terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Patrimônio Histórico do Crato-Ceará. Eloy Teles de Morais, Seu Eloy e os seus causos.

 

ELÓI TELES COM O SEU PROGRAMA COISAS DO MEU SERTÃO - YouTube

 

Patrimônio Histórico do Crato-Ceará.

Eloy Teles de Morais, Seu Eloy e os seus causos.

Contava seu Eloy nos microfones da Rádio Educadora do Cariri, na Cidade do Crato, nosso querido Ceará, onde apresentava o maior programa cultural do nordeste brasileiro:  COISAS DO MEU SERTÃO  patrocinado pela Fábrica  de Biscoito Gessy( Biscoitos IMAG), iniciais do seu proprietário Gessy Maciel Lopes.

Estes biscoitos reinaram no Cariri  e nas redondezas da Chapada do Araripe por muitos anos  . Eram considerados  os mais gostosos, saborosos e macios biscoitos do Brasil, principalmente o irresistível CREME CRAQUE GESSY.

Assim falava o grande Eloy Teles nos intervalos musicais e poéticos  após as pérolas do Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Zé Gonzaga, e  recitados o Patativa do Assaré, Catulo da Paixão Cearense, Zé da  Luiz,  Otacílio Batista, Geraldo Amâncio, Zé Praxedes, Pedro Bandeira de Caldas e outros ícones do cordel brasileiro.

Era um programa cultural, da cidadania nordestina e de entretenimento, formava cidadãos para o mundo. Seu Eloy Teles de Morais , nós do Ceará somos eternos gratos aos seus ensinamentos , Obrigado.

                                                   ***

Dizia seu Eloy que existia uma celeuma ( celeuma mesmo e grande) para saber o porquê os Biscoitos IMAG, principalmente o CREME CRAQUE, eram os melhores e mais gostosos  do Cariri, Ceará, Brasil e do Mundo.

Foi feito um grande concurso com muitas marcas de todos os continentes, vieram fábricas do Brasil, da Europa, dos EUA, do Japão , da  China, da Indonésia, da Índia  e até da Indochina e,  quem ganhou em disparada foram os Biscoitos Gessy, notadamente o Creme Craque . A celeuma ficou maior e foram procurar o porquê.

Analisaram todos os itens :  as máquinas eram as mesmas, todas as mais  modernas do mundo, as massas, as farinhas, os recheios, os ingredientes e o preparo todos iguais. Qual era o segredo, qual ou quais?

Depois de muitas analises, discursões e degustações   os julgadores de todos os países chegaram  à seguinte conclusão:

O segredo estava na água do Crato. Nas águas  dos seus Aquíferos , das Batateiras e do Pé de Serra da Chapada do Araripe.

Falava seu Eloy que o Cratinho de Açúcar possuía a melhor e a mais saborosa água do mundo, sendo assim fabricava também o melhor biscoito do Mundo, o seu segredo foi desvendado, era a água do Crato. 

Viva seu Eloy Teles de Morais, seu Eloy.

Complementava com muitas poesias  , dentre elas a do Zé Praxedes: DOTÔ INTÉ ÔTO DIA” 

 

 Iderval Reginaldo Tenório


Observação: A Rádio Araripe do Crato já albergou Seu Eloy e os seus programas. É o nosso Crato na cabeceira cultural do Nordeste. 

POETA CORDELISTA, RADIALISTA/LOCUTOR, FOLCLORISTA - MESTRE DA CULTURA POPULAR ...
YouTube · MANOEL VIEIRA · 19 de set. de 2012
 

Eloi Teles de Morais (Crato, CE, 19 de abril de 1936 - 9 de outubro de 2000) foi um radialista, escritor, advogado, jornalista e folclorista brasileiro.

Formado em Direito, era também funcionário do Ministério da Agricultura.

Apresentador do programa Coisas do Meu Sertão, especializado em poesia matuta e veiculado diariamente, por mais de 30 anos, na rádio Araripe e, depois, na Rádio Educadora do Cariri.

Destacou-se, também, como folclorista, sendo um dos grandes incentivadores das manifestações da cultura popular do Cariri Cearense, como as bandas cabaçais, reisados, maneiro-pau e literatura de cordel.

Foi o fundador e primeiro presidente da Academia de Cordelistas do Crato

 

DOUTOR INTÉ OUTRO DIA

Doutor inté outro dia
basta você precisar
um criado às suas ordens
na Serra do Jatobá

Pros almoço tem galinha
tem quaiada pro jantar
água cheirosa de tanque
pra vosmecê se banhar

Leite quente ao pé da vaca
quando o dia amanhecer
café torrado no caco
de quando invez pra você

Aguardente potiguar
caso goste de beber
capim mimoso verdinho
pra seu cavalo comer

Pra vosmecê fazer lanche
mel de abelha com farinha
tem da fonte milagrosa
água fria na quartinha

Pra vosmecê se deitar
uma rede bem arvinha
leve tombém sua muié
proque lá só tem a minha

      (Zé Praxedes)

 

Nenhum comentário: