quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O GRANDE POETA - AUGUSTO DOS ANJOS

O GRANDE POETA - AUGUSTO DOS ANJOS


Versos Íntimos
Augusto dos Anjos



Vês! Ninguém assistiu ao formidável

Enterro de tua última quimera.

Somente a Ingratidão - esta pantera -

Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!


O Homem, que, nesta terra miserável,

Mora, entre feras, sente inevitável

Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!


O beijo, amigo, é a véspera do escarro,

A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,


Apedreja essa mão vil que te afaga,

Escarra nessa boca que te beija!



Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no Engenho Pau d'Arco, Paraíba, no dia 20 de abril de 1884. Aprendeu com seu pai, bacharel, as primeiras letras. Fez o curso secundário no Liceu Paraibano, já sendo dado como doentio e nervoso por testemunhos da época. De uma família de proprietários de engenhos, assiste, nos primeiros anos do século XX, à decadência da antiga estrutura latifundiária, substituída pelas grandes usinas. Em 1903, matricula-se na Faculdade de Direito do Recife, formando-se em 1907. Ali teve contato com o trabalho "A Poesia Científica", do professor Martins Junior. Formado em direito, não advogou; vivia de ensinar português. Casou-se, em 04 de julho de 1910, com Ester Fialho. Nesse ano, em conseqüência de desentendimento com o governador, é afastado do cargo de professor do Liceu Paraibano. Muda-se para o Rio de Janeiro e dedica-se ao magistério. Lecionou geografia na Escola Normal, depois Instituto de Educação, e no Ginásio Nacional, depois Colégio Pedro II, sem conseguir ser efetivado como professor. Em 1911, morre prematuramente seu primeiro filho. Em fins de 1913 mudou-se para Leopoldina MG, onde assumiu a direção do grupo escolar e continuou a dar aulas particulares. Seu único livro, "Eu", foi publicado em 1912. Surgido em momento de transição, pouco antes da virada modernista de 1922, é bem representativo do espírito sincrético que prevalecia na época, parnasianismo por alguns aspectos e simbolista por outros. Praticamente ignorado a princípio, quer pelo público, quer pela crítica, esse livro que canta a degenerescência da carne e os limites do humano só alcançou novas edições graças ao empenho de Órris Soares (1884-1964), amigo e biógrafo do autor.


Cético em relação às possibilidades do amor ("Não sou capaz de amar mulher alguma, / Nem há mulher talvez capaz de amar-me"), Augusto dos Anjos fez da obsessão com o próprio "eu" o centro do seu pensamento. Não raro, o amor se converte em ódio, as coisas despertam nojo e tudo é egoísmo e angústia em seu livro patético ("Ai! Um urubu pousou na minha sorte"). A vida e suas facetas, para o poeta que aspira à morte e à anulação de sua pessoa, reduzem-se a combinações de elementos químicos, forças obscuras, fatalidades de leis físicas e biológicas, decomposições de moléculas. Tal materialismo, longe de aplacar sua angústia, sedimentou-lhe o amargo pessimismo ("Tome, doutor, essa tesoura e corte / Minha singularíssima pessoa"). Ao asco de volúpia e à inapetência para o prazer contrapõe-se porém um veemente desejo de conhecer outros mundos, outras plagas, onde a força dos instintos não cerceie os vôos da alma ("Quero, arrancado das prisões carnais, / Viver na luz dos astros imortais").

A métrica rígida, a cadência musical, as aliterações e rimas preciosas dos versos fundiram-se ao esdrúxulo vocabulário extraído da área científica para fazer do "Eu" — desde 1919 constantemente reeditado como "Eu e outras poesias" — um livro que sobrevive, antes de tudo, pelo rigor da forma. Com o tempo, Augusto dos Anjos tornou-se um dos poetas mais lidos do país, sobrevivendo às mutações da cultura e a seus diversos modismos como um fenômeno incomum de aceitação popular. Vitimado pela pneumonia aos trinta anos de idade, morreu em Leopoldina em 12 de novembro de 1914.



O poema acima foi incluído no livro "Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século", organizado por Ítalo Moriconi para a Editora Objetiva - Rio de Janeiro, 2001, pág. 61.

Obrigado, Luiz Carlos, pela lembrança!


Poemas de Augusto dos Anjos

Psicologia de um vencido

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundíssimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há-de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
Augusto dos Anjos

SONETO

Canta teu riso esplêndido sonata,
E há, no teu riso de anjos encantados,
Como que um doce tilintar de prata
E a vibração de mil cristais quebrados.

Bendito o riso assim que se desata
- Citara suave dos apaixonados,
Sonorizando os sonhos já passados,
Cantando sempre em trínula volata!

Aurora ideal dos dias meus risonhos,
Quando, úmido de beijos em ressábios
Teu riso esponta, despertando sonhos...


Ah! Num delíquio de ventura louca,
Vai-se minh'alma toda nos teus beijos,
Ri-se o meu coração na tua boca!
Augusto dos Anjos

A ESPERANÇA

A Esperança não murcha, ela não cansa,
Também como ela não sucumbe a Crença.
Vão-se sonhos nas asas da Descrença,
Voltam sonhos nas asas da Esperança.

Muita gente infeliz assim não pensa;
No entanto o mundo é uma ilusão completa,
E não é a Esperança por sentença
Este laço que ao mundo nos manieta?

Mocidade, portanto, ergue o teu grito,
Sirva-te a Crença de fanal bendito,
Salve-te a glória no futuro - avança!

E eu, que vivo atrelado ao desalento,
Também espero o fim do meu tormento,
Na voz da Morte a me bradar; descansa!
Augusto dos Anjos

VERSOS ÍNTIMOS

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
Augusto dos Anjos

SOLITÁRIO

Como um fantasma que se refugia
Na solidão da natureza morta,
Por trás dos ermos túmulos, um dia,
Eu fui refugiar-me à tua porta!

Fazia frio e o frio que fazia
Não era esse que a carne nos contorta...
Cortava assim como em carniçaria
O aço das facas incisivas corta!

Mas tu não vieste ver minha Desgraça!
E eu saí, como quem tudo repele,
-- Velho caixão a carregar destroços --

Levando apenas na tumba carcaça
O pergaminho singular da pele
E o chocalho fatídico dos ossos!
Augusto dos Anjos

Idealismo

Falas de amor, e eu ouço tudo e calo
O amor na Humanidade é uma mentira.
E é por isto que na minha lira
De amores fúteis poucas vezes falo.

O amor! Quando virei por fim a amá-lo?!
Quando, se o amor que a Humanidade inspira
É o amor do sibarita e da hetaíra,
De Messalina e de Sardanapalo?

Pois é mister que, para o amor sagrado,
O mundo fique imaterializado
— Alavanca desviada do seu fulcro —

E haja só amizade verdadeira
Duma caveira para outra caveira,
Do meu sepulcro para o teu sepulcro?!
Augusto dos Anjos

Escarrar de um abismo noutro abismo,
Mandando ao Céu o fumo de um cigarro,
Há mais filosofia neste escarro
Do que em toda a moral do cristianismo!
Augusto dos Anjos

O morcego

Meia noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vêde:
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela ígneo e escaldante molho.

"Vou mandar levantar outra parede..."
— Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o tecto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!

Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A tocá-lo. Minh'alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!

A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!
Augusto dos Anjos

ECOS D'ALMA

Oh! madrugada de ilusões, santíssima,
Sombra perdida lá do meu Passado,
Vinde entornar a clâmide puríssima
Da luz que fulge no ideal sagrado!

Longe das tristes noites tumulares
Quem me dera viver entre quimeras,
Por entre o resplendor das Primaveras
Oh! madrugada azul dos meus sonhares.

Mas quando vibrar a última balada
Da tarde e se calar a passarada
Na bruma sepulcral que o céu embaça

Quem me dera morrer então risonho
Fitando a nebulosa do meu sonho
E a Via-Látea da Ilusão que passa!
Augusto dos Anjos

Falas de amor, e eu ouço tudo e calo!
O amor na humanidade é uma mentira.
É. E é por isto que na minha lira
De amores fúteis poucas vezes falo.
Augusto dos Anjos

Soneto

Ao meu primeiro filho nascido
morto com 7 meses incompletos
2 fevereiro 1911.

Agregado infeliz de sangue e cal,
Fruto rubro de carne agonizante,
Filho da grande força fecundante
De minha brônzea trama neuronial

Que poder embriológico fatal
Destruiu, com a sinergia de um gigante,
A tua morfogênese de infante,
A minha morfogênese ancestral?!

Porção de minha plásmica substância,
Em que lugar irás passar a infância,
Tragicamente anônimo, a feder?!...

Ah! Possas tu dormir feto esquecido,
Panteisticamente dissolvido
Na noumenalidade do NÃO SER!
Augusto dos Anjos




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  • 22/03/2011 - Vídeo enviado por Helena Azevedo
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  • O TRES HOMENS DO SECULO DA SERRA DO ARARIPE- LUIZ GONZGA-PATATIVADO ASSARÉ E O PADRE CÍCERO


    O TRES HOMENS DO SECULO DA SERRA DO ARARIPE- LUIZ GONZGA-PATATIVADO ASSARÉ E O PADRE CÍCERO




    Foto de Gilsom Oliveira.
    JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ


    Quando cito Juazeiro do Norte, Crato, Assaré  e Exu, estou falando dos três ícones maiores  da Região do Cariri e do Geopark. Estou falando dos três homens do Século, todos três nascidos e gerados das terras do meu querido torrão, das terras da minha amada e inesquecível  Serra do Araripe  onde nasci  .
    Sou contemporâneo e tive uma boa convivência com o Luiz Gonzaga o rei do baião, fui criado perambulando nas vaquejadas  do Exu, do Juazeiro do Norte  , nas exposições do Crato e lá eram grandes os encontros com o Rei do Baião, mestre sisudo e compenetrado, camisas coloridas, calças de linho ingles, alpercatas e muitas vezes sem o tradicional chapéu. Era com muito orgulho que as vezes sentava do seu lado olhando as derrubadas de gado, era de pouca conversa.

     Com o Patativa do Assaré o rei da poesia  Nordestina, nascido na cidade do Assaré, os encontros eram maiores , pois  o menestrel  preenchia todos os espaços entre Juazeiro-Crato e Assaré, era o preferido do grande Eloy Teles de Morais, o mais influente e brilhante  radialista Raiz da Região, âncora da Rádio Araripe do Crato,  de quebra amigos, de quebra, acreditem: nasci e me criei na cidade  fundada pelo Padre Cícero Romão Batista,  Juazeiro do Norte lá no sul do Ceará na abençoada Serra do Araripe, obrigatoriamente visitada por todos os candidatos à Presidência da República em busca da proteção do Santo e  Padroeiro dos Romeiros do meu Padim  espraiados por todo o Brasil.     Sedimentei a minha adolescência numa  praça onde se encontra a sua lápide, numa praça onde 100 mil fies participam  mensalmente da Missa em homenagem ao Sacerdote que fundou  cidade e todos os anos é visitada por 2 milhões de pessoas, foi neste universo que se convivia com os três,  e mais, de vez em quando com o grande Frei Damião de Bozano que também peregrinava pelos sertões do Nordeste, acredito que a minha cabeça é chata porque o Frei colocava a sua mão na minha cabeça e dizia, vai com Deus menino. O Frei  Damião peregrinava  fazendo o mesmo percusso, o mesmo trajeto do  milagroso  cearense, o nordestino , o Sobralense Padre Ibiapina no século passado . Conheçam estes ícones um a um, um por um, de um em um.

    Três homens do século: Cícero, Luiz e o Patativa; e três em fase de beatificação, os três padres que pisaram na mesma Chapada do Araripe: Cicero, Damião e Ibiapina , esta Serra e este Cariri são abençoados por DEUS, só pode ser.

    Vejam o Universo e o ecossistema, vejam o micro mundo regional, nele o jovem   convivia com os índios, com os campesinos, com os letrados, os analfabetos,  os cultos,  os eruditos,  os poetas, os repentistas, os  musicistas, os  mendigos, os  artesãos, os brilhantes cegos, os rezadores e uma série tipos regionais , convivia com a fauna e com a flora da caatinga, com o nelore, com o indubrasil e com o pé duro, com o quarto de milha, com o puro sangue e com o pangaré , sem esquecer do jegue e do muar . Foi e continua sendo a maior escola plural do Brasil  .

     Então amigos, esses três  eu os conheço muito bem, conheço de perto, conheço de berço, de berço não , de Rede , pois no Ceará , na Serra do Araripe,  a criança  é criada é numa Rede mesmo, e não num berço , herança da  grande ascendência do  indígena e do capiau, plantador e comedor de andú, o famoso feijão de pau como dizia o Padre Cícero aos seus afilhados.

    Do mortal e sempre Cearense 
    Iderval Reginaldo Tenório
    Espero a sua opinião
     

    A TRISTE PARTIDA - PATATIVA DO ASSARÉ - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=r-8rsqTJi-0
    25 de jun de 2009 - Vídeo enviado por senhorincrivel
    Um retrato da alma nordestina. Música de Luiz Gonzaga e Poema de Patativa do Assaré.
  • TRISTE PARTIDA - Patativa do Assaré-Luiz Gonzaga

    www.youtube.com/watch?v=kNurNd1TYIU
    5 de ago de 2013 - Vídeo enviado por luciano hortencio
    Patativa do Assaré - TRISTE PARTIDA - Patativa do Assaré-Luiz Gonzaga. Álbum: Patativa do Assaré ...
  • Luiz Gonzaga - A Triste Partida - Clássico - Composição ...

    www.youtube.com/watch?v=8n2bIOESPRQ
    25 de abr de 2013 - Vídeo enviado por rochajose Duca Rocha
    Luiz Gonzaga - A Triste Partida - Clássico - Composição - Patativa do ..... Patativa do Assaré era um ...
  • Luiz Gonzaga - Triste Partida-Composição Patativa do Assaré

    www.youtube.com/watch?v=1ZK6Wr2Wp2g
    26 de abr de 2013 - Vídeo enviado por rochajose Duca Rocha
    Luiz Gonzaga, composição de Patativa do Assaré, A Triste Partida.
  • IRACEMA- JOSÉ DE ALENCAR



    IRACEMA- JOSÉ DE ALENCAR

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    Iracema
    José de Alencar




    I

    Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;
    Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros;
    Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
    Onde vai a afouta jangada, que deixa rápida a costa cearense, aberta ao fresco terral a grande vela?
    Onde vai como branca alcíone buscando o rochedo pátrio nas solidões do oceano?
    Três entes respiram sobre o frágil lenho que vai singrando veloce, mar em fora
    Um jovem guerreiro cuja tez branca não cora o sangue americano; uma criança e um rafeiro que viram a luz no berço das florestas, e brincam irmãos, filhos ambos da mesma terra selvagem
    A lufada intermitente traz da praia um eco vibrante, que ressoa entre o marulho das vagas:
    —Iracema !
    O moço guerreiro, encostado ao mastro, leva os olhos presos na sombra fugitiva da terra; a espaços o olhar empanado por tênue lágrima cai sobre o jirau, onde folgam as duas inocentes criaturas, companheiras de seu infortúnio
    Nesse momento o lábio arranca d'alma um agro sorriso
    Que deixara ele na terra do exílio?
    Uma história que me contaram nas lindas várzeas onde nasci, à calada da noite, quando a lua passeava no céu argenteando os campos, e a brisa rugitava nos palmares.
    Refresca o vento.
    O rulo das vagas precipita. O barco salta sobre as ondas e desaparece no horizonte. Abre-se a imensidade dos mares, e a borrasca enverga, como o condor, as foscas asas sobre o abismo.
    Deus te leve a salvo, brioso e altivo barco, por entre as vagas revoltas, e te poje nalguma enseada amiga. Soprem para ti as brandas auras; e para ti jaspeie a bonança mares de leite!
    Enquanto vogas assim à discrição do vento, airoso barco, volva às brancas areias a saudade, que te acompanha, mas não se parte da terra onde revoa.

    Iracema - José de Alencar - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=ClOHlfUI7Bw
    13 de abr de 2010 - Vídeo enviado por Bundershe
    Trabalho de Literatura do João Lima feito por Bruna Seixas, Luana, Maria Raquel, Nathália e Stella.