quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

A TATU BOLA, A SUA PROLE E O CACHORRO LEÃO. .O HOMEM E O BICHO .

Resultado de imagem para a tatu e os seus filhotes
Imagem relacionada
                                           
Resultado de imagem para UM CACHORRO PEGANDO UM  TATU
Adicionar legenda

A TATU BOLA, A SUA PROLE E O CACHORRO LEÃO.
.O HOMEM , OS BICHOS E O MEIO AMBIENTE .

Era fim de tarde, de repente o cachorro leão saiu em disparada aos latidos , as glândulas olfativas acusaram tatus no seu reduto, foi atiçado o espírito de predador.
O Sertanejo de bornal a tiracolo, facão na cintura e cordas nos ombros seguiu os rastros do animal, o canino estava acuado com alguma caça.
Ao chegar na área e de longe, o cão avistou a confabular três filhotes tatus , um corria para um lado, pulava para o outro, ficava com os cascos no chão e as pernas para cima , estava a bailar, outro com o seu bicudo focinho e amarelo freneticamente cutucava a sua barriga , o terceiro grunhindo em alto e melódico som jogava-se por cima dos outros a gargalhar.
Da boca da toca surgiu uma velha e cuidadosa tatu que, maternalmente vigiava os seus rebentos e observava atentamente o cachorro leão.
Os filhotes eram semelhantes em tudo, no tamanho, na cor, no porte e com as mesmas características, eram do mesmo sexo, três fêmeas com quatro meses de idade e da mesma ninhada.
O cachorro de longe a observar, pensou em capturá-los e ficou a matutar, da boca da toca a mãe Tatu fincou o focinho entre as suas pernas por debaixo da amarela e peluda barriga ; e como uma bola cascuda rolou até as duas patas dianteiras do cachorro leão, os três filhotes de olhos arregalados pararam diante da inebriante cena, ficaram petrificados com o choque, eles não conheciam o bicho cachorro e nunca tinham visto a mãe se transformar numa bola.
O cão ficou assustado com a ATITUDE GUERREIRA DA MATRIARCA , cheirou o seu casco , a tocou com a ponta do frio nariz e a lambeu com a sua molhada língua.
A corajosa tatu desfez a defensiva bola , ficou sentada cara a cara, olho com olho com o cachorro leão a desafiá-lo ou a se oferecer em troca das vidas dos seus inocentes filhotes, estava decidida ao enfrentamento pelos filhos.
O predador em respeito levantou a cabeça, observou os três tatus mirins, olhou mais uma vez para a matriarca e vagarosamente foi até a boca da toca de onde saíra a velha matriz , medindo um raio de cem metros ao seu redor , o cachorro leão num movimento lento e preciso urinou compassado e metricamente em mais de 08 pontos demarcando em círculo o seu reduto, depois deixou o local após se despedir daquela família de tatus.
De volta à fazenda encontrou o seu esbaforido dono, os dois voltaram pelo mesmo caminho, foi dada a caçada como perdida .
Durante mais de 03 anos, o velho cão visitava periodicamente aquela bela família, fazia os mesmos movimentos, urinava nos mesmos locais, sempre a renovar o seu reduto.
Os outros cachorros que chegavam naquela região, logo que sentiam o cheiro da uréia e dos hormônios ao redor da toca davam meia volta e diziam:
"aqui não!, deu chabú, este é reduto do compadre leão."
E aquela família de tatus, com o passar do tempo e livre das garras dos predadores, principalmente do bicho homem, progrediu e procriou, deixando de ser uma das raças ameaçadas de extinção.
Belo cachorro, exemplar e corajosa mãe, inocentes filhotes e sábia natureza.
Predominou o instinto animal que sempre preza pela preservação do meio ambiente, enquanto o homem conspira pela destruição indiscriminada da mãe natureza, sabe os animais que a sobrevivência das espécies e o meio ambiente são irmãos siameses, são componentes importantes do mesmo ecossistema, um não existirá sem o outro, só o homem esqueceu deste milenar e indispensável conceito.
Viva a racionalidade dos irracionais.

O mundo precisa mudar o instinto de destruição dos racionais, tudo com o intuito de acumular coisas que continuarão na mesma terra.
O maior patrimônio do homem é a vida, o segundo a vida com saúde e depois o respeito à vida dos reinos animal e vegetal e a exploração do reino mineral preservando o meio ambiente, isto é, respeitando o ecossistema o maior patrimônio do globo terrestre.
Viva e respeite a mãe natureza, ao agredi-la o saldo será a eliminação de milhares de vidas.
A mãe natureza é imortal e vive em eterna metamorfose , perecem as civilizações e o globo continuará com o seu alto puder de recuperação e muito vivo.
A terra ainda terá cinco bilhões de anos para a ser literalmente englobada pelo sol, por ela ainda passarão milhões de civilizações , os homens são um nada diante da grandeza do pequeno planeta Terra , eles passarão .
Salve o Cachorro Leão, salve a Tatu mãe e viva o seu instinto que não deixou o bicho homem se aproximar daquela família, o resultado seria fatidicamente outro.
O homem é realmente um animal racional, primeiro eu, depois eu, por ultimo eu e nas cinzas o jeitinho racional, mais uma vez eu.
O Mundo é de todos e viver em harmonia é o seu lema.
Iderval ReginaldoTenório

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
PARA OUVIR O FORRÓ DO DR IDERVAL CLIQUEM LOGO ABAIXO.










Uma música de Aldo Souza/Israel Filho...simbora espalhar uma overdose de forró por esse Brasil a fora!!! Vambora na









Iderval Reginaldo Tenório




Tatu-bola

Principais características, habitat, alimentação, foto, tamanho e peso, risco de extinção, quanto tempo vive, classificação científica, curiosidades, resumo.










Tatu-bola: típico da caatinga do nordeste brasileiro
Tatu-bola: típico da caatinga do nordeste brasileiro

Dados, características e informações sobre o tatu-bola

- Nome científico: Tolypeutes tricinctus (tatu-bola-da-caatinga).

- Habitat: caatinga da região nordeste do Brasil (estados de Pernambuco, Ceará, Alagoas, Bahia, Sergipe e Piauí).

- Expectativa de vida: entre 13 e 15 anos (em seu habitat, na natureza).

- Hábito de vida: diurno e noturno.

- Comprimento (adulto): entre 45 e 50 cm (entre a cabeça e a cauda).

- Peso (adulto): entre 1,3 e 1,8 quilo.

- Alimentação: formigas, larvas de insetos, raízes, aranhas, ovos e frutas.

- Período de gestação: 120 dias

Risco de extinção:

- Infelizmente, o tatu-bola-da-caatinga encontra-se sob risco de extinção, apresentando o estado de conservação vulnerável. Entre as principais causas, podemos citar a destruição de seu habitat e a caça predatória. Nos últimos dez anos a população de tatus-bolas diminuiu cerca de 30%.

Classificação científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Xenarthra
Ordem: Cingulata
Família: Dasypodidae
Gênero: Tolypeutes




MAMÃE ESTOU TÃO FELIZ AGNALDO TIMÓTEO - YouTube

www.youtube.com/watch?v=RO1RMjYJytw

12 de fev de 2010 - Vídeo enviado por vangodias
MAMÃE ESTOU TÃO FELIZ AGNALDO TIMÓTEO: http://youtu.be/ RO1RMjYJytw A única q me amou de ...

aguinaldo timoteo - MAMAE - YouTube

www.youtube.com/watch?v=7yqqH5V5zco

20 de set de 2008 - Vídeo enviado por roberto miranda beto e kika
aguinaldo timoteo - MAMAE. roberto miranda ... Mãe, enquanto a vida em mim florir tua lembrança há ..

Nenhum comentário: