sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Meirelles desconversa sobre hipótese de assumir Ministério da Fazenda

Adicionar legenda

Meirelles desconversa sobre hipótese de assumir Ministério da Fazenda



SE O MEIRELES VOLTAR É UMA DEMONSTRAÇÃO CLARA QUE LULA JÁ ASSUMIU O GOVERNO OU É O PMDB DANDO O GOLPE NA DILMA , LEVY ESTÁ MAIS PARA O PSDB DO QUE PARA O PT-Iderval Tenório


FÁBIO MONTEIRO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles desconversou sobre a possibilidade de assumir o comando do Ministério da Fazenda, especulação que ganhou força nos últimos dias. Ao ser questionado sobre as chances reais de assumir a pasta, Meirelles disse que não comenta especulações.
"Não há convite concreto, e eu não comento especulações ou nenhum tipo de hipótese", disse o ex-presidente do BC. Ele também preferiu não responder perguntas de jornalistas sobre a atual política econômica do governo, por conta do "barulho" em torno de seu nome.
Sobre a relação com a presidente Dilma Rousseff, Meirelles disse que sempre manteve uma relação cordial e muito produtiva, desde os tempos que eram colegas de ministério do governo Lula. "Minha experiência [com ela] sempre foi tranquila, com convergência e divergências em pontos de vistas, o que é normal", afirmou.
Durante sua exposição, Meirelles disse que é preciso reduzir a carga tributária, na contramão do que tem defendido o governo.
"Se olharmos a frente, no médio e longo prazos, precisamos discutir a questão da carga tributária no Brasil sim. Vislumbrar a frente uma queda da carga tributária. A curto prazo, pode haver algum aumento temporário, mas isso precisa ser demonstrado para a sociedade por que é temporário, o que vai acontecer e o que vamos fazer a frente para que venha a cair", disse Meirelles.
Com relação a proposta de recriação da CPMF, Meirelles disse que não está no lugar das pessoas responsáveis para analisar os gastos e que fica difícil avaliar se existem outras alternativas. Mesmo assim, ele criticou o imposto.
"CPMF não é necessariamente um imposto positivo, no sentido de que existem diversas formas de tributação que são mais produtivas para a economia, ou menos negativas", disse o ex-presidente da autoridade monetária.
Meirelles disse ainda que a política monetária pode oscilar dependendo dos cenários econômicos e ter maior ou menor poder na economia, "mas, em ultima análise, é o instrumento que tem mais eficiência no combate a inflação".

Nenhum comentário: