sexta-feira, 15 de março de 2024

DISSE RUI COSTA- o GOVERBADOR TEM QUE "pisar no calcanhar" e "fungar no cangote

 

Nota de Repúdio às declarações de Rui Costa

Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress

Em recente entrevista à Rádio Metrópole segunda-feira (11/03), o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, expressou uma visão anacrônica sobre o funcionalismo público, destacando uma suposta "tendência à inércia", ressaltando que, em sua visão, o presidente, governadores e prefeitos precisam "pisar no calcanhar" e "fungar no cangote" dos servidores(as) para serem mais eficientes.

Tais declarações reacenderam discussões sobre sua postura em relação aos servidores públicos, um tema crítico desde sua gestão como Governador da Bahia, marcada por contradições em torno de políticas salariais e de direitos dos trabalhadores.

Historicamente, Rui Costa tem atacado o funcionalismo público, com iniciativas que, envoltas pelo discurso neoliberal da “modernização”, se revelam como práticas de arrocho salarial e retirada de direitos. Seu mandato no governo estadual foi marcado pela reforma previdenciária e administrativa, contraditoriamente contrário ao que defendia na Câmara Federal o seu partido político, o Partido dos Trabalhadores (PT). É vergonhoso que um Ministro de Estado da Bahia, filiado ao PT, tenha uma visão míope, estereotipada e desrespeitosa, que apenas contribui para a desqualificação do serviço público brasileiro.

É preciso destacar que Rui Costa, com suas políticas nefastas, autoritárias e antidemocráticas, ocasionou uma defasagem salarial de aproximadamente 54%, em virtude da não recomposição das perdas inflacionárias dos anos de 2015 a 2022; instituiu mudanças no sistema de previdência, com quatro reformas visando sempre alterar as regras ampliando o tempo e a alíquota de contribuição e modificando os cálculos de aposentadoria; provocou o sucateamento do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos da Bahia (Planserv) reduzindo o repasse do Estado de 5% para 2%. Os reflexos de tais ações têm prejudicado a vida de 270 mil servidores estaduais civis e militares, ativos, aposentados e pensionistas do governo baiano

Nenhum comentário: