sexta-feira, 3 de março de 2023

O JOVEM POBRE VERSUS O JOVEM DE CLASSE MEDIA ALTA

 OCDE: Escolas no Brasil têm menos tempo para ensino e mais bullying entre  alunos do que média internacional - BBC News Brasil

 Estudantes resistem e já ocupam 30 escolas em São Paulo | Partido dos  Trabalhadores
 
   Os  Dassilvas versus os Rosiveltinos

Dassilva mora num  bairro periférico, trabalha como empacotador de um mercadinho. Os pais  são assalariados, a mãe é doméstica e o pai serviços gerais. 
 
Dois anos atrás um barranco quase derruba a sua casa de dois cômodos e de pouca privacidade.  A alimentação  é de baixo teor protéico e de qualidade duvidosa. É um jovem que pensa no futuro, quer cescer na escala social, vivencia  dificuldades em tudo. Nunca viu os seus pais comprarem um único livro, priorizam o entretenimento nos bares a céu aberto  ou frequentam os pequenos templos das inventadas religiões pulverizadas na região.

Dassilva  estuda no Colégio Estadual  Clemente Cipó, as aulas  começaram 60 dias após iniciado o ano letivo, das 08 disciplinas 03 não têm professores, foram assim os seus  três últimos anos escolares. 

Rosiveltino mora num arborizado bairro da capital,  Condomínio  Ouro do Sucesso, no cobertura da Mansão Ponte do Diamante . Não trabalha, vive de casa para a escola, o clube e os cursos de inglês e espanhol, os pais têm curso superior. O pai é Engenheiro Eletricista, tal qual o avô,  a mãe uma  Médica especialista em oncologia, tal qual a avó.

Rosiveltino estuda no Colégio Panaeuropa do Futuro, as aulas foram pré anunciadas com um curso preparatório 15 dias antes de iniciar o ano letivo.  Das 08 disciplinas , 06 são proferidas  por professores PhD e mestres, a sua  rotina nos últimos três anos foi estudar em boas escolas.  O Rosiveltino é um bom aluno e sonha em seguir o caminho dos pais, estuda inglês, português e artes  em  boas escolas extra curriculares, já conhece a Europa e o EUA por intermédio de dois intercâmbios culturais.

 O Brasil,  não prioriza o ensino básico , fundamental e nem o curso médio . Os ricos estudam em boas escolas , os pobres ocupam as vagas nas escolas publicas ou privadas de péssima qualidade.  É o aluno pelo aluno , nada é feito para melhorar o ensino até os 18 anos, fica por conta das famílias, cada uma trilha o seu caminho como pode e sem ajuda governamental.

O país possue a sua Universidade Federal , algumas Escolas Superiores Particulares de boa        qualidade e muitas   escolas pagas de péssima qualidade. 
 
Para ingressar nas Escolas Federais  gratuitas, em vez do vestibular Escola por Escola, Região por Região, o governo criou o ENEM . Um sistema no qual,  com a mesma prova o aluno escolhe a escola que quiser cursar , vai depender de sua nota, o aluno pode escolher em qualquer lugar do  país onde estudar, enquanto mais alta for a nota, maior será a sua contemplação universitária .

Qual será o futuro dos  DASSILVAS e dos ROSIVELTINOS ?


É democrático o ENEM? É excludente? Ou é um crime contra  a baixa renda?                                   

A disparidade do ENEM e do BRASIL, as classes sociais   são diferentes e o sistema de  educacinal também.

Só os obstinados, os altamente privileagiados em raciocínio e cidadania conseguem furar esta quase impenetrável bolha criada pelas elites politicas.  

Existem muitos  Dassilvas , os mesmos  mereciam mais respeito, os  DASSILVAS são menosprezados nesta nação.


Educação e Saúde pago por todos e para todos.
É o que reza a Constituição


Iderval Reginaldo Tenório



2 comentários:

Anônimo disse...

A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente
Fabio

Anônimo disse...

A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si