quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

FRAGMENTOS DO BRASIL

 

                                                Nenhuma descrição de foto disponível.


Diversidade Cultural no Brasil: o que é e exemplos de cada região -  Significados

Numa mesa redonda , que era quadrada, o assunto foi fragmentos do Brasil e assim falou um dos palestrantes.

 

FRAGMENTOS  DO BRASIL

 

Brasil do samba,  forró, repente e do maracatu.

Brasil da cachaça,  cajuína, caipirinha  e do licor.

Brasil do Gonzaga, Caetano, Dona Ivone e do Gil.

Brasil de todas as graças.  Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Carnaval, samba de roda  e do   São João.

Brasil do Luiz Vieira, Chico Science e da nação zumbi.

Brasil do Nóbrega, frevo,  Suassuna e do Capiba.

Brasil de todos as raças. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Gastroart , Sobrames e  do  Saraumed.

Brasil do Goes, da Eponina, Hits,  Do Carmo e do James.

Brasil do Uyapuran, Mariléia, Jakeline e do  Mota.

Brasil de todos os poetas. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Zaterks , Guigon,  Patricia e do Quilicci.

Brasil do saudoso mestre, Glaciomar Machado, o cientista.

Brasil do Artur, Silvério, Neves e do Álvaro Nonato.

Brasil  dos negros, índios e dos  brancos. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Ernani, Cecília,   Ildo, Luiz  e do Rosalvo.

Brasil do Lopes, Marli, Betania e da  Curvelo

Brasil do Roque,  Hora , Ivete e do Dagô.

Brasil dos finos intelectuais . Este é o  meu Brasil.


Brasil da Dalva, Hilton e do Archibaldo.

Brasil do Alexsandro, Joanathan e do Fileto.

Brasil dos Poetas ,  cantantes e dos prosadores

Brasil do folclore e dos artesãos  . Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Rio de Janeiro,  Alagoas, Bahia e do Ceará.

Brasil do Norte, Sul, Leste, Oeste, Nordeste e do Faroeste.

Brasil das florestas,  mares, voçorocas e das  caatingas.

Brasil rico e  continental. Este é o meu Brasil.

 

Brasil dos  Buarques,  Portelenses e  dos Jobins.

Brasil    dos Vila  Lobos,  Chiquinhas  e dos Martinhos.

Brasil dos Gismontis,   Joazinhos    e dos Bule Bules.

Brasil de todas as matizes. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Fagner,   Ednardo, Gonzaga   e do Belchior.

Brasil dos Miltons, Brants, Neves e dos  Juscelinos.

Brasil do Ruy, Alencar,  Machado, Lampião e do Patativa.

Brasil do regionalismo vivo e pujante. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Juazeiro do Norte, Barbalha, Assaré  e do Crato .

Brasil da Rosangela, Rosario Lustosa e do Luiz Fidelis.

Brasil do Xangai, Sodré, João Silva  e do Carlos Vilela,

Brasil do Baião de dois e da rapadura. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Drumond, Castro Alves,  Riachão e  do Bandeira.

Brasil da  caipora,  bumba meu boi, Saci e da mula sem cabeça

Brasil da culinária, grandes gemas, ferro e  do ouro.

Brasil das grandes culturas. Este é o  meu Brasil.


Brasil dos gaviões,   grandes e pequenos pássaros.

Brasil dos répteis,  abelhas e das   borboletas.

Brasil  das tartarugas, Tubarões e das baleias.

Brasil dos Tupinambás, Tapuias e Caiapós. Este é o  meu Brasil..

 

Brasil do Cristo, Aparecida,  Dulce  e do Padre  Cícero .

Brasil dos clássicos,  axés, bregas  e dos benditos.

Brasil da liberdade,  misceginação  e do respeito.

Brasil independente e eclético.  Este é o  meu Brasil.

 

Brasil das Chapadas, Serrados, Sertões  e das Cordilheiras .

Brasil dos grandes rios,  lagoas e  dos abençoados aquiferos .

Brasil da grande São Paulo, Cariri e  do diminuto Bodocó.

Brasil de  grandes  homens e  mulheres. Este é o  meu Brasil.

 

Este é o  Brasil da garoa, das alterosas, dos marechais, da bombacha, da Currulepe e  do gibão de couro.

Este é o meu Brasil  Cariri.

Este é o meu Brasil Brasil.

Salvador, 18 de Março de 2022

Iderval Reginaldo Tenório 

 

Escutem  A Volta da Asa Branca.

Zé Dantas e Luiz Gonzaga

ORQUESTA  VOZES DO SERTÃO 

Vozes do Sertão - A Volta da Asa Branca - YouTube

YouTube
https://www.youtube.com › watch
A Volta da Asa Branca (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) Arranjo: Marcio Mattos Vozes do Sertão Teatro Castro Alves, Salvador-BA 5 de outubro de 2012 ...
YouTube · Guido Sanfoneiro · 8 de mar. de 2013
 

A Orquestra do Sertão e o Coro Vozes do Sertão são formados por estudantes e servidores da Univasf e do IF Sertão-PE e por músicos da comunidade externa, sob a regência de Ozenir Luciano e Alan Barbosa, respectivamente. Este será o primeiro de uma série de concertos que serão promovidos pela Univasf e pelo IF Sertão-PE ao longo deste ano.

Os Concertos da Amizade serão realizados nas cidades que possuem campus das duas instituições. Segundo Luciano e Barbosa, o objetivo da série é promover a circulação de músicas de concerto e incentivar a formação de plateia em diversas cidades do sertão. Nos próximos meses, haverá apresentações em Juazeiro e Paulo Afonso, na Bahia; em Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, em Pernambuco; e em São Raimundo Nonato, no Piauí. As datas de cada apresentação serão divulgadas posteriorment

 

Nenhum comentário: