quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

JUAZEIRO DO NORTE-Roteiro pelo território do Geopark Araripe – Ceará Como chegar ao Cariri

Resultado de imagem para PADRE CICERO
Adicionar legenda

Roteiro pelo território do Geopark Araripe – Ceará



Aeroporto de Juazeiro do Norte
Adicionar legenda
Aeroporto de Juazeiro do Norte
Chegar nas cidades do Cariri, ao menos no centro delas, é tão fácil que pode até decepcionar os mais aventureiros.
Para começar, há um aeroporto de tamanho bem considerável em Juazeiro do Norte, a maior cidade da região. Isso encurta as distâncias, já que Fortaleza e Recife estão a menos de uma hora de voo.
Aeroporto Regional do Cariri – Orlando Bezerra de Menezes
Recebe diversos voos comerciais diretos e diários da Gol, Avianca e Azul, vindos de Brasília, Recife, Fortaleza e São Paulo (três horas de voo entre Guarulhos e Juazeiro do Norte, pela Avianca).
Rodoviárias
Todas as cidades citadas neste site, com exceção de Santana do Cariri, possuem linhas regulares interestaduais.
Gontijo e Itapemirim fazem os trajetos mais longos (de São Paulo ou Rio de Janeiro são 48 horas de viagem).
Viação Pernambucana liga Crato e Juazeiro ao interior de Pernambuco, assim como a Progresso (vai também para Bahia e Maranhão).
Guanabara é uma ótima forma de andar pelo sertão, mesmo entre as cidades do Cariri. Com ônibus novos e confortáveis, ela liga quase todas as cidades do Ceará e Paraíba e também vai à Petrolina, de onde saem estradas para todos os cantos do País. (Tem até uma piadinha, parodiando Luiz Gonzaga, que diz: “só deixo o meu Cariri, no último Guanabara…”)
Entre as cidades do Cariri
Primeiro, é importante dizer que todas as cidades citadas neste site estão a uma distância máxima de uma hora do Crato, cidade sede do Geopark Araripe. O mais prático, se quiser conhecer todo o território, é se hospedar por lá ou em Juazeiro do Norte (e não faltam bons espaços). Alguns lugares valem uma dormida, mas aí a questão é outra.
Para se locomover entre elas, é preciso seguir uma rota: há um triângulo em Juazeiro do Norte que separa as direções. Chamado de Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha) ele aponta para as três cidades.
Para um lado, Juazeiro do Norte (e demais cidades, como Caririaçu). Para o outro, Barbalha e Missão Velha. Para o terceiro, Crato, Exu, Nova Olinda, Santana do Cariri, Assaré e Potengi.

Há transportes alternativos e ônibus regulares fazendo os seguintes trajetos:
Missão Velha -> Barbalha -> Juazeiro do Norte (CE-o60)
Assaré -> Nova Olinda -> Crato (CE-388 + CE-292)
Juazeiro do Norte -> Crato -> Nova Olinda -> Potengi  (CE-292)
Crato -> Nova Olinda -> Santana do Cariri (CE-292 + estrada de Santana do Cariri)
Crato -> Exu (PE) (BR-122)
Fora dessas rotas, você precisará baldear de ônibus ou estrada no Crato ou em Juazeiro do Norte (pode fazer isso em frente ao Cariri Shopping em Juazeiro, sem precisar entrar na cidade).
Crato e Juazeiro do Norte são praticamente coladas, separadas por 15 km e uma avenida (na real, a CE-292, que vira Avenida Padre Cícero no trecho urbano). Há ônibus, Topic (van) a cada 10 minutos entre elas, até meia noite. Há também um metrô. ISSO! Metrô!
Faz a ligação Crato-Juazeiro. Mas para turistas, serve mais como trem turístico mesmo, já que não vai a nenhum ponto de interesse especial, ligando mais os bairros residenciais.
Dentro das cidades (zona urbana- rural)
A maior dificuldade, muitas vezes, é o transporte para os sítios (zona rural). São feitos em pick-ups D-20 (ou S-10) com as caçambas adaptadas com bancos, como pequenos paus de arara. Algumas linhas são bem frequentes, mas há outras que vão poucas vezes ao dia, ou às vezes, na semana. Em todas, há que se ficar atento aos horários da volta: a maior parte só funciona até às 17h.
Uma opção para trechos não tão longos é fretar um mototáxi, e combinar um valor para ir, esperar e voltar, ou pegar o telefone de algum local quando chegar no destino.
Há também táxis na maior parte das cidades, mas eles evitam estradas de terra.

Nenhum comentário: