domingo, 23 de maio de 2021

O QUE É O NORDESTE.

                                 Programação especial de aniversário da morte do Rei do Baião

marineis - Turismo João PessoaTurismo João Pessoa

Dia do Nordestino 8 de Outubro | Amigos Nordestinos

Quem são os escritores do Nordeste? | Estados Literários | Check-in Virtual

111 anos de Patativa do Assaré é celebrado com festival e condecoração de  personalidades – Badalo

Num debate sobre o Nordeste , lá no Recife, fui provocado a defini-lo  .

De supetão , sem uma escrita prévia , com a ajuda de Deus, do meu Padim Ciço do Juazeiro, da minha mãe e do meu passado  iniciei o meu prosear. 

 Diante de uma plateia seleta com artistas, escritores  e outros nordestinos de valor  ,  olhando para cada um assim me pronunciei.

No fim do arrazoado  e para a minha surpresa o organizador falou: " ficou gravado, vamos transformar em escrita e enviaremos  para o senhor"    

Três meses depois recebo pelos correios este texto, achei  incompleto, porém como sou corajoso resolvi publicar neste blog. 

Boa leitura.

Iderval Reginaldo Tenório 


 

                                            O QUE  É O NORDESTE.

Olhei para os participantes, fileira por fileira, cadeira por cadeira, nome por nome, cidade  por cidade, origem por origem e pensei, ficou fácil.  O Nordeste está na minha mente e parte dele está sentado à minha frente. 

Fui olhando , falando , apontado para cada um dos nobres nordestinos da plateia e saiu estas palavras.

 

O QUE É O NORDESTE. 

                 O Nordeste é poesia,  realidade e   ilusão,  o Nordeste é seca,  chuva e chão, é a fome e a razão.

                 O Nordeste é o homem forte,  é a mulher guerreira, é a Paraíba e o sertão. O Nordeste  é Juazeiro do Norte, Caruaru, Exu, Vitória da Conquista , Palmeira dos Índios,  Feira de Santana, Itapebi, Paramirim, Piranhas, Bom Jesus da Lapa  , o  Crato , Canudos , o Pacto dos Coronéis e   a Guerra de Sediçao. É a Chapada do Araripe ,  da Diamantina , o Raso da Catarina, a  Serra do Sincorá , o  Rio São Francisco, o Delta do Parnaíba , os Lençóis Maranhenses, a Serra da Capivara  e o Vale do Capão. 

                 O Nordeste é o Padre Cícero, a Beata Mocinha, a Beata Maria de Araújo e o milagre do Juazeiro,  o Padre Ibiapina, Antonio Conselheiro, o Beato Zé Lourenço, Dr Floro Bartolomeu,   a Irmã Dulce e  o Frei Damião. 

                 É a Bahia,  Pernambuco,   Ceará ,  o Cariri,  o horto e o sertão. O Nordeste  é  Aroiras, é Dudé,  José ,  Damião e o Patativa do Assaré. É o João Silva, o João Gonçalves, João do Pife, Zabé da Loca,  o Dominguinhos, o Genival, o Onildo Almeida  e Luiz o  Rei do Baião. É o  Chico Anysio,   Xangai, Raymundo Sodré, Elomar, Bule Bule e Riachão.

              O Nordeste   é Luiz Vieira,  Dorival Caymmi, Capiba, Gilberto Gil, Caetano, Fagner, Ednardo,   Luiz Fidelis,  Pedro Bandeira de Caldas, Belchior e o seu medo de avião. 

         É o meu primo Lunga e  o menestrel Marcos Sales, é o  amigo Zé Leite,  é Zé Miguel e dona Tonha,  minha mãe, meu pai e  meu irmão,  é a Serra do Araripe , os padres salesianos e o meu torrão.

              O Nordeste  é o Chico,  o Francisco ,  o cabeça chata , o Zé Marcolino e o seu   Pássaro Carão.   É Campina Grande  ,  a cabeça de galo e o pirão. É o amigo,  o padre,  o cantor e  o irmão, é a reza, o batismo, o compadre, a comadre, a fogueira   e  a renovação.

              O Nordeste é o Suassuna,   Perfilino Neto ,   Daniel Walker,  o Casimiro,  o Frederico Pernambucano de Melo,  o Israel Filho, o Lenine e o Assisão , é o Alceu Valença, os Calixtos,  o Byron Sarinho, o  Jorge Amado e sua Gabriela, é Antonio Nóbrega, José de Alencar, Ruy Barbosa,  Dom Helder Câmara, Herberto Sales e o seu cascalho, é Maria Bonita, Corisco, Volta Seca , Dadá e Lampião.

                 O Nordeste   é o jumento esperto, o cabrito que berra,  o carneiro  valente,  o bode que fede e  o pai de chiqueiro. É  o burro velhaco,  a mula que trota,     a  égua  esquipadeira e   o cavalo alazão.

              É a vaca parida,  a novilha bonita,  o bezerro apartado, é o boi com careta e  o boi cambão, é o cavalo de corrida,  o vaqueiro encourado ,  o macho valente e  a festa de apartação.  É a vaquejada, o feijão de corda,  o queijo de coalho, a carne de sol ,   o baião de dois e a carne de  sertão.  É a buchada de bode,  a cabocla bonita ,  a sanfona solta e  a exposição.

                 O Nordeste é poeira, garrancho, jiquiri   , caatinga, maniçoba ,  pedra e chão  .  É o Paraíso, é a Asa Branca,  a Juriti , o mocó, o calango verde, o Teiú,   o preá ,  a cascavel , o anum e   o Gavião. 

       É o verde, o mandacaru, o aveloz ,  o espinho, a cabeça  de frade , o homem e o  bicho furão.

      O Nordeste é o céu,  o inferno   , o purgatório, o pecado  , Deus e muitas vezes  o nordeste é o cão.


             O Nordeste é  brega,  forró,  xote,  bolero,  valsa ,   xaxado,  samba apracatado, a oito baixos, o triangulo , o zabumba e o baião . O Nordeste é o repente, o cordel,  o desafio, a embolada, a sanfona, a xilogravura,  o pandeiro, o triangulo   ,   a festa da padroeira, a lapinha,  são Pedro, Santo Antonio  e a festa de São João.

              O Nordeste é tudo isto, o Nordeste é nosso, é cultura, sol e   poeira , é a viola e  o violão, é a rabeca, o chifre de boi, o rapé, o cigarro de palha, o cachimbo e o artesão.  É o maneiro pau, o Bigode, Meu Mano, Nair Silva , o reizado,  a lapinha,  o repente,  a força, a coragem  e  a razão.

               O Nordeste é a currulepe, a cangalha, o cambito, o borná,  a baladeira, o arco e flecha,  a garrucha, o bacamarte e  a lazarina, é o cachorro pé duro, a cachorra magra, o cabra, o coiteiro, o jagunço , o cangaceiro,  a gruta de angico, a cabroeira, o chapéu de couro, a cartucheira, a volante,  a faca e o punhal ,  o coroné e    o patrão.

               O Nordeste Dudé é tudo, é   amor,  canção,  Maria ,  José e  João, é o milho, a canjica e o pão, é o choro ,  a tristeza,  a alegria e o perdão . É o dia, a noite,  a lua ,  o sonho, o pesadelo e a emoção,  é o sol,  o vento , o mormaço, a miragem, a incerteza, a dúvida   e a razão.

 O Nordeste  é o meu pai, é a minha mãe e o meus irmãos, é o seu pai , a sua mãe, a sua casa, o seu terreiro, o seu reduto , é a união. 

O NORDESTE  É FOGO,  FRIO ,

LUTA  E  PAIXÃO.

O NORDESTE, meus conterrâneos, somos todos nós, com muito orgulho    e muita  paixão.

Amigos, nós somos o Nordeste, o Nordeste somos nós . 

                                                                08 de outubro de 2002

Iderval Reginaldo Tenório.

Juazeiro do Norte

 

Belchior canta "Fotografia 3x4" em um trecho do programa "MPB Especial", da TV Cultura ...
3 de jan. de 2017 · Vídeo enviado por Marcelo Sauaia
FOTOGRAFIA 3X4"Eu me lembro muito bem do dia em que eu chegueiJovem que desce do norte ...
5 de nov. de 2018 · Vídeo enviado por JC Pasquini
Alucinação é o segundo álbum do cantor brasileiro Belchior, lançado em 1976 pela Polygram.Produzido por ...
12 de jan. de 2014 · Vídeo enviado por Volta Belchior

6 comentários:

Sandritty disse...

Uau! Vc é um autêntico Nordestino e retratou o nosso Nordeste maravilhosamente. Show

Unknown disse...

Muito bom ,poeta. Definiu o Nordeste com todas as letras;se faltar,o nordestino com sua mente fértil,completará.

Unknown disse...

Parabéns Nordestino

Marcus Ribeiro disse...

Já disse tudo que representa uma razão sobre o Nordeste do Brasil e uma grande reflexão!

Unknown disse...

Fantástico este relato sobre o nordeste. O Sr. É também uns dos grandes representante do nordeste.

Unknown disse...

Que maravilha!Êta forró bom!Amoooooo!💋💗💗💖