domingo, 4 de fevereiro de 2024

LESÃO DE VAGINA E PRIAPISMO- TODOS DEVERIAM CONHECER

 Nenhuma descrição de foto disponível.


Lesão de  fundo de saco de Douglas.


Relação sexual com muita sede e sem as  preliminares, que são primordiais para  estimulação feminina para a mesma  não sofrer com a penetração, traz desconforto, ogeriza e medo na prática do SEXO. 


Uma matéria para os jovens e para quem se interessar pelo assunto. Acho que é de suma importância.  Eu enviaria para todos os meus contatos. 

 

         Os órgãos sexuais externos do ser Humano( Vagina e Pênis)

 

A Vagina do ser humano(da mulher) foi projetada para receber o pênis( do homem) para a reprodução da raça. Para acontecer naturalmente,  tem que haver a penetração no ato sexual. Neste ato, após fricções e espasmos, tanto o homem como  a mulher produzem  secreções e hormônios,  que proporcionam um grande prazer, o orgasmos sexual. Neste e em pleno orgasmo,  após contrações musculares em todo o corpo,  é ejaculado a semente masculina, os espermatozoides, na vagina da mulher. Com movimentos, sucções, espasmos  e recepção, os espermatozoides mergulham no útero, encontram o óvulo feminino  e o fecunda,  dando origem a mais uma vida. Este é o processo do surgimento de mais um ser humano por via natural. 

É de suma importância entender, que o  sexo além da propriedade da reprodução, é uma necesidade fisiológica e  uma atividade recreativa.

O ato sexual não deve ser realizado açodadamente e nem com muita força, pois no final da vagina, que está há 10 a 14 cms da vulva vaginal, existe o colo do útero.  Circundando a boca do útero, o colo, existe  o saco de Douglas. É de bom alvitre saber que a vagina é sanfonada, possui  elasticidade para acomodar pênis de todos os calibres e extensão, dentro dos padrões da normalidade, de 12 a 18 cms de comprimento e 2,0 a 2,5 cms de diâmetro, isto é, de  8 a 11cms de circunferência sem apresentar sofrimentos.

O homem, ao penetrar o pênis sem uma preliminar satisfatória, sem uma estimulação de secreções do prazer  e com muita força, o órgão sexual feminino não fica preparado e nem  receptivo para o ato.  A  depender das condições do pênis, tamanho, diâmetro, turgidez pétrea e lubrificação, pode, como uma espada, levar a intensas dores  e  até mesmo perfurar o fundo de saco, chamado  de Saco  de Douglas. Esta lesão, que é uma laceração, pode  levar a um grande sangramento, que pode ser externo, sangrar pela vulva vaginal para fora do corpo ou  interno, para dentro do abdome, levando a uma anemia  aguda hemorrágica, caso não receba socorro de imediato pode levar à morte a depender da extensão da perfuração.

Quando  acontece a ruptura do fundo de saco, o pênis pode atingir a cavidade do abdome,  topar com os intestinos e com todas as estruturas da pélvis feminina. Quando o sangramento é para dentro do abdome, a fraqueza, a moleza e alguns desmaios femininos, que acontecem, são atribuídos ao prazer sexual, quando na verdade estão ocorrendo devido a anemia aguda pela hemorragia interna. Trata-se de um caso médico de urgência e que o leigo por desconhecer não atenta para a gravidade,  ficando o atendimento postergado.

                                     Iderval Reginaldo Tenório

 

                                                PRIAPISMO

Dando continuidade ao assunto e de igual importância, é de bom alvitre  conhecer   uma alteração do pênis, chamada de  PRIAPISMO. Uma ereção espontânea e involuntária, como também uma ereção induzida nas preliminares do ato sexual ou no seu auto manejo. Priapismo é uma doença.

Neste caso, após a ereção,  o Pênis  fica pétreo e não volta ao normal. O homem sente muitas dores, o pênis fica muito rígido e sem oxigênio, podendo inclusive a sofrer uma necrose com todas as suas complicações. Tem que ser tratado com urgência urgentíssima, uma vez que a ereção é progressiva.

É  comum os dois, os parceiros sexuais,  serem encaminhados a um serviço de urgência para receber o socorro necessário.  Cobre-se os dois com um grande lençol, para não ficarem expostos, e aplicam-se os tratamentos adequados.

                                                 Iderval Reginaldo Tenório  

 

 

LESÃO DE FUNDO DE SACO DE DOUGLAS

 Pode ser uma imagem de texto

Câncer de Ovário - 

O que é saco de Douglas? Conheça essa região do corpo e saiba o que pode  causar sua ruptura 

 Pode ser um doodle de texto

 

 O PRIAPISMO

 

Doença de Peyronie e Priapismo – Dr Andre Meirelles

O Enfermeiro e Prof. Bombo - PRIAPISMO O QUE É? É uma ereção persistente  (mais de 4 horas),freqüentemente dolorosa, desencadeada ou não pela  atividade sexual. O nome priapismo vem da mitologia grega

 

Priapismo « Dr. Oscar Santis L. 

 

 

RESUMO DE UM ARTIGO  CIENTÍFICO 

Dr. Fernando Nestor Facio, urologista da Faculdade de Medicina

de São José do Rio Preto (Famerp)

O Priapismo: Trata-se de uma ereção involuntária e persistente, frequentemente associada à dor e que não necessariamente é desencadeada por um estímulo sexual. 

Existem algumas causas para esse problema, como doses elevadas de drogas que induzem a ereção, consumo de maconha e álcool. Os ser humano com  doença falciforme têm maior risco de ter priapismo. 

Existem alguns tipos de priapismo:

  • Priapismo isquêmico: caracterizado por uma baixa oxigenação no pênis e uma ereção muito dolorosa.
  • Priapismo não isquêmico: há um alto fluxo sanguíneo, geralmente  traumas e pancadas no pênis, por exemplo.
  • Priapismo isquêmico intermitente: semelhante ao isquêmico, porém, muito mais frequente em pessoas jovens e ocorre sempre durante à noite, causando ereções noturnas prolongadas acompanhadas de muita dor.

Tratamento

É feita uma punção com uma agulha no pênis para captar o sangue e esvaziá-lo. O urologista é o médico especialista indicado, não existindo no hospital e nem na região, um médico cirurgião tem total conhecimento e capacidade de socorrer o sofredor paciente.

                                       Iderval Reginaldo Tenório



 

11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo conteúdo, muito bom.

Beth

Anônimo disse...

Muito importante conhecer o assunto abordado.

Anônimo disse...

Super importante esse conteúdo.

Aurílio Reginaldo (Lila) disse...

Parabéns pela informação, obrigado primo 👏👏👏👏🙌

Anônimo disse...

Muito obrigada pelas informações. Valeu Tio Iderval. Abraço ❤️

Anônimo disse...

Parabéns mestre, por nos trazer algo interessante. Relembrar é um dos princípios de muita sabedoria.

Anônimo disse...

Excelente artigo da medicina sexual.

Wanessa disse...

Ótimo artigo

Wanessa disse...

Parabéns doutor excelente obrigado

Anônimo disse...

Boa noite meu amigo tudo bem? Obrigado pelas informações muito i represente o senhor é um mestre

Danilo disse...

Dr. Iderval meus parabéns pelo excelente assunto e sempre nos ensinando. Um grande de abraço.