segunda-feira, 6 de março de 2023

FRAGMENTOS DO BRASIL

 Mapa do Brasil — Orçamento Federal

O povo brasileiro. História e formação do povo brasileiro - Escola Kids

Biomas brasileiros: mapa dos biomas, tipos e características

Numa mesa redonda , que era quadrada, o assunto foi fragmentos do Brasil e assim falou um dos palestrantes.

 

FRAGMENTOS  DO BRASIL

 

Brasil do samba, forró,  repente e do maracatu.

Brasil da cachaça, cajuína , caipirinha  e do licor.

Brasil do Gonzaga, Caetano, Dona Ivone e do Gil.

Brasil de todas as graças.  Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Carnaval, samba de roda  e do   São João.

Brasil do Luiz Vieira,  Chico Science e da nação zumbi.

Brasil do Nóbrega,  frevo,  Suassuna e do Capiba.

Brasil de todos as raças. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Gastroart , Sobrames e  do  Saraumed.

Brasil do Goes, Eponina, Hits ,  DoCarmo e do James.

Brasil do Uyapuran, Mariléia, Jakeline e do  Mota.

Brasil de todos os poetas. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Zaterks , Guigon, Patricia e do Quilicci.

Brasil do saudoso mestre Glaciomar Machado, o cientista.

Brasil do Artur , Silvério, Neves e do Álvaro Nonato.

Brasil  dos negros, índios e dos  brancos. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Ernani, Cecília,  Ildo e do Rosalvo.

Brasil do Lopes , Marli, Betania e da  Curvelo

Brasil do Roque,  Hora , Ivete e do Dagô.

Brasil dos finos intelectuais . Este é o  meu Brasil.


Brasil da Dalva, Hilton e do Archibaldo.

Brasil do Alexsandro, Joanathan e do Fileto.

Brasil dos Poetas ,  cantantes e dos prosadores

Brasil do folclore e dos artesãos  . Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Rio de Janeiro,   Alagoas, Bahia e do Ceará.

Brasil do Norte, Sul, Leste  , Oeste, Nordeste e do Faroeste.

Brasil das florestas,  mares,  voçorocas e das  caatingas.

Brasil rico e  continental. Este é o meu Brasil.

 

Brasil dos  Buarques  ,  Portelenses e  dos Jobins.

Brasil    dos Vila  Lobos, Chiquinha Gonzaga  e dos Martinhos.

Brasil dos Gismontis,    Joazinhos    e dos Bule Bules.

Brasil de todas as matizes. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Fagner,   Ednardo, Fidelis   e do Belchior.

Brasil dos Miltons ,  Brants , Neves e dos  Juscelinos.

Brasil do Ruy, do Alencar , Machado, Lampião e do Patativa.

Brasil do regionalismo vivo e pujante. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Drumond,  Castro Alves, Riachão e  do Bandeira.

Brasil da  caipora,  bumba meu boi,  Saci e da mula sem cabeça

Brasil da culinária  ,  grandes gemas  ,  ferro e  do ouro.

Brasil das grandes culturas. Este é o  meu Brasil.


Brasil dos gaviões,   grandes e pequenos pássaros.

Brasil dos répteis,  abelhas e das   borboletas.

Brasil  das tartarugas,  Tubarões e das baleias.

Brasil dos Tupinambás e Caiapós . Este é o  meu Brasil..

 

Brasil do Cristo,  Aparecida,  Dulce  e do Padre  Cícero .

Brasil dos clássicos,  axés,  bregas  e dos benditos.

Brasil da liberdade,  misceginação  e do respeito.

Brasil independente e eclético.  Este é o  meu Brasil.

 

Brasil das Chapadas, Serrados, Sertões  e das Cordilheiras .

Brasil dos grandes rios  , lagoas e  dos abençoados aquiferos .

Brasil da grande São Paulo, Cariri e  do diminuto Bodocó.

Brasil de  grandes  homens e  mulheres. Este é o  meu Brasil.

 

Este é o  Brasil da garoa, das alterosas e dos marechais.  

Brasil  do Santos, Vasco, Icasa, Bahia, Vitória, Fortaleza e do  Ceará.

Brasil da bombacha, da Currulepe, do Boi, do Alazão  e  do gibão de couro.

Brasil  do Exú, Crato, Juazeiro do norte, Barbalha, Caririaçu e de Missão Velha.

Brasil da Bárbara de Alencar, Dona Federalina, Joana Angélica  e da Luiza Mahin .

Brasil de Raquel de Queiroz, Nélida Pinon, Maria Quitéria e da   Clementina de Jesus.

Brasil da Tsylla Balbino, Maria Tereza Pacheco , Irmã Dulce e  da beata  Maria de Araujo

 

Brasil do Rio Amazonas, São Francisco e Vale do Rio Doce.

Brasil do Rio Negro e Solimões, Madeira Mamoré e Rio Tocantins.

Brasil do Rio Paraná, Araguia, Paraguai , Purús e Rio Capibaribe.

Brasil do Tietè, Paraguassu, Salgado, Jaguaribe , Juruá e Beberibe.

Brasil do Piracicaba, Parnaiba, Paraitinga, Xingu, Una e o  Iguaçu.

 

Este é o  Brasil  Cariri e do Geopark do Araripe.

Brasil da Serra do Catolé e da Chapada do Araripe

Brasil do Padre Cícero, Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré .

Brasil do Assum Preto, da Asa Branca, da Acauã  e da Pássaro carão.

Brasil do Nem se despediu de mim, do Viva  meu Padim, do Tá Danado de bom e da Triste Partida.

Brasil do Humberto , João Silva,  Zé Dantas, Marcolino, Zé Clementino, Onildo Silva e do Patativa do Assaré.

Brasil fragmentado,  Unido, Brasil do Norte, Nordeste, Central e Sul,  Brasil de todos  nós.

Este é o meu Brasil, é o nosso Brasil.

Salvador, 02 de Março de 2022

Iderval Reginaldo Tenório

 

A Vida do Viajante

 Luiz Gonzaga / Herve Cordovil


Luiz Gonzaga, Gonzaguinha - A Vida de Viajante (Festival da ...

www.youtube.com › watch
Music video by Luiz Gonzaga, Gonzaguinha performing A Vida de Viajante (Festival da Canção). (C) 1984 BMG Brasil ltda.http://vevo.ly/AgT9tV.
YouTube · luizgonzagaVEVO · 24 de jul. de 2015
Provided to YouTube by Universal Music GroupA Vida Do Viajante · Gonzaguinha · Luiz GonzagaRaizes Nordestinas℗ 1978 EMI Records Brasil ...
YouTube · Luiz Gonzaga - Topic · 23 de mai. de 2017

Nenhum comentário: