domingo, 11 de agosto de 2019

ZEZINHO JUAZEIRNO E O SEU DEPOIMENTO O ANO ERA 197O


Childhood memories – The Mommypedia
Adicionar legenda

Resultado de imagem para CRIANÇA NORDESTINA

happy childhood.. only in villages Fotos Pessoas, Paisagismo, Fotografia De Pessoas, Vida No Campo, Paisagens, Belle Querida


ZEZINHO E O SEU DEPOIMENTO
O ANO ERA 197O
JUAZEIRO DO NORTE-CEARÁ
DIA DOS PAIS
09 DE AGOSTO DE 1970
DOMINGO  PELA MANHÃ

Num debate escolar, na semana dos dias dos pais,  um dos palestrantes assim falou:

“Existe o pai presente e o pai ausente”

Assunto em voga naquela época e nos dias atuais.

Dizia uma  famosa palestrante , era ela  uma psicóloga e orientadora familiar
“Pai presente é aquele que todos os dias brinca, pula, canta, fala, dorme em casa  , proseia, joga bola, anda de bicicleta, apoia, alimenta e está sempre com os filhos, pai ausente é aquele que foge deste padrão”.

Aquilo me deixou pensativo, ao chegar em casa  fiz a explanação para a minha mãe .
A nossa família apesar do pai ser o provedor financeiro seguia o sistema matriarcal, sendo a mãe o foco principal das condutas e da educação dos filhos, o pai passava 05 dias no sítio a capinar mato, a produzir leite, a produzir os víveres na agricultura e a garimpar fundos para investir na educação, no vestir e na socialização dos seus rebentos.

A mãe e os irmãos mais velhos  conduziam a carruagem repleta de crianças na cidade e o pai fazia força para carregar literalmente nas costas toda a família , o sistema era híbrido, o pai era o senhor de tudo, o provedor responsável ,  a mãe a mola mestra da família, era quem realmente  mandava  em tudo e sabia aplicar os poucos recursos priorizando a educação ,  a alimentação e repassando os ensinamentos morais do pai provedor.

Perguntei a minha mãe :

“ Mamãe pelo que assistir hoje na Escola,  é Papai um Pai ausente, nunca brincou comigo, nunca jogou bola, não dorme todos os dias em casa, não canta comigo, não conta anedotas, não anda de bicicleta, não proseia, não lê poesia , afinal é totalmente ausente, só o vejo nos dias de sábado e  domingo”

Mamãe parou, pensou, matutou, pesou, sopesou , fechou os olhos, dialogou baixinho com Deus e depois falou:

“Meu filho,  esta psicóloga não falou a verdade, ela apenas citou alguns fatos da imaginação humana a respeito de um pai, apenas citou o lado lúdico, o lado recreativo, o lado que  as crianças e os jovens esperam dos seus pais, ela omitiu o principal, ela não esclareceu o que é verdadeiramente ser um pai, ela se esqueceu de falar que pai é aquele que assume total e irrestrita responsabilidade sobre um determinado ser humano, seja ele filho legítimo ou  de criação , ser pai é aquele que luta e  trabalha em prol dos seus filhos , é aquele que em tudo tem como meta o bom futuro dos seus, ser pai é fazer de tudo para não deixar em dificuldades os seus dependentes.”

Fez uma providencial pausa e continuou

“Pai ausente meu filho é aquele que a mãe não sabe por onde ele anda, pai ausente é aquele que a família não sabe onde ele dorme, onde ele trabalha e se trabalha, pai ausente é aquele que desassiste a sua família, pai ausente é aquele que abandona os seus protegidos. Muitos meu filho, muitos   que fazem    o que a Psicóloga falou são pais ausentes, são apenas pais pro forma, são pais camuflados  , são pais recreativos e enganam os filhos com presentes , são pais regidos pela pecúnia, pais ausentes são aquele que acha que não tem família e com o dinheiro compra a sua presença.”

Fechou os olhos , se aproximou de Deus e complementou.

“Meu filho , o seu pai nunca dormiu fora de casa, todos os dias ele dorme com vocês, apenas num aposento mais distante desta casa, ele dorme no quarto que você nasceu na abençoada chapada do Araripe, todos os dias ele toma o seu café  sentado nesta cadeira vazia da cabeceira que nunca foi ocupada por outra pessoa, todos os dias ele pega a sua enxada , o seu enxadeco, o seu cavador, o seu pé de bode  de esticar arame, a sua foice e o seu cavalo e parte para a lida diária em busca do pão e do sustento de todos nós, o seu pai está presente em tudo, presente na rede que você dorme, no seu lençol feito de saco de açúcar, no café e no pão que você come antes de ir para escola, na sua roupa, no seu sapato, na água e no sabão que você toma banho, está presente nos livros, nos cadernos e na escola que você estuda e em tudo que tem nesta casa e que vocês consomem, o suor do seu pai está em tudo, principalmente no seu nome, sobrenome, na sua moral, nas condutas éticas e em todos os ensinamentos que você recebe , em tudo o seu pai está presente, ele está presente em todas as suas brincadeiras,  nas histórias que os professores, os seus irmãos e os seus amigos contam, o seu pai é um Pai presente , ele nunca está longe de você”

Deu outra pausa e pediu que eu fosse até a cozinha e pegasse uma colher das de  sopa, pegou a colher , rapou o seu próprio rosto e depois rapou o meu,  a colher veio cheia de suor e de uma substancia gordurosa,  me mostrou e falou:

“Aqui meu filho é o suor de sua mãe e o seu suor, fruto do suor do seu pai que  neste momento encontra-se  na velha Serra arrancando toco  para a nova plantação de mandioca e poder sustentar toda a família, tudo que você come tem o suor do seu pai e muito suor meu filho, e muito”

Agora quem matutou fui eu, o Zezinho, lembrei e contei a minha mãe que havia comido um saboroso doce de leite e no fim sentir o   gostinho de sal, aquilo me encabulou , me deixou pensativo: COMO PODE NUMA COLHERADA DE DOCE DE LEITE SENTIR O GOSTO DE SAL, COMO EXPLICAR?  A minha mãe sem titubear   falou em voz alta:

“ Meu filho,  este sal do doce de leite que você sentiu , é o sal do suor do rosto do seu pai, suor  este que se encontra  em tudo que existe na nossa família, nesta casa, no sítio, na roça, nas capoeiras, nos carrascos, nos espinhos dos pés, nas camisas rasgadas, nas botas grosseiras , no feijão com toicinho do seu dia a dia , na gasolina do Jeep, nas páginas dos livros que você estuda,   na escola e em tudo que você faz, seu pai é o mais presente dos pais, nunca se esqueça das palavras do seu pai, ele sempre fala que no futuro para se ganhar o pão  será preciso muita escola e muita educação,  as máquinas farão os serviços pesados, nem os animais pegarão peso, as carroças sumirão e os caminhões carregarão as mercadorias , estude, estude e estude para não viver puxando cobra prus pés. ”

Botei o meu calção e fui jogar bola, lá me sentir nos braços do meu pai, para todos os lados  via o meu pai torcendo e gritando, de vez  em quando gritava, GOOOOOOL.

“Papai,  muito obrigado ,  jamais poderei recompensá-lo por tudo que foi feito por todos nós, filhos legítimos, filhos de criação, primos, adotados, irmãos, amigos, parentes, compadres e comadres e todos que com o senhor conviveu na sua profícua e produtiva vida, Papai peço a sua bênção.” Zezinho

Salvador, 12 de Agosto de 2019

DOMINGO PELA MANHÃ

Zezinho Araripe Juazeirino Simplista da Silva

APENAS UM RAPAZ LATINO AMERICANO - BELCHIOR - YouTube


https://www.youtube.com/watch?v=Wk9JsWYIlWE

11 de jun de 2010 - Vídeo enviado por Vangodias
ALUCINAÇÃO (1976) PHILIPS/PHONOGRAM - O SEGUNDO E MELHOR ALBUM DE BELCHIOR.
14 de dez de 2013 - Vídeo enviado por RaDioLa¨
APENAS UM RAPAZ LATINO-AMERICANO Eu sou apenas um rapaz Latino-Americano Sem ...

FOTOGRAFIA 3 X 4 - BELCHIOR - YouTube


https://www.youtube.com/watch?v=UyYH1biSlBY
11 de jun de 2010 - Vídeo enviado por Vangodias
ALUCINAÇÃO (1976) PHILIPS/PHONOGRAM - O SEGUNDO E MELHOR ALBUM DE BELCHIOR.
3 de jan de 2017 - Vídeo enviado por Marcelo Sauaia
Belchior canta "Fotografia 3x4" em um trecho do programa "MPB Especial", da TV Cultura ...
12 de jan de 2014 - Vídeo enviado por Volta Belchior
Alucinação é o segundo álbum do cantor brasileiro Belchior, lançado em 1976 pela Polyg
 
4 de nov de 2012 - Vídeo enviado por wally bond
APENAS UM RAPAZ LATINO AMERICANO-BELCHIOR-VIDEO ORIGINAL-ANO



Nenhum comentário: