quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Reduflação, o mercado e o consumo.

 Chocolate Bombom Sonho de Valsa Pacote c/ 1kg - Lacta | Casas BahiaGAROTO Serenata de Amor - Schokoladen Bomboms, online kaufen | Riesen  AuswahlChocolate Ao Leite Lacta Pacote 165g Tamanho FamíliaChocolate Lacta Ao Leite 90g

 

Reduflação: saiba como esse conceito afeta diretamente o seu bolso

Pague 4, leve 3: como consumidores e empresas encaram a reduflação |  Reportagem | OPOVO+

Procon de São Pedro da Aldeia alerta consumidores para a “reduflação”

Reduflação

Hoje é comum  chegar ao mercado e nas prateleiras encontrar os seus produtos de preferencia  modificados.

Tamanho,Volume , Peso, Embalagem, Forma e Quantidade de unidades , porém os preços continuam os mesmo ou ficam mais caros, a este fenômeno dar-se o nome de     REDUFLAÇÃO.

Pode acontecer outro fator importante, a retirada de um componente caro por um mais barato e que faça o mesmo efeito- Manteiga por margarina, castanha  por amendoim, chocolate por achocolatado, couro e madeira  por derivados de petróleo e por aí vai andando o mercado .

Um litro de óleo agora são 870 ml, uma dúzia de ovos são dez, um pacote de chocolate de 1kg , hoje vem com 870 grs, uma barra de 200gs vem com 70 ou 90, o leite não é mais 01kg, vem com 800, 750 e 390 grs. O importante é informar na embalagem a mudança por três meses e nem sempre o consumidor tem a curiosidade de olhar.

Exemplo : um óleo que era de milho o consumidor só nota que é de soja quando chega em casa. Um pacote de chocolate que está mais barato do que o principal  concorrente geralmente vem com 10 unidades a menos, o consumidor só percebe depois.  Isto é a          REDUFLAÇÃO .

Mais informações, causas e  efeitos , na mídia escrita.

Iderval Reginaldo Tenório

 

REDUFLAÇÃO

"Em economia, a reduflação é o processo em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto que o seu preço se mantém inalterado ou aumenta.

 O efeito é uma consequência do aumento do nível geral dos preços dos bens, manifestado por unidade de peso ou volume, causado por inúmeros factores, principalmente a perda do poder aquisitivo da moeda e a queda do poder de compra dos consumidores e/ou do aumento do custo dos insumos, cuja resposta da oferta é a redução do peso ou tamanho dos bens transacionados.

A reduflação concebe-se, portanto, como uma forma de adaptação da oferta à pressão inflacionária, e surge para evitar uma perturbação na dinâmica de transferências para o mercado, ante a concorrência. Por causa e efeito, apresenta-se destarte como uma forma encapotada de inflação".

 

 

Nenhum comentário: