terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MALÁSIA- CONHEÇA E SE ENCANTE


Kuala Lumpur

 





A Malásia (em inglês: e malaio: Malaysia) é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu. A península da Malásia confina a norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, e a sul e a oeste com o estreito de Malaca, fazendo fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, e com Singapura a sul. A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste. A capital do país é Kuala Lumpur.

Desde 1824 foi uma colônia do Reino Unido, e, entre 1942 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, foi ocupada pelo Japão. Em 1948 os britânicos formaram a Federação Malaia, que conseguiu a sua independência em 1957. A Malásia foi formada em 1963 quando as colônias britânicas de Sabah, Sarawak e Singapura entraram para a federação. Os primeiros anos do país foram marcados por esforços da Indonésia controlar a Malásia, reivindicações de Sabah pelas Filipinas e pela secessão de Singapura da federação em 1965. Nove dos 13 estados da Malásia têm um sultão ou um chefe de Estado hereditário; os restantes quatro têm governadores nomeados pelo rei. Em 1969 os conflitos raciais entre chineses e malaios levaram a tumultos e os partidos malaios perderam votos nas eleições que se seguiram. Continuam a existir restrições às liberdades individuais como a proibição de discussão em público. Apesar das consideráveis diferenças étnicas, a Malásia tem progredido com a criação da unidade nacional.

A Malásia é um país localizado no sudeste asiático e é dividido basicamente em 2 grandes porções de terra, separadas pelo Mar do Sul da China. Uma é continental, limitada, ao norte, pela Tailândia e a sul por Singapura e a outra é insular, basicamente na ilha de Bornéu, toda limitada pela Indonésia, de oeste a leste.

O clima da Malásia é quente e úmido e caracterizado, como muitos países do sudeste asiático, por monções, ventos tropicais que se alternam durante as estações do ano.

O relevo malaio é formado de planícies e regiões montanhosas. Dois dos picos mais altos do sudeste asiático estão localizados na Malásia. Magníficas cavernas e cachoeiras podem ser encontradas nas suas montanhas. A rede hidrográfica não é muito densa, não possuindo, assim, nenhum rio de grande importância.
Aproximadamente 4/5 da vegetação do país é caracterizado por florestas tropicais. A Malásia apresenta um dos ecossistemas mais complexos e ricos do mundo: são 15,000 espécies de plantas e árvores, 600 espécies da pássaros e 210 espécies de mamíferos. O governo investiu uma grande quantia para impedir a devastação das florestas do país.

EconomiaÉ o maior produtor mundial de borracha, óleo-de-palma e estanho. Toda esta produção resultou da união da Malásia Ocidental (agora peninsular) com a Malásia Oriental (Sabá e Sarawak, na ilha de Bornéu).O sucesso económico desde a sua independência deve-se ao desenvolvimento dos seus recursos naturais. Grande parte do interior era inacessível e ocupado por agricultores que praticavam uma agricultura itinerante através de queimadas. Saba e Sarawak exportam madeira. As terras para cultivo representam 14,9% do total do solo. No setor industrial, merecem referência as produções de cimento, aparelhos eletrónicos e pneus. Os principais parceiros comerciais da Malásia são o Japão, os Estados Unidos da América, Singapura e a Alemanha.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 5,4.


O Que Ver na Malásia

A capital Kuala Lumpur é uma cidade moderna e impetuosa com mais de um milhão de habitantes. Para além dos arranha-céus que dominam a paisagem urbana, a cidade conserva ainda inúmeros edifícios coloniais no centro, bairros vibrantes com vendedores ambulantes e mercados nocturnos cheios de vida e de cor.
As torres Petronas são um emblema da cidade, sendo um dos edifícios mais altos do mundo, dominando o horizonte. Na praça Merdeka, que foi no passado o centro da cidade colonial, pode-se encontrar os principais edifícios da cidade. A Chinatown corresponde a uma das áreas mais agitadas e coloridas da cidade com mercados ao ar livre. O Museu Nacional com exposições permanentes dedicadas à História, cultura, fauna e flora do país são outro dos locais a visitar.
Plantações de chá
Plantações de chá
A cidade de Malaca apresenta uma amálgama interessante de influências chinesas, portuguesas, holandesas e britânicas e é considerada a cidade malaia com mais história. No passado, Malaca era um importante porto comercial da região. Actualmante, ainda conserva os períodos áureos de outrora. A cidade mantém ainda as suas misteriosas ruas, lojas de antiguidades, templos e edifícios que evocam a nostalgia do poder colonial europeu.

A relíquia mais importante do período holandês é o aglomerado edificado de Stadthuys construído entre 1641 e 1660. Esta edificação alberga alguns departamentos do Governo e o Museu Etnográfico. As majestosas ruínas da igreja de São Paulo construído pelos portugueses há quatrocentos anos são também um local a visitar. No centro histórico, pode ainda apreciar o templo de Cheng Hoon construído em 1646 e passear pelas fascinantes ruas repletas de antiquários como a na área de Hang Jebat.
A ilha de Penang, situada na costa Noroeste da Malásia peninsular, é um dos principais centros turísticos do país. Para além das praias, Penang também é conhecida pela vibrante e misteriosa cidade de Georgetown, com 400 000 habitantes, situada na costa Nordeste da ilha. Esta cidade respira uma essência puramente chinesa com os seus bairros antigos a surpreender os visitantes pela sua rara beleza.
Numa visita a Georgetown não pode deixar de explorar o templo de Khoo Kongsi com as suas estátuas de dragões, pinturas e azulejos de diversas cores; o templo de Kuan Yin Teng; o funicular de Penang Hill que se eleva a cerca de 800 metros da cidade e proporciona uma vista deslumbrante sobre a cidade e onde pode ainda visitar um templo hindu e uma mesquita.
A ilha de Pulau Langkawi, é um dos destinos por excelência para quem procura praias deslumbrantes e descanso. Esta ilha é a maior de um grupo de 99 ilhas tropicais, com belas formações geológicas, numerosas grutas e densas florestas tropicais, a par de praias de areia dourada e água cristalina.
A região das Cameron Highlands, no centro da Malásia peninsular, compreende um conjunto de populações que vivem nas montanhas entre os 1500 e os 1800 metros. Nesta região pode explorar a densa floresta, surpreender-se com enormes cascatas e fazer caminhadas. Existem diversas visitas guiadas que podem ser realizadas a partir de Tanah Rata.
A ilha de Tioman possui uma paisagem idílica. Situada no Mar da China Meridional em frente à costa oriental da Malásia peninsular, a ilha oferece belas praias de águas transparentes repletas de corais, uma rica vida marinha e ainda rios de água cristalina e os impressionantes picos de Batu Sirau e Nenek Semukut. A melhor época para visitar a ilha é entre Junho e Agosto, sendo que durante a época das monções entre Novembro e Janeiro, a ilha se encontra praticamente deserta. Para se chegar à ilha é necessário apanhar um barco desde Mersing ou de Singapura.
 


 

Nenhum comentário: