sábado, 3 de fevereiro de 2024

ZEZINHO E A CARROÇA

                                  A Gazeta Digital: CARROCEIRO

Lula e Bolsonaro, a carroça e o burro - Bahia na Política por Jair Onofre

  


      

                          ZEZINHO E A CARROÇA

Zezinho  insistia em não estudar, o pai   era incisivo:  "se não estudar, no futuro vai ganhar uma carroça para o trabalho."
O menino não dava trela, até o dia em que se arvorou e com a certeza que era  o  " sabe tudo",  falou para o  cuidadoso pai:
__"pai, o senhor é muito preconceituoso. A profissão de carroceiro é tão digna como as demais, inclusive como  a do senhor.  O carroceiro ganha  a vida com honestidade,  é um trabalhador e  tem que ser  respeitado."
O pai cautelosamente falou para o filho:
__"filho você não entendeu, você está equivocado, você não será carroceiro, seria muita garapa para você, seria um grande privilégio".
Continuou:
"Zezinho meu filho, os carroceiros só são carroceiros porque não tiveram a chance de estudar, esta oportunidade que você tem e não leva a sério.  Tenha certeza, que os pais dos que são  carroceiros,   não tinham como educá-los e as autoridades não olhavam para os mais pobres.  Os homens que estão com as rédias do poder, lhes roubaram a  infância, a adolescência,  a  juventude, a autoestima e um futuro promissor.  Para sobreviverem honestamente,  muitos viraram carroceiros, pedreiros, ajudantes, zeladores, babás, lixeiros e ambulantes.  Se tivessem estudados, seriam professores, engenheiros ou outras profissões menos desgastantes, seriam patrões ou funcionários qualificados em todas as áreas de trabalhos. Você está cheio de razão,   os carroceiros merecem respeito."
Zezinho arregalou os olhos e atento prestou mais atenção ao discurso do pai.  O genitor  completou as suas palavras:

 __"Meu filho,  aquela história de que 
"Filho de gato, gatinho será" " filho de peixe, peixinho será" não é verdade, isso é no reino dos  irracionais, dizem isso para abortar a vontade do pobre. Para muitos, o pobre deveria continuar pobre e sem formação educacional. Até o Clero, Zezinho, prega esta propriedade, quando incentiva a pobreza, a feiura, o analfabetismo e o conforminsmo. Ele Prega diversas  malediscentes  doenças, como  a subserviência,  a servidão e a inacessibilidade à cidadania, quando afirmam :

"é mais fácil um camelo passar por um fundo de uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus". Com esta afirmativa,   está dizendo: "seja pobre, não cresça e não prospere. Os últimos aqui da terra  serão os primeiros lá no céu. Os pobres irão para o céu e os ricos para o fogo do inferno ou sofrer no purgatório".   

O filho de  um cachorro jamais será um Leão, o filho de uma piaba  jamais será uma Baleia ou um Tubarão, porém,   para os humanos isto é totalmente diferente, o cérebro é o senhor dos seres humanos.   
Muitos doutores, advogados, professores, atores, médicos e diretores são filhos de carteiros, marceneiros, vigilantes, de pequenos AGRICULTORES,  professores primários e  vêm de escolas públicas de qualidade. Basta uma boa família, foco nos estudos e a VISIBILIDADE DAS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS. Aqui nas alagoas Zezinho, a maioria dos letrados vem de pais lutadores, honestos  e não eram ricos. Muitos eram analfabetos, porém eram respeitados pela sociedade."
O Pai fez uma pausa, viu que o  Zezinho havia perdido o semblante de "o sabe tudo". Em seguida  pediu que o pai concluisse o seu pensamento. 
O pai continuou:

__"se não estudar Zezinho,  você vai ganhar é uma carroça no lombo, uma viseira de couro cru em cada lado da cara, tapando  as laterais.  Ganhará um bornal  de pano grosso, cheio de milho para servir de boqueira. Ganhará  também,   um rabicho de couro cru na traseira e chicotadas como incentivos.  Puxará 500  blocos para construção civil, três sacos de cimentos, dois de cal e um carroceiro sentado aos gritos a lhe  comandar."
Zezinho abaixou a cabeça,  calou o bico e  ficou a matutar. 
De soslaio e de mansinho,  pela tangente,  saiu em busca de um livro, um caderno, uma caneta, um birô e uma cadeira para se sentar.
Zezinho cresceu e deu rumo à vida.  Graças aos cuidados do atencioso pai,  hoje conta esta mesma história para os seus filhos e para os seus alunos.  
Zezinho conheceu a verdade e a importância dos ensinamentos dos seus genitores, dos mais velhos,  dos professores, da escola e dos familiares.   Zezinho tinha uma família e era uma peça importante  para sociedade, como são todas as crianças deste país. 
Basta gozar dos seus direitos, e as autoridades em vez de enricarem com o dinheiro publico, devolverem para a população em forma de serviços para todos, dando mais atenção  às  escolas de qualidade para os jovens até o curso médio, principalmente para os menos favorecidos, os mais pobres.
Iderval Reginaldo Tenório
 História que a minha mãe contava. Uma   índia  mesclada com Holandes. 
Nordestina   dos confins das  alagoas, Palmeira dos Índios e Arapiraca. 
A Importância da Escola, da Família e do Diálogo.
Dizia a minha mãe que no futuro, nem os animais pegariam peso.  Tudo seria feito pelas máquinas. Inclusve a profissão de carroeiro, seria extinta no país. 
No futuro a enxada seria a caneta e o solo adubado os papeis e os livros. 
 
Encerrava com estas palavras: a  maior fazenda de um homem é  o seu cérebro.
 
Filho de gato, nos seres humanos,  se estudar pode um dia ser um Leão.
Dentro de um  homem existem todos os animais, tudo é questão de educação e conhecimentos.  
 
O HOMEM É UM SER EM ETERNA EVOLUÇÃO.
 
Antonia Reginaldo da Silva e José Miguel da Silva


Luiz Gonzaga - Asa Branca ft. Fagner, Sivuca, Guadalupe - YouTube



16 de jul de 2015 - Vídeo enviado por luizgonzagaVEVO
Videoclipe oficial da música Asa Branca de Luiz Gonzaga feat. Fagner, Sivuca and Guadalupe de seu ...

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a mensagem, mestre! Todo pai e toda mãe deveriam lê-la e transmiti-la aos seus filhos!!! Grande ensinamento! Estou fazendo isso agora. Adorei as ilustrações!

Anônimo disse...

Excelente mensagem meu Grande amigo Dr Iderval!
Basta refletir e colocar em prática!
Parabéns 👏