.
.
.

A VIDA
A vida dos seres vivos corre em busca da felicidade e de realizações que deem sentido à EXISTÊNCIA. Transcorre por períodos de bonanças e outros de fracassos, ora é circo ou humor, onde se riem de tudo e ora pesadelos, os prolongadores de noites infindáveis e sem soluções.
Muitas dificuldades do presente, são frutos das sementes plantadas no passado e sem imaginar as consequências no futuro.
Muitas são as atitudes que levam o ser humano ao fracasso e ao insucesso.
1)Namoro desorganizado, sem mensurar as qualidades e os defeitos do pretendente.
2)Desatenção nos bancos escolares, do infantil ao universitário, perpassando pelo curso técnico, ou o aprendizado de um ofício com os mais experientes, sem a ajuda da escola do imaginário humano e dos bons ensinos da universidade da vida.
3)Ciclos de amizades que primam por descontruir os bons costumes, fragilizando a personalidade, o que leva a ser presas fáceis para os enganadores.
4)Falta do senso para controlar o consumo desnecessário, em busca de neutralizar o complexo do ter.
5)Compulsão desenfreada do comprar, do destruir as poucas finanças, para adquirir produtos acima das possibilidades de consumo, levando ao endividamento desproporcional.
6)Tendência de valorizar os de fora e desvalorizar os de dentro, principalmente olvidar os ensinamentos dos pais, notadamente dos zero aos dezoito anos de idade.
7)Comportamento de inferioridade, hoje chamado de: O Complexo Tupiniquim, no qual tudo que vem de fora, da boca dos desenvolvidos e do além mar tem mais valor, considerado a verdade verdadeira e dominante, além de outros, que só quem está vivendo sabe descrever.
Existem nos humanos uma anomalia que causa tristeza profunda, desânimo, falta de interesse, baixa da autoestima, culpa e outros sintomas que é a DEPRESSÃO e que nos não humanos, chama-se de BANZO, muitos cães morrem quando o seu tutor falece ou o abandona. São momentos difíceis, alguns somem espontaneamente, os persistentes necessitam de apoio externo, são os de alta complexidade e de múltiplos imbricamentos, são tortuosos labirintos ou apertados nós, levam a um aprendizado e servem de profilaxia para as demandas do futuro. Sem estas propriedades funcionarão como autocastigos, tendem à repetição e cada vez mais forte, funcionarão como destruidores da autoestima e desconstruidores da personalidade.
É a vida com os seus mistérios apontando e ensinando as possíveis armadilhas que serão encontradas pela frente.
É a vida com as suas incógnitas. Ninguém, por sabido ou alforriado que seja, sabe conduzi-la com maestria e precisão sem sofrer avarias no seu transcorrer.
Cabe a cada ser, até o dia da transferência para o além, fazer tudo para digerir os conhecimentos, seja material, imaterial, mental e existencial para conduzi-la da melhor maneira.
É a vida e os seus mistérios.
Iderval Reginaldo Tenório
3 comentários:
As mil e uma caminhadas
Nossos labirintos
Vamos em frente
Que texto sensacional e cheio de sabedoria. Me fez refletir bastante sobre as escolhas que fazemos e como elas moldam nosso futuro. Gostei especialmente da parte sobre as 'sementes plantadas no passado'. É algo que realmente faz a gente pensar sobre a responsabilidade que temos com a nossa própria jornada. Muito obrigado por compartilhar essa reflexão tão rica!"
Metre vomicê é demais! Que linda viagem neste texto de altíssima relevância. Chamo atenção a repensar o ser humano cheio de tantas qualidades frágeis e passageiras. Parabéns por nos ofertar com tamanha e nobre literatura.
Postar um comentário