quinta-feira, 29 de maio de 2025

É DEMOCRÁTICO O ENEM? O POBRE VERSUS O RICO

                                                .

     MEU PRIMO IRMÃO  ANTONIO REGINALDO E O MESMO PÁSSARO NA SERRA

DO ARARIPE PERNAMBUCO.                                     .Pode ser uma imagem de 1 pessoa, papagaio e lorico

                                           Nenhuma descrição de foto disponível.

 11 de agosto é o Dia do Estudante - SOMOS Educação

 Dia Internacional do Estudante: uma homenagem em memória da bravura. -  Faculdade IBRA Blog
 
Pesquisa aponta falhas no monitoramento das cotas raciais nas universidades
 
Pandemia tirou renda da classe média e aumentou desigualdade no Brasil,  aponta FGV
É DEMOCRÁTICO O ENEM? É EXCLUDENTE? 
OU 
É UM CRIME CONTRA A BAIXA RENDA
 
                                           CRODINEY DA SILVA x ROSIVELTINO GIBSON

                      Crodiney mora num bairro periférico, trabalha como empacotador de um supermercado e os pais são assalariados de baixa renda, a mãe é domestica e o pai serviços gerais.

                      Estuda no Colégio Estadual Clemente Cipó. As aulas só começaram 60 dias após o início do ano letivo. Das 08 disciplinas, apenas  03 tem professores, foi assim os três últimos anos do Crodiney.

                    Mora numa rua enladeirada e sem calçamento, a casa fica  no meio de uma  pirambeira. Dois anos atrás um barranco quase derruba a casa do Crodiney depois de uma torrencial chuva. A  alimentação do jovem é a base de macarrão e refresco, poucas são as proteínas, mesmo nestas condições,  é um jovem que pensa no futuro.

                  Rosiveltino, classe média alta, mora num bairro nobre da capital, bairro Ouro do Sucesso, na cobertura da Mansão Diamante House. Não trabalha, vive de casa para a escola, o clube e o curso de inglês. Os pais são formados e tem o curso superior completo, o pai é Engenheiro Eletricista, tal qual o seu avô, e a mãe uma Médica especialista em oncologia.

                  Estuda no Colégio Pan-Europa do Futuro, as aulas foram pré anunciadas com um curso preparatório para os novos alunos 15 dias antes do início do ano letivo. Das 08 disciplinas previstas, 06 são ministradas por professores PhD e mestres, a rotina do aluno nos últimos três anos foi estudar em boas escolas. O Rosiveltino é um ótimo aluno e sonha em seguir o caminho dos pais, estuda inglês  e mandarim  numa boa escola, disciplinas extra curriculares.

                   O país que eles moram não prioriza o ensino básico, fundamental e nem o médio. Os ricos e a classe média alta estudam em boas escolas, os pobres ocupam as vagas nas escolas publicas ou privadas de péssima qualidade,  é o aluno pelo aluno. Nada é feito para melhorar o ensino até os 18 anos, fica por conta das famílias e cada uma trilha o seu caminho.

                   O país possui as suas Universidades Públicas Federais, algumas Escolas Superiores Particulares de boa qualidade e um balaio de escolas pagas de péssima qualidade.

                   Para ingressar nas Escolas Federais gratuitas, em vez do vestibular Escola por Escola, Região por Região, o governo criou o ENEM, um sistema no qual, com a mesma prova o aluno escolhe a escola que quiser cursar, vai depender de suas notas, as maiores têm a autonomia de escolher a Universidade de sua preferencia em qualquer estado do país.

Quem obterão as melhores classificações? Os milhões de Crodineys ou os milhares de Rosiveltinos ?

 É democrático o ENEM? É excludente? Ou é um crime contra a baixa renda? Quantos Crodineys existem no país? 

 Jovens Crodineys, não desistam, insistam, estudem e façam de tudo para crescer, o Brasil foi feito por  muitos Crodineys . 


Quando um Crodiney quer,  ele consegue e com muita garra mesmo pedalando ladeira acima,  nadando contra as correntezas nos rios repletos de piranhas, lutando contra os Leões  da raia alta e sendo esmagados pela ausência das  Políticas Públicas educacionais. 
 
Quando um Crodiney ascende socialmente, não se transforma num subserviente e nem num analfabeto funcional em várias áreas, notadamente na política,    merece muito respeito 
 
É injusto o filho do rico herdar todas as riquezas dos pais, todos os privilégios sociais e na ciência política um espaço privilegiado, ocupar o espaço dos pais em todos os setores, inclusive na politica, apenas pelo sobrenome. É o nepotismo em voga.  Porém, o mais injusto é o pobre não ter a chance de sair da pobreza e nela se perpetuar


Iderval RegnaldoTenório
 
 

 
             A criação, finalidade e destino do ENEM

Criação: O Enem foi criado em 1998, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, com Paulo Renato Souza como ministro da Educação.

 Objetivo inicial: Avaliar o aprendizado dos alunos do ensino médio e fornecer dados para o MEC auxiliar na melhoria do ensino.

  Evolução: A partir de 2004, o Enem passou a ser utilizado como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, e em 2009, passou a ser usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

O EXCLUDENTE ENEM


O  ENEM avalia o nível de conhecimento  global de cada participante, o nível de escolaridade de cada região, Estado , município e de cada escola .
 
O injusto do ENEM é que o resultado é avaliado na mesma régua . Os classificados escolhem em qual escola  quer estudar, independente do local que tenham feito a prova.  O Enem  é Universal e vale para todo o Brasil.
 
 As melhores notas escolhem as vagas dos principais cursos, nas melhores escolas Públicas do País,  tirando qualquer chance do pobre acender na escala SOCIAL, uma vez que são oriundos de escolas de baixa qualidade, muitas vezes desconhecem até o conteúdo das questões.
 
O ENEM não considera a origem do aluno e nem o nível da Escola que o mesmo estudou.  As caras escolas privadas preparam os seus alunos visando as provas do ENEM e de olhos bem abertos para ocupar  as melhores Universidades Públicas do país. A finalidade do aluno é passar, tanto que, nas vésperas das provas são revisadas todas as matérias  estudadas durante o ano letivo. A única ocupação destes estudantes é estudar, tem por obrigação passar nesta avaliação nacional e enviesada.
 
 
O ENEm tem três degraus- SISU,   PROUNI  E FIES.
 
Notas máximas-"SiSú" é uma abreviação do "Sistema de Seleção Unificada", um sistema do governo brasileiro que permite aos candidatos se inscreverem em Universidades públicas do país.

Notas médias -O "ProUni " (Programa Universidade para Todos) 
 
Notas baixas Classificatórias-  " FIES" (Fundo de Financiamento Estudantil) são programas federais que visam facilitar o acesso ao ensino superior, mas com mecanismos diferentes: 
 
o ProUni oferece bolsas de estudo, enquanto o FIES oferece um empréstimo estudantil. 
 
É possível, em algumas situações, utilizar ambos os programas conjuntamente, desde que o estudante tenha uma bolsa parcial do ProUni e utilize o FIES para cobrir a parte restante das mensalidades

É injusto o filho do rico herdar todas as riquezas dos pais, todos os privilégios sociais e na ciência política um espaço privilegiado, ocupar o espaço dos pais em todos os setores, inclusive na politica, apenas pelo sobrenome. É o nepotismo em voga.  Porém, o mais injusto é o pobre não ter a chance de sair da pobreza e nela se perpetuar. 
 
 Iderval Reginaldo Tenório

Martinho da Vila - O Pequeno Burguês (O Pequeno Burguês)

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3:07
"O Pequeno Burguês" faz parte do álbum ao vivo "O Pequeno Burguês" de Martinho da Vila. Gravado no Teatro FECAP, São Paulo.
YouTube · Nas Nuvens Music Group · 8 de dez. de 2016

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10 comentários:

Anônimo disse...

DR.LINO. É excludente.

iderval.blogspot.com disse...

Dra.e professora Dione É isso mesmo, embora o ENEM tenha sido pensado como um instrumento de democratização, ele acaba reforçando desigualdades já existentes no sistema educacional. Para que o exame cumpra, de fato, seu papel social, é necessário investir em políticas públicas de base, que promovam equidade de oportunidades desde os primeiros anos de escolarização. Somente assim será possível transformar o ENEM em um verdadeiro instrumento de inclusão.

iderval.blogspot.com disse...

Drs. E professora Dione Tenório. O sonho de todo professor não é apenas ensinar, mas fazê-lo com dignidade: com condições adequadas de trabalho, valorização profissional e investimentos reais na educação. Sem esses pilares, não há como garantir um ensino de qualidade nem formar cidadãos críticos e preparados para o futuro.

Anônimo disse...

Dr.Naranael Vieira. Texto interessante!

Na maioria dos casos, o ENEM acaba sendo, na prática, um produtor de profissionais frustrados ou malformados. Ainda assim, se essa ferramenta — a meu ver ineficaz — existisse na minha época, quando o aluno não fingia estudar e o professor não fingia ensinar, talvez eu tivesse ido mais longe e, quem sabe, contribuído ainda mais com a sociedade.

Anônimo disse...

Parabéns, você é exemplar e vencedor. Parabéns. Iderval Reginaldo Tenório. Para todos nós o cumprimentamos e tiramos o chapéu.

iderval.blogspot.com disse...

Pastor Francisco. Concordo plenamente
Com a concorrência desleal em relação ao sistema de ensino do nosso pais mas acho que o meio em que nascemos tem uma grande parcela de responsabilidade pois acredito eu que a educação começa em casa.
Um jovem que nasce num ambiente sem amor e respeito contribui para que esse jovem
perca o referencial de amor e respeito que os pais possam transmitir mesmo que sejam humildes e iletrados.Acho na minha opinião que é muito mais benéfico e vantajoso para um jovem nascer em um lar estruturado e com amor do quê nascer num lar destruído e com muito dinheiro.
A concorrência começa a partir daí. Um pobre bem nascido num ambiente de cuidado e amor já leva uma grande vantagem em relação ao nascido em berço de ouro.

iderval.blogspot.com disse...

Dra. Milena Mesmo com as cotas, ainda tem muito a melhorar. Na verdade, a educação de base não é melhorada como projeto do poder hegemônico para impedir a perda dessa hegemonia

iderval.blogspot.com disse...

Dr.lino Nada justifica, na Argentina é assim, um país menor o nosso, agora o ensino virou mercadoria.

iderval.blogspot.com disse...

Publicou como anônimo. Meu caro Iderval
Ildo
Vou responder neste espaço, porque li neste espaço sua queixa sobre ensino. Sou um mateiro que conheceu a cidade aos 11 anos, estudei o primeiro grau em tempo integral, metade público e metade particular com a mesma professora, fiz segundo grau no famoso Colégio da Bahia (Central) público que aprovava universitários sem cursinho. A derrocada começou mais menos em 68 com Mobral, que não deu certo e logo depois o desmanche total começado por Jarbas Passarinho um Coronel Ministro da Educação. Em 71 já na Clínica nossa na graça tomei um grande susto quando vi uma daquelas mansões do bairro transformada em Cursinho, professor com microfone, meninas de minissaia e meninos cabeludos e de chinelo. O professor era dono de uma bela casa de praia e um barco de passeio. Imaginei fosse de algum consulado americano ou alemão, sei lá. O colégio da Bahia (e os demais colégios públicos) viraram uma pocilga pra dizer pouco. A empregada de minha irmã é diplomada por EAD em Serviço Social (com Diploma e beca) mas o nome que ela assina você não consegue ler. O porteiro aqui do prédio, analfabeto funcional informou muito feliz que está fazendo um curso de Administração, já pagou 1.500,00. Diz que o professor fala muito bonito.
Antes de ser fiscal do Conselho fui fiscal de Planos de Saúde e da Previdência. Uma vez mandei pagar 50% duma fatura sem corrigir e o dono três meses depois não tinha reclamado. Paro por aqui. Não foram os últimos Presidentes que criaram este caos.
Isto é só o começo e vê está falando dos últimos anos, mas a coisa é muito antiga.
Com sonsideração
Anônimo.

Anônimo disse...

Lino Dr. Ricos pra que temos que expropriar toda riqueza e todos termos os mesmo valores.