quarta-feira, 14 de maio de 2014

Universidades federais abrem 420 vagas para Medicina e maioria é no Nordeste

Adicionar legenda

Universidades federais abrem 420 vagas para Medicina e maioria é no Nordeste

Publicada em 14/05/2014 14:42:46
O governo federal divulgou, nessa terça-feira (13), por meio da portaria 274, a lista das Universidades Federais que receberam autorização para criar 420 novas vagas paracursos de medicina no interior do País. Ao todo, oito cursos de instituições do Nordeste, Sudeste e Centro-oeste do País serão contemplados.
A expansão na formação médica faz parte de uma série de medidas estruturantes que integram o programa Mais Médicos, com foco na diminuição da carência de profissionais médicos no País e na expansão do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo programa, serão criadas 11.447 novas vagas de medicina e 12.372 vagas de residência até 2017.
As 420 novas vagas serão oferecidas já a partir segundo semestre deste ano. O Nordeste é a região que mais receberá vagas, com um total de 240 vagas a serem oferecidas por cinco instituições. Outras 60 serão abertas no Sudeste e 120, no Centro-Oeste.
No Nordeste, as unidades de ensino vão oferecer os cursos em Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Barreiras, na Bahia; Parnaíba, no Piauí, e Caicó, no Rio Grande do Norte. No Sudeste, em Teófilo Otoni, Minas Gerais. No Centro-Oeste, em Jataí, Goiás, e em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.
Ampliação de vagas
Além de instituições públicas, a expansão de vagas também será implementada em universidades particulares. Conforme preveem as regras do programa Mais Médicos, essas instituições de ensino precisam estar em localidades que atendam à necessidade social da oferta de curso de medicina, além de contar estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde no município.
O Ministério da Educação já pré-selecionou 49 municípios aptos para expansão que estão recebendo visitas técnicas para verificação do cumprimento dos critérios pré-estabelecidos. As cidades contempladas estão distribuídas em 15 estados das cinco regiões do País e podem ser acessada pela Portaria nº 731.
Onde estão as vagas
-- Universidade Federal de Goiás - Jataí (GO) - 60
-- Universidade Federal dos Vales do Jequitiunhonha e Mucuripe - Teófilo Otoni (MG) - 60
-- Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Três Lagoas (MS) - 60
-- Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - Paulo Afonso (BA) - 40
-- Universidade Federal do Piauí - Paranaíba (PI) - 40
-- Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Caicó (RN) - 40
-- Universidade Federal do Sul da Bahia - Teixeira de Freitas (BA) - 80
-- Universidade Federal do Oeste da Bahia - Barreiras (BA) - 40

Nenhum comentário: