terça-feira, 27 de maio de 2014

HOMENAGEM AO MEU AMIGO E PACIENTE JURACY HENRIQUE








A FALTA DE UMA BOA ESCOLA,
A AUSENCIA DO ESTADO,
A IGNORANCIA DE UM POVO,
A FALTA DE UM CAÇA TALENTO
 E A EXISTENCIA DE CASSADORES  DE FUTURO,
CULMINA COM O ESQUECIMENTO
DE MUITOS JURACYS.
Iderval Reginaldo Tenório


Conhecedor da minha pífia importância  cultural diante de verdadeiros monstros sagrados que tenho conhecido, não poupo em falar: do   Patativa do Assaré, um dos maiores poetas bucólico e caipira deste país, cearense  da cidade do Assaré, autor de hinos como A TRISTE PARTIDA imortalizada na voz do Rei do Baião e VACA ESTRELA E BOI FUBÁ nas vozes do Luiz Gonzaga, do Fagner e do Pena Branca e Xavantinho, da Violeira Helena Meireles, a diva pantaneira que cantou o Brasil , do amigo João Silva  o maior parceiro do rei Luiz Gonzaga, autor de Viva Meu Padim, Tá Danado de Bom, Pagode Russo, Nem se Despediu de Mim e outras pérolas,  não canso em falar  do Juraci Henrique.



O Sr Juracy Henrique é meu amigo particular, um baiano nascido na cidade de Santo Amaro e que mora no pacato largo do Tamarineiro em Salvador, não alisou os bancos da Universidade,  mas   sabe e ensina aos estudiosos toda a História politica e literária da Bahia e do Brasil, Juraci é de impressionar, se tivesse estudado, seria um Ruy, um Gumercindo Bessa , grande jurista sergipano do século XIX, um Arnaldo Niskier, um Machado ou um Alencar, na Bahia outro Jorge e muito amado,  é um poço de cultura e de sabedoria , com os seus 80 anos bem vividos guarda na cabeça fatos históricos que só os gênios possuem.
O outro monstro é o meu amigo Lira Neto, jornalista jovem que com ousadia já biografou grandes nomes, como o Padre Cícero, Maysa e o Getúlio Vargas, Lira é de Fortaleza, é do Ceará.
 
  Para prestigiar os meus amigos faço questão de presenteá-los com livros, discos e casos, Livros do Lira( Principalmente Padre Cícero) e do meu mestre Patativa do Assaré( CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ  E ESPINHO E FULÔ), Discos da Helena e milhares de casos do Juraci Henrique da Silva.


  • Helena Meirelles - Me pega por favor (RARIDADE) - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=RE2d0iLhZDc

    13/02/2011 - Vídeo enviado por parruco20
    É uma melodia tradicional Mato Grosso do Sul, é uma belissima melodia.
  • Helena Meirelles ("Canta América") - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=RiU4Fg4Vbg0

    11/03/2008 - Vídeo enviado por mibrithos
    Trecho do documentário "Dona Helena", onde é exibida a passagem desta gravação do ano de 1994.
  • HELENA MEIRELLES - GALOPEIRA - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=kcyMi8mhFEg

    28/03/2013 - Vídeo enviado por Jaime Silva
    HELENA MEIRELLES NASCEU EM 13 DE AGOSTO 1924 EM CAMPO GRANDE MS PANTANAL SUL ...
  • Helena Meirelles - Som do Mato 3º Festival do Mercosul (02 ...

    www.youtube.com/watch?v=2pmXPKW2VAw

    16/01/2012 - Vídeo enviado por Claudinei Pecois
    Especial da TVE de MS - Som do Mato - 3º Festival do Mercosul -Helena Merelles.
  • HELENA MEIRELLES CHALANA 1994 INACREDITÁVEL ...

    www.youtube.com/watch?v=4aU4TiwSLCA

    01/11/2012 - Vídeo enviado por Jaime Silva
    HELENA MEIRELLES NASCEU EM 13 DE AGOSTO 1924 PANTANAL MATO GROSSO BRASIL ...
  • o mato grosso do sul de helena meirelles | tal - televisión ...

    tal.tv › Video

    Helena Meirelles e sua viola entre as belezas e os causos do Mato Grasso do Sul. O MATO GROSSO ...
  • HELENA MEIRELLES - A DAMA DA VIOLA - DOC ...

    www.youtube.com/watch?v=_ljCRJN7t4M

    31/07/2013 - Vídeo enviado por Tito Blueseiro
    HELENA MEIRELLES - A DAMA DA VIOLA - DOC - BIOGRAFIA - PARTE 01 - YouTube. Subscribe 59 ...

  • Paulinho da Viola - A Dança da Solidão [1972] | Completo ...

    www.youtube.com/watch?v=P1cBlr6PM6E
    08/11/2012 - Vídeo enviado por bizantino16
    Quinto álbum solo de Paulinho da Viola lançado originalmente em 1972. 1. 0:00 Guardei Minha Viola ...

    Nenhum comentário: