terça-feira, 26 de agosto de 2014

Israel e Hamas concordam com trégua duradoura

Israel e Hamas concordam com trégua duradoura

Porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, é carregado por palestinos que comemoram o que eles disseram ter sido uma vitória sobre Israel após o alcance de cessar-fogo
Foto: MOHAMMED SALEM / REUTERS
Momentos antes, ataque com morteiro matou um israelense e feriu seis perto da fronteira com Gaza
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
26/08/2014 10:45 / ATUALIZADO 26/08/2014 15:14



Porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, é carregado por palestinos que comemoram o que eles disseram ter sido uma vitória sobre Israel após o alcance de cessar-fogo - MOHAMMED SALEM / REUTERS
CAIRO — Israel e Hamas concordaram nesta terça-feira com uma proposta do Egito de cessar-fogo duradouro, mas sirenes de foguetes continuaram a soar no Sul do território israelense depois das 19h (locais), momento em que a trégua entraria em vigor. Pouco antes do anúncio do acordo por autoridades egípcias e palestinas, 15 projéteis foram disparados a partir da Faixa de Gaza contra Israel, segundo o Exército. A explosão de um morteiro em Eshkol, perto da fronteira, matou um israelense e deixou seis feridos, um deles em estado grave.

O acordo enfrenta resistência de algumas autoridades israelenses, com os ministros Naftali Bennett, Avigdor Lieberman e Yitzhak Aharonovich já manifestando sua oposição, antes mesmo de o governo de Benjamin Netanyahu se pronunciar oficialmente. Já do lado palestino, milhares de pessoas foram às ruas comemorar o que eles consideraram uma vitória sobre Israel.
O Ministério de Relações Exteriores de Israel informou em comunicado que o país concordou em abrir as fronteiras de Gaza para liberar a entrada de ajuda humanitária e materiais de construção no enclave palestino. Conversas sobre outras questões serão retomadas um mês após o início da nova trégua.
“Conversas indiretas entre as duas partes sobre outras questões serão retomadas em um mês a partir do cessar-fogo... marcado para começar às 13h (hora de Brasília)”, diz a nota.
Segundo uma fonte citada pelo jornal “Haaretz”, não há necessidade de uma votação do gabinete israelense para a aprovação da proposta. O acordo não incluiria exigências do Hamas como a de construção de um porto, de um aeroporto e a libertação de prisioneiros. Em futuras negociações, os dois lados vão apresentar suas demandas, e Israel vai levantar a questão da desmilitarização de Gaza, segundo a fonte.
O cessar-fogo foi noticiado pela agência estatal de notícias egípcia Mena e confirmado oficialmente pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, cerca de uma hora depois de o negociador do grupo militante palestino Hamas, Moussa Abu Marzoul, antecipar que um acordo havia sido alcançado para acabar com o conflito que já dura 50 dias. O Ministério das Relações Exteriores no Cairo deve emitir um comunicado mais detalhado sobre os pontos da nova trégua, de acordo com duas autoridades egípcias.
O anúncio veio após o líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, dizer que estava próximo a um entendimento diplomático que atendesse aos anseios do povo palestino. O conflito entre Israel e os grupos armados na Faixa de Gaza, que iniciou em 8 de julho, deixou mais de 2.130 mortos do lado palestino e 68 entre os oglobo.

Nenhum comentário: