sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

ZEZINHO E A CARROÇA

                                            A Gazeta Digital: CARROCEIRO

Lula e Bolsonaro, a carroça e o burro - Bahia na Política por Jair Onofre

Memorial em Flor: Causo III
                                                

 

  

                          ZEZINHO E A CARROÇA

Zezinho o menino que soube matutar.

Zezinho  insistia em não estudar, o pai  sempre falava, se não estudar, no futuro você ganhará uma carroça para o trabalho.
O menino não dava trela ao atencioso pai, até o dia em que se arvorou e com a certeza que sabia de tudo,  falou para o  pai:
__"Pai, o senhor é muito preconceituoso, a profissão de carroceiro é tão digna como as demais, inclusive como  a do senhor,  ele está ganhando a vida com honestidade.  É um trabalhador e todos têm que respeitar."
O pai cautelosamente falou para o filho:
__"Filho você não entendeu, você está equivocado, você não será carroceiro, seria muita garapa para você, seria um grande privilégio. Zezinho os carroceiros só são carroceiros por que não tiveram a chance de estudar, esta oportunidade que você está tendo e não leva a sério.  Tenha certeza que, os pais dos que são  carroceiros  não tinham como educa-los e as autoridades nunca olhavam para os mais pobres.  As autoridades lhes roubaram a juventude e para sobreviverem com honestidade,  muitos viraram carroceiros, pedreiros e ambulantes, tenha certeza que, se tivessem estudado seriam professores, engenheiros ou outras profissões menos desgastantes, os carroceiros merecem respeito."
Zezinho arregalou os olhos e atento prestou mais atenção nas palavras do pai, este completou as suas palavras:

 __"Meu filho,  aquela história de que "FILHO DE GATO, GATINHO SERÁ" " FILHO DE PEIXE, PEIXINHO SERÁ"  não é verdade, isso é no meio irracional.  Um filho de  um cachorro jamais será um Leão, um filho de uma piaba ou de um Lambari  jamais será uma Baleia ou um Tubarão, porém   para os humanos isto é totalmente diferente, o cérebro é o senhor dos seres humanos.   Muitos doutores, advogados, professores, atores, médicos e diretores são filhos de carteiros, de pequenos AGRICULTORES,  de professores primários e estudaram em escolas públicas de qualidade, basta uma boa família, foco nos estudos e a VISIBILIDADE DAS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS. Aqui nas alagoas Zezinho, a maioria dos letrados vem de pais lutadores, não eram ricos, muitos eram analfabetos, porém eram respeitados pela sociedade."
O Pai fez uma pausa e viu que o  Zezinho havia perdido o semblante do sabe tudo e pediu que o pai concluisse o seu pensamento, o pai continuou:

__"Se não estudar Zezinho,  você vai ganhar é uma carroça no lombo, uma viseira de couro na cara, um bornal  de pano grosso cheio de milho no focinho  e um rabicho de couro cru na traseira, puxará 500  blocos para construção civil, três sacos de cimentos, dois de cal e um carroceiro sentado aos gritos a lhe  comandar."
O Zezinho baixou a cabeça,  calou o bico e  ficou a matutar. De soslaio e de mansinho,  pela tangente,  saiu em busca de um livro, de um caderno, de uma caneta e de uma cadeira para se sentar.
Zezinho cresceu, deu rumo à vida graças aos cuidados do atencioso pai e hoje conta esta mesma história para os seus filhos e para os seus alunos.  O Zezinho conheceu a verdade e a importância dos ensinamentos dos seus genitores, Zezinho tinha uma família.
Iderval Reginaldo Tenório
     História que a minha mãe contava, lá do seu interior, nos confins das  alagoas. Palmeira dos Índios e Arapiraca. Uma   índia mesclada com Holandes.
A Importância da Escola, da Família e do Diálogo.
Filho de gato se estudar pode chegar a Leão.
Dentro de um  homem existem todos os animais, tudo é questão de educação e conhecimentos, o HOMEM É UM SER EM ETERNA EVOLUÇÃO.



Luiz Gonzaga - Asa Branca ft. Fagner, Sivuca, Guadalupe - YouTube



16 de jul de 2015 - Vídeo enviado por luizgonzagaVEVO
Videoclipe oficial da música Asa Branca de Luiz Gonzaga feat. Fagner, Sivuca and Guadalupe de seu ...

Nenhum comentário: