domingo, 26 de março de 2023

História de um Dr. da medicina, que se transforma em Dr. da poesia. Um DR. INVOCADO!!!

 

História de um Dr. da medicina, que se transforma em Dr. da poesia. Um DR. INVOCADO!!!

 

.

Portal de Juazeiro: live 1 ano de saudades - Daniel Walker por Tereza Neuma  e Isadora 

    Morre Daniel Walker, pesquisador da história de Juazeiro do Norte e Padre  Cícero | Ceará | G1

                                  

                               

 

                                                  HISTORIA DE UM DR INVOCADO

                                Jorge Luiz e o seu irmão Daniel Marques . Dois ícones da minha Juazeiro do Norte-Sul do Ceará. Homens cultos e humanos. Ambos já estão na casa de Deus em definitivo. A vida é uma incógnita. Somos eternamentes gratos a vocês.

Iderval Reginaldo Tenório

 

História de um Dr. da medicina, que se transforma em Dr. da poesia.

Título: DR. INVOCADO!!! 

Dr. Iderval é mesmo um doutor diferente... No início foi assim: ele foi ao hotel Íbis em Salvador, me pegou com minha esposa Sandra para mostrar um pouco da cidade de Salvador, depois levou a gente para seu consultório médico, que ele abriu especialmente para nos atender.

 Comecei então a ver as coisas diferentes, que esse doutor tem: A decoração do seu consultório médico toda invocada com quadros com pensamentos, fotos, desenhos artísticos e uma variedade de peças folclóricas, artesanais, históricas e literárias em fim um verdadeiro acervo de arte e cultura nordestina.

O espanto foi grande, que eu e minha esposa sentimos quando o doutor mandou a gente sentar em duas cadeiras, e ele sentou no birô, colocou uma música nordestina que o som saia num rádio antigo do tempo da vovó, foi bom de mais!!! Por que lembrei dos programas de rádio que eu ouvia antigamente na rádio Araripe de Crato com o locutor Eloi Teles e na rádio progresso de Juazeiro do Norte com o locutor João Sobreira.

Eu já não me sentia doente, nem me lembrava do problema de saúde no meu fígado quando o Dr.Iderval se transformou num poeta nordestino, começou a recitar poesias e contos de literatura de Cordel. A cada poesia que ele lia, algumas até decoradas, eu e Sandra chorávamos de emoção e riamos de alegria ao ver aquela interpretação artística perfeita com sua voz de matuto nordestino, a cada declamação eu sentia voltar ao passado que ele estava me mostrando num cenário, onde sentia a presença de Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Padre Cícero, Lampião, Maria Bonita, Romeiros nordestinos de chapéu de palha, Meu Mano e sua Banda de Pífano, e no fundo do cenário a cidade de Juazeiro do Norte, a Serra do Horto e a Chapada do Araripe. Nunca tive na minha vida um momento saudoso como aquele para me lembrar junto com meu melhor amigo de infância o meu passado tão feliz e inesquecível que desfrutei na cidade de Juazeiro do Norte.

Depois o Dr. da poesia se transformou em Dr. da Medicina, pediu meus exames com relação ao meu problema Gastro Hepático e por fim, fez uma valiosa avaliação médica.

           Escrito por Jorge Luiz Almeida Marques.
               Para: Dr. Iderval  Reginaldo Tenório .
                       Salvador-BA 13/12/07

Alucinação - Fotografia 3x4 - YouTube

Alucinação é o segundo álbum do cantor brasileiro Belchior, lançado em 1976 pela Polygram.Produzido por: MazzolaTécnico de gravação: Ary ...
YouTube · Volta Belchior · 12 de jan. de 2014

Apenas Um Rapaz Latino Americano - YouTube

www.youtube.com › watch
Provided to YouTube by Universal Music GroupApenas Um Rapaz Latino Americano · BelchiorAlucinacao℗ 1976 Universal Music LtdaReleased on: ...
YouTube · Belchior - Topic · 21 de jul. de 2018
 

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Amo essas histórias verdadeiras e emocionantes. Realmente o dr. Iderval nasceu p fazer o bem ao próximo em todos os sentidos. Gratidão. Sandrinha

Aurelina Sacramento disse...

Não tem quem entre naquele consultório, que não tenha uma boa lembrança, que não se sinta acolhido de verdade! Dr. Iderval é a poesia em pessoa!