O blog foi criado para a cultura. Mostra o quanto é importante o conhecimento.Basta um click no artigo. Centro Médico Iguatemi,310.CLINICA SÃO GABRIEL LTDA- 33419630 33425331Participe ,comente, seja seguidor. DR IDERVAL REGINALDO TENÓRIO , 1954 , JUAZEIRO DO NORTE -CEARÁ. 08041988lgvi.1984 CHEGOU EM SALVADOR COM 18 ANOS , MEDICINA NA UFBA. CIRURGIÃO GERAL. driderval@bol.com.br ACESSEM DO AMIGO E RADIALISTA PERFILINO NETO O SEU SITE DE MUSICA eradoradio.com.br
sábado, 7 de dezembro de 2024
ESCOLA , ESCOLA, ESCOLA, ESCOLA É O CAMINHO DA CIDADANIA.
sexta-feira, 6 de dezembro de 2024
SEJA UM CIDADÃO ALFORRIADO, EXIJA ESCOLAS.
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
OS MILITARES BRASILEIROS / Por Glauco Cortez, em Carta Campinas
OS MILITARES BRASILEIROS
Por Glauco Cortez, em Carta Campinas
Os militares brasileiros vivem num lindo e tranquilo ‘país comunista’ dentro do Brasil com um gigantesco orçamento próprio, com previsão de R$ 133 bilhões em 2025. O valor é maior do que o PIB da maioria dos países do mundo. Eles vivem coletivamente em uma sociedade sem guerras em que recebem todos os benefícios sociais do Estado: tem tudo gratuito e da melhor qualidade: moradia, saúde, educação, aposentadoria, etc.
Vamos conhecer esse ‘país comunista’ em que vivem os militares brasileiros começando pela Saúde. Veja como é que o Estado cuida da saúde dos militares.
Atualmente, as Forças Armadas brasileiras possuem 42 hospitais militares ativos e exclusivos espalhados por todo Brasil e totalmente financiado com dinheiro público.
Além dos hospitais, o atendimento médico aos militares é fornecido pelos grupamentos e juntas de saúde, que possuem estruturas menores em lugares mais isolados dos grandes centros urbanos. Toda essa estrutura é pública e os militares não pagam para ser atendidos. O cidadão comum, sem relação com os militares, não pode ser atendido nesses bens públicos.
O Hospital Militar é um hospital de domínio militar, operado por militares e destinado ao atendimento exclusivo de militares e dependentes. Mas não para por aí. Eles têm um sistema de Fundo de Saúde, em que há contribuição e ajuda a financiar a o sistema de assistência exclusivo dos militares. Fundo de Saúde da Marinha (FUSMA), Fundo de Saúde do Exército (FUSEX) e Fundo de Saúde da Aeronáutica (FUNSA).Não precisam contratar plano de saúde privado.
Toda essa estrutura hospitalar e de atendimento à saúde é para o atendimento do “militar da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e seus dependentes”, conforme legislação.
Eles têm também um sistema comunista de aposentadoria que garante altos rendimentos previdenciários. Ao contrário dos trabalhadores civis submetidos ao capitalismo selvagem brasileiro, os militares não estão vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Em vez disso, eles fazem parte de um sistema exclusivo, o Sistema de Proteção Social dos Militares. As filhas de militares que não se casam recebem pensões vitalícias.
Diferentemente do cálculo complexo aplicado na aposentadoria civil, os militares têm direito ao recebimento de provento calculado com base no soldo integral do posto ou graduação que possuíam no momento da transferência para a inatividade remunerada. Ou seja, o salário mais alto.
No ‘país comunista’ dos militares brasileiros, eles também têm escolas exclusivas para seus filhos sem pagar nenhum tostão, tudo de graça, e com um orçamento de manutenção bem mais alto do que as escolas para filhos da população civil.
O Sistema e Colégios Militares do Brasil é um subsistema de ensino do Exército Brasileiro. Seu objetivo é promover grande parte da Educação Básica (Ensino Fundamental II e Médio). Seu corpo discente é formado por dependentes de militares regida por regulamento próprio.E também tem ensino superior próprios e não subordinados ao Ministério da Educação.
Os militares têm hotéis próprios e de férias. Chamados de Hotéis de Trânsito (HT), eles são instalações hoteleiras que servem para hospedar militares e seus dependentes em trânsito, férias, viagens a serviço, entre outras situações. Os valores são subsidiados.
E também o mais importante. Moradia gratuita, totalmente comunista, nas belas vilas militares com toda segurança. As vilas militares são compostas por casas ou blocos de apartamentos, geralmente não mais do que 50 unidades. As unidades habitacionais são grandes, com mais de 100 m², e possuem varandas, salas, cozinha, banheiros, quartos e dependências de serviço. Tudo de graça.
As vilas militares possuem grandes áreas livres arborizadas, com quintais e jardins. Exército Brasileiro investiu R$ 547 milhões em moradias funcionais para militares entre 2020 e 2023, com uma média de R$ 1,18 milhão por residência. Um exemplo desses gastos “é a residência de um oficial general em Brasília, cujo custo chegou a R$ 3,8 milhões, mais de três vezes o valor médio das outras residências funcionais construídas”.
Nesse ‘país comunista’, com moradia, saúde, educação e aposentadoria integral, até a justiça é Militar. Para os militares brasileiros, não tem só almoço grátis, tem moradia, saúde, educação, Viagra e até leite condensado.
Quem sabe um dia, os brasileiros possam viver em uma país assim. O mais irônico de tudo isso é que é dentro da elite desses militares que vivem em um ‘país comunista’ que surgem as mirabolantes teorias de “ameaça comunista“.
O ABSOLUTISMO E A IDOLATRIA .
Tópicos da neurociência e a subserviência dos influenciáveis, que chega a 80% da população mundial. Independe do nível social, econômico ou de escolaridade.
A idolatria política, a idolatria artística, a idolatria atlética, a idolatria aos chefes religiosos e a idolatria midiática são as mais baixas propriedades que um homem alforriado pode aceitar.
Respeite, admire, seja racional e consciente, jamais um idólatra.
O absolutismo governamental é coisa do passado, é uma propriedade ditatorial.
Para o forjamento de cidadãos alforriados, urge olhar para as principais fases da vida: Infantil, adolescência e adulto jovem em todas as faces da educação: Intelectual, humana, política e econômica.
Ao olhar e cuidar do solo, raízes, tronco e fronde, os frutos serão de grande valor.
Iderval Reginaldo Tenório
O absolutismo e a idolatria.
Tópicos da neurociência e a subserviência dos influenciáveis, que chega a 80% da população mundial. Independe do nível social, econômico ou de escolaridade.
A idolatria política, a idolatria artística, a idolatria atlética, a idolatria aos chefes religiosos e a idolatria midiática são as mais baixas propriedades que um homem alforriado pode aceitar.
Respeite, admire, seja racional e consciente, jamais um idólatra.
O absolutismo governamental é coisa do passado, é uma propriedade ditatorial.
Para o forjamento de cidadãos alforriados, urge olhar para as principais fases da vida: Infantil, adolescência e adulto jovem em todas as faces da educação: Intelectual, humana, política e econômica.
Ao olhar e cuidar do solo, raízes, tronco e fronde, os frutos serão de grande valor.
Iderval Reginaldo Tenório
terça-feira, 3 de dezembro de 2024
Discriminação ainda é desafio para empreendedores LGBTQIA+
Discriminação ainda é desafio para empreendedores LGBTQIA+
No Brasil, segundo uma pesquisa do Datafolha divulgada em 2022, 15,5 milhões de pessoas se identificam com uma das letras da comunidade LGBTQIA+. Mas, apesar de corresponder a 9,3% da população, esse contingente de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e demais dissidências de orientação sexual ou de identidade de gênero enfrenta dificuldades de se inserir no mercado de trabalho.
Como alternativa, muitos destinam seus esforços a construir o próprio negócio e recorrem ao empreendedorismo, como indica a analista de Diversidade e Inclusão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Louise Nogueira. “Temos dados e informações que mostram que as pessoas da comunidade LGBTQIA+, mais ainda quando se declaram publicamente parte da comunidade, têm muitas dificuldades de serem inseridas no mercado de trabalho, então o empreendedorismo acaba sendo uma saída para elas”.
Na quinta-feira (28), o Sebrae concluiu a primeira edição do projeto Transcender - Empreendedorismo LGBT+, voltado para negócios liderados por pessoas LGBTQIA+. Durante o Seminário Transcender, realizado na sede da instituição, na zona central do Rio de Janeiro, os 51 selecionados para o projeto participaram das palestras Boletim de Inteligência LGBT+ e Liderança para Negócios Liderados por pessoas LGBT+, além da entrega de certificados.
Discriminação
Responsável pelo projeto, a analista do Sebrae destaca que vulnerabilidades especificas de populações dentro do grupo aumentam ainda mais a necessidade de buscar alternativas para a sobrevivência. “No caso das pessoas transgêneras, a dificuldade é ainda maior porque não conseguem concluir os estudos, acabam saindo de casa muito cedo pela não aceitação dos pais e não conseguindo entrar no mercado de trabalho, até porque não têm qualificação É uma vida muito difícil, então para todos esses grupos enxergamos que o empreendedorismo é uma saída para que essas pessoas possam ter autonomia financeira, crescimento pessoal, gerar renda e gerar emprego”, avalia Louise Nogueira.
Para ela, a falta de informação sobre o mercado e os consumidores são dois dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores LGBTQIA+. Existem, também, a discriminação ligada às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, como e traz o professor do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Lucas Gamonal.
“Muitas vezes, as pessoas têm preconceitos associados à aparência, a trejeitos e até mesmo com relação a pessoas que convivem com HIV. Por mais que pareça distante, isso ainda existe, então vão ter pessoas com receio de consumir produtos e serviços em virtude dessas questões”. Gamonal acrescenta ainda que, em contrapartida, aqueles que integram a comunidade LGBTQIA+ podem se sentir mais seguros e pertencentes, consumindo e oferecendo serviços a pessoas do mesmo grupo, promovendo também a valorização da comunidade.
Única pessoa transexual participando do Transcender, Carol Romeiro é dona do salão de beleza Carol Romeiro Hair Studio, no bairro de Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da capital fluminense. Como a maior parte dos empreendimentos selecionados para a primeira edição do projeto, o negócio surgiu após a pandemia, em 2022, como forma de encontrar um espaço de trabalho livre de agressões por conta da sua identidade de gênero.
“Trabalho há dez anos com salão de beleza, entre idas e vindas dentro do mercado, porque na falta de emprego sempre recorremos àquilo que é o mais comum para as mulheres trans e que sempre acontece no momento de transição, principalmente no início, quando não nos enquadramos em padrão A ou B. Mesmo com preparação, mesmo com bons certificados, tem sempre esse momento em que acabamos tendo que recorrer à prostituição”, disse.
Em entrevista à Agência Brasil, ela compartilha que a vontade de abrir o próprio negócio surgiu quando o salão em que trabalhava fechou e ela se viu na condição de ter que voltar à prostituição para se manter. “Ia ter que voltar de novo para essa corrida. Mas eu tinha a clientela. Então comecei a atender em casa e, assim, veio a necessidade de ter o meu próprio negócio para não ficar refém de uma patroa ou de um patrão que pudesse me cortar a qualquer momento. Entendi que se eu tivesse meu espaço para trabalhar e ali fizesse meu dinheiro, não ia depender de ir para lugares que não queria estar nunca”.
Mesmo sendo dona do próprio negócio, Carol conta que ainda hoje precisa enfrentar situações de discriminação e de violência com clientes. “As pessoas querem se impor, elas não querem chegar e pedir por um serviço. Já chegou pastor no salão querendo evangelizar, falando que Deus tinha uma revelação para mim se saísse daquela vida, como se eu fosse uma coisa doente ou pecaminosa. São várias situações que ainda passo diariamente.”
Oportunidades
Segundo o professor da UERJ, faltam investimentos em educação e em capacitação para fomentar não só o empreendedorismo, mas a inserção de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho. Como ele reforça, muitas pessoas que integram a comunidade têm suas realidades interrompidas em razão de conflitos familiares e acabam em situações socioeconômicas precárias.
“Muitas das iniciativas empreendedoras ou mesmo de empreendimentos formais surgem dessas inseguranças e inquietações de não se sentir representado, acolhido, benquisto ou valorizado nesses ambientes. Além disso, existem necessidades e desejos próprios da comunidade, que então se tornam oportunidades de criações de negócios”.
Para o artista plástico Matheus Petrovich, também deve ser considerada a possibilidade de perda de investimentos por se identificar explicitamente como um empreendimento liderado por uma pessoa LGBTQIA+, que se identifica com as causas da comunidade. “É o medo de perder pauta por isso, perder vendas ou perder seguidores que hoje em dia, infelizmente, é uma coisa muito significativa, principalmente para artistas independentes.”
Apesar de identificar esse como um receio de vários empreendedores, o artista ressalta que existe uma comunidade forte que se tornou uma comunidade consumidora. “Trazer essas pautas, defender isso, produzir conteúdo sobre isso e antecipar esses diálogos também nos conecta com essa comunidade, que é um mercado consumidor significativo e crescente. Vemos grandes empresas se posicionando dessa forma, por que não a gente também fazer isso?”, questiona.
Natural do Rio Grande do Norte, Matheus sonha em, a partir do Transcender, conseguir abrir um café que seja um espaço acolhedor e diverso, “sem medo de perder público ou negócios por ser quem eu sou, abraçar quem eu abraço ou defender quem eu defendo”.
Projeto Transcender
Com início em maio deste ano, o Transcender é o primeiro projeto do Sebrae voltado especificamente para o público LGBTQIA+. Além da trilha de capacitação, os selecionados participaram de palestras, oficinas, cursos e consultoria sobre planejamento, finanças, marketing e inovação.
A maior parte dos empreendimentos são ligados aos setores de moda (vestuário e acessórios), artesanato, beleza e alimentação. Das pessoas que se inscreveram, homens gays eram predominantes, seguido de mulheres lésbicas.
“Apresentamos o empreendedorismo ou capacitamos a essas pessoas, porque algumas já são empreendedoras. Para aquelas que querem aprender, apresentamos o empreendedorismo como uma solução”, explica Louise Nogueira, analista do Sebrae.
Em setembro deste ano, um levantamento realizado pela instituição, a partir de dados da Receita Federal, trouxe que o Brasil registrou a abertura de 349,5 mil novos pequenos negócios, representando 96% de todos os Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJ) criados no período. O setor que liderou a abertura de novos CNPJs em setembro foi o de Serviços (61%), seguido por Comércio (22%) e Indústria (8%).
Além da formação, a analista destaca a importância de financiamento, com oferta de microcréditos, já que muitas das pessoas que integram a comunidade não têm renda para iniciar um negócio. “O conhecimento já é muita coisa, mas talvez não seja o bastante para esse grupo, então, ajudas do poder público, ligadas ao fomento ao crédito, e mais oportunidades para essas pessoas é algo que o Sebrae pode oferecer, mas ainda precisaria de mais apoio. Acredito que tanto o acesso a crédito como o acesso ao mercado são dois obstáculos que o empreendedorismo LGBTQIA+ ainda enfrenta”.
“O Sebrae está abrindo portas”, concorda Carol Romeiro, “mas ainda estamos caminhando nesse espaço para conseguir formar pessoas, e não só nós precisamos de formação, mas também precisamos formar equipes para saber receber e saber não agredir verbal e fisicamente. Vejo que tem portas se abrindo, mas ainda estamos engatinhando”, avaliou.
*Estagiária sob supervisão de Vinícius Lisboa