quarta-feira, 11 de novembro de 2015

UMA ECONOMIA SEM PERNAS PARA ANDAR E CORRER

CONVERSAS FACE A FACE, CARA A CARA, CONVERSAS EM LINHA DIRETA.






UMA ECONOMIA SEM PERNAS PARA ANDAR E CORRER
UMA ECONOMIA SEM PERNAS PARA ANDAR E CORRER




Caros amigos com a politica brasileira de valorizar o consumo doentio , os lares de classe media e média baixa  esqueceram  de estudar, de valorizar a escola e  desaprenderam que é a escola o maior patrimônio de uma sociedade.  




Todas ou quase todas, isto é, 93% têm tablets, computadores, geladeiras, fornos de micro-ondas, roupas de marcas, tênis, televisores leds,    telefones,  comem muito fast-food (comida rápida) e 30%  possuem carros ou  motos, tudo devido esta avalanche irresponsável de consumo, que só serve para transferir  as divisas brasileiras para o exterior e comer o patrimônio da nação ,  uma vez que,  o país pouco produz e muito  consome,  isso  faz com que os empregos sejam  gerados  no setor de consumo, este setor apenas incrementa a importação do que não se produz , é a institucionalização pesada da importação     e o empobrecimento da nação , visto que os fabricantes  estão instalados no exterior, principalmente EUA , Europa e China , o famoso, prepotente e maldoso  G8.

 Consome-se muito e nada se produz, então  tem que comprar do exterior (importar) . Exporta-se as suas commodities  carnes, algodão, madeira, soja  ferro in natura  e outros minerais a preços baixos  que depois voltam com agregação de valores em formas de equipamentos, roupas, sapatos, utensílios de uma maneira em geral, chaves de precisão, tesouras etc e etc, a coisa está feia.


A nossa matéria  prima além de uma parte para  exportação,  outras partes têm que ser  usada no país   na fabricação dos manufaturados , na indústria pesada , no desenvolvimento de tecnologias agregando valores e na geração de  empregos neste setor, o setor de produção que oxigena o verdadeiro PIB. 


Roupas, sapatos, Carros , maquinas , televisores celulares e o diabo a quatro são importados ou aqui montados , vejam bem, não são fabricados aqui , são montados, as peças vêm de fora, vêm encaixotadas  do exterior , são importadas e levam toda a economia da nação. O PIB brasileiro além de crescer pouco, não cresce no setor de produção que gera riquezas , a cada ano que passa a indústria brasileira míngua e mais  itens de consumo são importados, as indústrias migram para regiões com menores custos de produção.





 Comecem a olhar as etiquetas dos produtos aqui consumidos e vejam onde são fabricados, muitas destas fábricas são de brasileiros que as transferiram para os tigres asiáticos à procura de incentivos à produção, está aí a diferenciação do PIB.  PIB bom é aquele que cresce tendo a participação deste setor em maior percentagem, ele  gera riqueza , exporta o que sobra e trás divisas para a nação.


          Voltando ao setor Educação, tema atrelado ao PIB e à produção.



Procurei um livro numa destas casas e não encontrei, procurei um jornal, não encontrei, vi muitos carregadores de celulares, muitos xampus e perfumes, fiquei assombrado, não vi um jovem estudar.


O jovem está matriculado  mas não tem aulas, não tem  professor, não tem livros,  merenda e nem transportes. O governo ensinou isto aos pais e às crianças , os pais compram tudo, consomem tudo e não priorizam a escola, foi isto que aprenderam com os gestores.
Os lares precisam de genitores responsáveis por suas crias, os jovens precisam estudar e para estudar têm que ter escolas boas.

O Brasil  está fabricando um exército de consumidores de bens importados e não está ensinando a produzir ,  o pior meus amigos, ainda existe um grupo de homens que diz que isto é bom, será que estes homens estão certos? Será que esta penca de shoppings é bom para a nação ? será que não é uma das maneiras de empobrecer o  país? Será que não é  uma das técnicas para mudar os costumes , a cultura , o orgulho e enviar os dólares da nação para outros países?
Amigos eu não acredito em progresso ou em desenvolvimento sem a sedimentação da educação,  de nada adianta se o jovem não estiver na escola, eu inclusive acredito que  isto é um atraso, é subserviência aos dominantes.
 Um dia a nação não terá mais nada para vender, um dia as commodities cairão de preços , aparecerão outros fornecedores de commodities para os nossos compradores como aconteceu com o café, com o cacau e com os outros produtos, nesta época o pais cairá no ostracismo de uma vez, o fosso será maior, nem industria, nem commodities , como consequências morrerão o comércio e  os serviços, será o pais descendo a ladeira a inaugurar mais duas décadas de recessão . O país precisa acordar.


O setor Consumo (  o Comercio e os serviços) é  um setor diferente, se o que a população consome é produzido na nação , ele alavanca a economia, se os produtos são importados , o setor é prejudicial a economia, enquanto mais se consome mais dinheiro é transferido para os produtores e fornecedores.

Obs- quase todos os produtos de beleza como tesouras, shampus, cremes, perfumes , alisantes e o diabo a quatro são importados, ser campeão em consumo de produtos de beleza ,  esta enxurrada de casas de entretimento, este estouro em viagens para o exterior, salões de beleza, próteses mamárias, próteses glúteas são maneiras de empobrecer a nação.




O Brasil não vai bem, tem que investir pesado na educação, diminuir o custo Brasil, incrementar a indústria, as suas commodities têm que ser processadas aqui, só a venda das commodities não pode ser o sustentáculo da economia, as manufaturas e maquinas consumidas terão que ser produzidas aqui , aí sim o país crescerá, saravá. 
 O Brasil de 2014  não tem escola para os seus jovens, como dizer que um país deste vai bem ? o país só irá bem quando tiver os seus filhos em boas escolas principalmente os mais fracos financeiramente, depois se incrementa o consumo.
Tudo que se fala de empregos no setor consumo perde o sentido  com a ausência da cidadania ,  para a qual é a Escola a sua maior arma.
Quem não entender assim está anestesiado pelas propagandas ou não gostam do povo brasileiro, não gosta do jovem necessitado, eu conheço da matéria e muito.
Iderval Reginaldo Tenório





Iderval Reginaldo Tenório





Nenhum comentário: