domingo, 25 de maio de 2014

O DESEJO DE COMPRAR COMPUSILVIVAMENTE É UMA DOENÇA. ONIOMANIA

 
Adicionar legenda
Oniomania
 
O Serasa Experian e o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo (HCSP) disponibilizaram nesta semana um teste para que o consumidor .

Segundo as instituições, estimativas baseadas em estudos clínicos apontam que cerca de 5% da população brasileira sofra de oniomania (desejo compulsivo de comprar).


Para Tatiana Filomensky, coordenadora do grupo de tratamento a compradores compulsivos do HCSP e uma das responsáveis pelo teste, este não é um diagnóstico da doença, mas dá indícios para que o consumidor faça uma autoanálise sobre o seu comportamento de consumo.


“Chegar a uma situação de super endividamento significa estar com uma média de quatro dívidas em aberto e comprometimento de mais de 30% da renda”, indica Tomás Carmona, gerente corporativo de sustentabilidade da Serasa. “Ele deixa de pagar até contas essenciais, como a escola dos filhos, o plano de saúde, a energia elétrica e a água”, afirma.


No Ceará, apesar da queda de 1,7 ponto percentual no índice geral de endividamento do mês de maio, houve crescimento de 0,6 ponto percentual na inadimplência, segundo a pesquisa da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio). O estudo mostra ainda que os fortalezenses comprometem 29% da renda com o pagamento de dívidas.


“A compulsão aparece entre os motivos de endividamento mais citados pelos cearenses. É ruim tanto para o consumidor, que por causa deste descontrole se vê impossibilitado de custear as necessidades básicas, quanto é para o comércio, que não recebe pelo produto ou serviço que forneceu”, afirma Alex Araújo, economista e diretor técnico da entidade.


Diferentemente da compra por impulso, quando a decisão de compra é tomada no próprio ponto de venda, ou da aquisição de produtos por motivo de necessidade ou prazer, o compulsivo chega a levar para casa até objetos que não serão úteis ou mesmo não sejam do agrado do comprador. Tudo pelo prazer de passar o produto no caixa.


“Comprar serve como atenuante para a ansiedade. É semelhante à compulsão por sexo ou comida”, explica a psicóloga Érica Montefusco. “No entanto, é uma compulsão socialmente aceita e até estimulada, ao contrário das demais”, acrescenta.


O tratamento da compulsão por compras requer em primeiro lugar a aceitação de que o problema é uma doença. Com o apoio da família e amigos, o próximo passo é procurar tratamento especializado, que pode incluir, além da terapia, a prescrição de medicamentos para combater os efeitos da abstinência das idas ao shopping.

 

Zeca Pagodinho - Caviar (Clipe original) - YouTube



www.youtube.com/watch?v=4rkr4kTo9nY
12/01/2007 - Vídeo enviado por Leonardo da Silva
Zeca Pagodinho - Caviar (Clipe original). Leonardo ... Buy "Caviar" on ... Jorge Aragão - Eu e Você ...

PRA QUE TANTA POSE DOUTOR ? - YouTube

www.youtube.com/watch?v=m_1U0VvwrX4
29/08/2013 - Vídeo enviado por Aldo Della Monica
Elis Regina Não fala com pobre, não dá mão a preto. Não carrega embrulho. Pra que tanta pose, doutor ...

Nenhum comentário: