sábado, 7 de outubro de 2023

A LONGEVIDADE DA VIDA, UMA CONSULTA A UM OCTAGENÁRIO

 

 

 Nenhuma descrição de foto disponível.

A LONGEVIDADE DA VIDA

Consulta médica para um cidadão de 80 anos 

Como de costume o doutor Zezinho, antes da consulta,  encaixa   umas palavras  com o seu paciente. Aborda sobre a vida, o quanto o mesmo já viveu e o porquê dos sintomas apresentados. Explana que não poderia ser diferente, principalmente se o paciente já ultrapassou a barreira dos setenta.

Inicia informando que o seu quadro não se trata de doença e sim da evolução natural do ser humano. Não existe a  imortalidade  material, todos os órgãos envelhecem e vão perdendo o vigor funcional, é dos acordos firmados com a natureza.

Pede ao mesmo que  conte, nos dedos,  quantos dos seus amigos de infância estão vivos e sadios,   quantos já se foram. Quantos carros, motores, aviões, geladeiras e televisores   funcionam após os  setenta anos sem parar um único dia.  Quantos  cavalos,  vacas, cães, pássaros, gatos, bois e jumentos  vivem até a sua idade com tanta lucidez. Quantas  calças, sapatos, camisas, panelas,  cintos, canetas e outros objetos ele possui, adquiridos na sua juventude, e que ainda funcionam, o  paciente de imediato sente um alívio e esboça um sorriso. Neste momento o Dr. Zezinho inicia a sua consulta médico social, primeiro explana sobre a preciosidade da vida e da resistência  do corpo  humano.

Informa que aos oitenta anos, a  idade do seu paciente, não existe um único cidadão no mundo que não use óculos, que não tenha desgaste dentário e que sexualmente, seja de longe, comparado com um menino de 20 anos. Relata  que a sua musculatura não é mais a mesma, os cabelos não têm mais os pigmentos que os colorem, os ouvidos não escutam com tanta precisão e a sua voz não alcança os graves e os agudos  de 50 anos atrás.

O  doutor Zezinho relata, cientificamente,   que o  coração de um humano  bate 70 vezes por minuto, 4200  por hora, 100 mil vezes  por dia,  3 (três milhões) por  mes e   36 milhões por ano,   em 10 anos 360 milhões de batimentos,  sem interrupção e  sem descanso.  Para uma pessoa  de  80 anos,   o músculo cardíaco já bateu três bilhões de vezes. O paciente fica cada vez mais atento ao exporto. O Médico olha dentro  dos olhos do paciente e pergunta: qual a máquina que consegue dá uma volta em si própria durante 80 anos e bater 3 bilhões de vezes sem parar? é um verdadeiro milagre, veja que o senhor é um privilegiado, é fruto de um fenômeno que só o Criador tem a explicação.

Continua informando, que  o mesmo come por dia uma média de 2 kg e bebe 2 litros d’água em 24 horas. Faz  as seguintes contas para mostrar o quanto o seu intestino já processou e o quanto já comeu durante os seus oitenta anos. 2 Kg  de alimentos  e 2 litros d'água por dia perfazem  60 kg de comida e 60 litros d’água por mês, o paciente escuta atentamente. Prolonga com os seus cálculos em voz didática, compassadamente.   60 Kg por mês equivalem a 720 kg de comida  e 720 litros de água por ano, em 10 anos 7,2 toneladas de comida e 7,2 mil litros d'água, sem contar merendas, sucos, refrigerantes, chás e cafés.    Para um cidadão  de  80 anos perfazem 58 toneladas  de comida e 58 mil litros d'água,  tudo mastigado, deglutido e  processado. Parte é transformada em energia, outra  incorporada ao organismo, outras serão   suadas, urinadas e  evacuadas.  São nada menos do que 12 caminhões pipas de 5mil litros cheios d'água e 12 caminhões de cinco toneladas cheios de alimentos.  São  24 caminhões de produtos( água e comida) que entram pela boca e são   eliminados após  retirado o que o corpo precisa.

Faz  uma viagem pelos rins, pulmões, pela complexidade da visão, dos fatos e imagens guardadas no cérebro. Enfatiza  a  complexidade de cada órgão, é uma verdadeira viagem pelo universo da vida em todos os seus ângulos.

Deixa por fim alguns comentários sobre a vida.  Passa a palavra ao paciente e  aos familiares. O cidadão,  com o  olhar marejado, mira  para o céu, ri, levanta os braços, respira fundo, olha   para o médico, para a imagem do criador de braços abertos  exposto na parede, à sua frente, e balbucia:

"___É seu doutor, eu precisava ouvir tudo isto, eu sou um vencedor, eu sou a força, eu sou a resistência em pessoa. Nesta vida tenho trabalhado de sol a sol, tenho corrido este mundão de meu Deus  com estas pernas que a terra ai de comer, vi tudo e de tudo,  nunca tinha imaginado que este meu  franzino corpo tenha feito uma bagaceira deste tamanho aqui na terra. Foi demais, fiz muito  e  continuarei a fazer se for pelo gosto de Deus. Eu só queria uma coisinha a mais seu doutor, queria que o senhor copiasse este sermão para eu mostrar a todo mundo que eu conheço, muita gente precisa saber do tesouro que possui e que deve zelar por ele ".

Foi assim que surgiu este meu relato, este meu conto tipo crônica,  que hoje me arvorei a  expor para os meus leitores.

Terminada esta preleção, iniciei a consulta médica.

Salvador, 18 de março de 2002

Iderval Reginaldo Tenório

A VOLTA DA ASA BRANCA - LUIZ GONZAGA - YouTube

A volta do asa branca Luiz Gonzaga Já faz três noites Que pro norte relampeia A asa branca Ouvindo o ronco do trovão Já bateu asas E voltou ...
YouTube · Sertanejo | M@rcelo Bissi · 23 de jan. de 2013


 

 

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente Doutor,não existe máquina mais poderosa do que a máquina humana

Anônimo disse...

Muito bom meu amigo

Lucia Menezes disse...

Muito bom meu amigo

Anônimo disse...

Valeu meu amigo, você explicou em detalhes como é a máquina humana. Parabéns e boa noite.