fase infantil para colher os frutos nos próximos dez anos. 

          Cruzar os braços,  fechar os olhos e debochar dos governos do passado que se  esqueceram este segmento é continuar o mesmo diapasão e nada fazer pelo bem do Brasil. Melhorar a economia     e fortalecer a educação  já seria um grande legado do governo atual , as outras demandas seriam consequências .

       Ministro da Educação,  convoque os psicopedagogos,  os psiquiatras, os neurologistas, os professores, os pediatras    e os estudiosos da educação para fazerem partes do seu ministério e brevemente teremos  um Brasil diferente , um Brasil cidadão.

           Investir no  ensino básico,  além das matérias escolares, tem que se investir nas artes(  música,  teatro, pinturas,  dança e  esportes ),  tem que fornecer  noções de etnias, cidadania , de igualdade racial, social e humana, como também esclarecer literalmente  o porquê da necessidade de todos entrarem na escola, tem que passar a noção que  a raça humana é uma só, a diversidade entre os povos é a principal característica dos seres humanos, todos merecem um mundo melhor, basta frequentarem as mesmas condições escolares.

MINISTRO A ISONOMIA NO ENSINO DOS ZERO AOS DEZOITO ANOS  É O ÚNICO CAMINHO PARA SALVAR A NAÇÃO.

O povo brasileiro sonha e precisa de uma nação melhor , uma nação na qual as chances sejam alcançáveis por toda a população. 

Iderval Reginaldo Tenório

2 comentários:

Sandritty disse...

Eu vi essa matéria do pisa. Precisamos de um programa digno de educação nesse país.

Joyce Hillary disse...

Tudo graças a este grande médico herbal que me curou de (DOENÇA DO LÚPUS), seu nome é dr imoloa. Sofri com doença lúpica há mais de 8 anos com dores como: articulações, erupção cutânea, dor no peito, articulações inchadas e muito mais. Os medicamentos anti-inflamatórios não puderam me curar até eu ler sobre a recomendação dele. Há dois meses, entrei em contato com ele pelo endereço de e-mail. drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e ele me enviou o tratamento à base de plantas através do serviço de correio da DHL e me instruiu sobre como tomá-lo por duas semanas. depois disso, e fui confirmado curado e livre no hospital depois de tomar seus poderosos remédios à base de plantas Você também pode ser curado com ele, se estiver interessado, ele também usa seu poderoso remédio para curar ervas para curar doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, Doença de Célia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer Entre em contato com ele hoje e obtenha cura permanente. contate-o via ... email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / whatssapp- + 2347081986098.