quarta-feira, 9 de agosto de 2023

ZEZINHO FAZ UM PEDIDO A PAPAI NOEL

 Nenhuma descrição de foto disponível.

  Nenhuma descrição de foto disponível.

Crianças nordestinas | Crianças carregam água em embalagem, … | Flickr 

Menino Buchudo | Facebook

ZEZINHO FAZ UM PEDIDO A PAPAI NOEL


Papai Noel,  eu queria um pequeno diálogo com o senhor, desejaria saber  de vossa excelência onde o senhor mora, qual a sua profissão  e quantos anos o senhor tem.

O meu nome é José, conhecido como Zezinho, tenho 06 anos de idade e moro em Pirambuí, uma pequena cidade aqui do Nordeste.    O meu pai vive da agricultura e trabalha todos os dias, minha mãe faz a mesma coisa. Acho que  ela trabalha mais do que o meu pai, pois além de tudo que faz na roça, lava a  roupa da casa, os pratos, as panelas,  cozinha, cuida dos animais,  das crianças e  dos pais do meu pai e de minha mãe.  Minha mãe não para um único dia, aqui não tem energia elétrica, fogão a gás  e nem água encanada, não tem hospital e nem escola. 

O meu irmão mais velho, o Vicente, também trabalha com os meus pais, por ter apenas  12 anos de idade  o seu trabalho é mais leve. Aqui em casa todos fazem alguma coisa, os menores vão até os ninhos das galinhas, recolhem os ovos do dia, são poucos, porém nos servem muito, os outros mexem com a  horta e colhem verduras.

Eu acredito que o senhor deve ser muito amigo de Deus ou  é o próprio Deus,  sabe porque eu acho? é  porque  o senhor é muito rápido e está em todos os lugares do mundo ao mesmo tempo e  nos mesmos dias, minha mãe me disse que só Deus é onipresente, onisciente e onipotente, igual ao senhor. 

Acho também que o senhor é  muito, muito rico, rico  mesmo,  pois distribuir presentes  para todos das cidades, custa muito dinheiro. 

O meu pai falou para a minha mãe, que este ano  a coisa está feia para nós, pois os preços das coisas estão muito alto e o que ele planta não tem preço, é muito barato e só dá para comprar a comida e um pouco de mistura( toucinho, jabá e aqui e acolá um taco de carne fresca),  mesmo com estas dificuldades, o meu pai disse que devemos agradecer a Deus, pois na cidade tem muita gente que nem isso tem para comer, moram nas ruas ou em verdadeiros despenhadeiros, veja que devemos agradecer, porém devemos ficar muito triste com esta tragédia. 

Acredito que, se os homens da política olhassem para todos, teríamos uma vida mais digna, não olham porque não quer, pois conhecem as  dificuldades. 

Meu pai disse que em todas as cidades tem uma famìlia que manda e desmanda, falou também, que quando um fica velho coloca o seu filho, depois o neto e até os bisnetos para mandar, inclusive colocam os seus nomes nas ruas, nas praças e nas escolas da cidade.  

Queria saber também, se o senhor não tem o nosso endereço, este que está escrito no roda pé desta carta, Serra da Sussuarana, que fica    aqui no sertão de Pernambuco, o nome  é em homenagem a um tipo de  onça da região.  O meu pai, que já está com 55 anos de idade,  disse que nunca viu o senhor por aqui e  que a sua carruagem não circula  por estas bandas, será que é  devido a falta de estrada?  quando chove vira um atoleiro e quando não chove é poeira pura.

Disse que  provavelmente a culpa não é do senhor e sim da pobreza, da ganância dos homens que mandam no mundo e do egoísmo das grandes nações. Falou com muita tristeza que, estes tais de   povos desenvolvidos há  séculos saqueiam os países pobres, desobedecendo as ordens de Deus.

 Afirmou também que ele  trabalha todos os dias, de segunda a dimingo, e  o que ganha   só para comer, disse também  que  com todo este   sacrifício,  ainda    entrega uma parte, a mais graúda,  para este tal de governo.

Meu pai também me disse, que o senhor só anda nas cidades e os presentes bons o senhor só entrega nas casas dos ricos.  Disse também, que no natal, o senhor envia para os ricos  muitas coisas deliciosas e  com nomes estranhos, muitas delas ele não sabe nem pronunciar  direito: queijos diversos, CHESTER, PANETONE,  frangos, carnes, amêndoas, tortas, pudins, presunto, tender, frutas cristalizas do exterior e outras guloseimas, além de vinhos e outras bebidas que só  os ricos conhecem.  

Eu queria saber se o senhor tem algum problema com as pessoas do nosso tipo, deve ter,  pois nunca passou por nossa casa, será que é devido sermos pobres e morarmos no campo?

Sei que o senhor é muito ocupado e nunca viajou por estas paragens, porém farei um pedido, se não puder realizar me avise com brevidade.  Eu não quero nada para mim, nem para o meu pai e nem para a minha família. 

Mesmo sem saber onde moramos e nem saber onde é o lugar, peço que  fale com o seu amigo e irmão Deus, pois acho que Ele sabe de tudo, conhece  todos nós, sabe onde moramos e o que estamos passando, Ele sabe de tudo que acontece na face da terra.

Sem querer chatear ou aborrecer o senhor   e nem  a Deus, peça por nós, pois o meu pai e minha mãe todas as noites rezam por dias melhores.

Eles pedem chuva por apenas 05 meses para encher os barreiros, molhar o chão, as  plantações, matar a sede e alimentar os animais, peça a Ele que mande fartura para o povo sofrido do sertão. Um detalhe importante e que ficariamos muito grato,  que estas chuvas venham para todos que vivem neste sertão, nos outros sertões, e também para todas as cidades e florestas do planeta.  Peço também que diga aos jornalistas que  invertam os seus pensamentos, uma vez que , um  famoso locutor, de uma grande televisão,   disse no jornal  da noite, que o tempo seria ruim, pois  iria chover  e no outro dia disse que o tempo seria bom,  iria fazer muito sol e iria dá  praia.  Acho que ele é inocente e não sabe de nada, acho até que não tem juízo, ele não sabe o que é uma lavoura, não sabe o que é uma   criação de animais e como é bom acordar com os sapos e as rãs coachando, os passarinhos cantando e saltitantes de alegria, as borboletas voando, os animais correndo alegres nos terreiros e  os vegetais verdes, verdinhos, bem verdinhos, verdinhos  de fazer gosto se preparando para a floração e a frutificação, acho que não sabe e nem nunca viu as babujas e os capins rasteiros  nas primeiras chuvas. Este jornalista não tem conhecimentos  ou é gente sem tino, ele não sabe o que fala, o pior papai Noel, ele convence o povo, ele fala assim:

 "TEMPO RUIM, VAI CHOVER. TEMPO BOM, VAI FAZER SOL E VAI  DÁ PRAIA" e o povo das cidades acha que  ele está certo.

Papai Noel se o senhor achar  verdadeiro este  meu pedido, ficaremos muito grato com o senhor, eu e todas as pessoas aqui do sertão também.   

Nós não queremos presentes, nós não precisamos de nenhum presente, eu, Zezinho não preciso de bola, carrinhos  e nem as meninas precisam de bonecas, tudo nós sabemos fazer.

Quando o senhor nos visitar, vou fazer um carrinho de madeira ou um carro de boi e a minha irmã uma  boneca de pano para o senhor levar para os seus filhos, não sei se eles irão gostar, porém nós vamos fazer, aguardamos com muita esperança a sua visita.  

Queria acrescentar outro importante pedido, peça a Deus para colocar Escolas para todas as crianças até completar os 18 anos, porém com    bons professores, merenda, livros, fardamentos e transportes, pois aqui no sertão as estradas são péssimas, quando existem. 

Vou dá uma ideia boa,  as  merendas das escolas  devem ser compradaa aqui dos nossos agricultores.  Quando chove tem muito  leite, queijo, feijão, carne, ovos,  frutas, batatas, mel de abelha, milho e outras comidas gostosas.  Os nossos pais, os nossos amigos e todos daqui de Pirambui plantam, criam os animais e depois   vendem para as  prefeituras  e elas mandam para as escolas.  

Nós encheremos os nossos buchinhos e ficaremos nutridos, pois somos inteligentes. Com a barriga cheia aguçaremos a inteligência  para os estudos e para melhores dias. Com esta conduta  poderemos comprar  na cidade roupas e outras coisas.

 

Tem outra coisa PAPAI NOEL,   não esqueça também de postos de saúde e nem de um hospital para atender o povo da roça e de Pirambui  com bons médicos.  O povo daqui pena muito quando está doente, é de fazer dó. 

Outra coisa papai Noel, coloque o meu endereço na sua agenda  e todos os anos renove este meu pedido, até o dia que não precise mais pedir, pois pedir não é coisa de homem sério.  O homem sério faz tudo para viver do seu próprio suor, homem  sério não gosta de nada fácil e nem dado, só  gosta do que vem do  seu suor e do  trabalho, só os desonestos praticam estes atos. 

Sei que Deus não gosta de coisas  ruins, porém tem muita gente sem juízo, sem vergonha e que  só pensam em si.  Vendem até os pais para melhorar de vida, chegam a enganar as pessoas, veja que absurdo papai Noel, eles enganam sem nenhum respeito,  principalmente os mais pobres, e muitos apoiam.  

Este meu pedido é porque não posso interferir  nestas coisas misteriosas, os  fenômenos naturais, como os ventos, as chuvas, os trovões, a vida e outros mistérios que só o senhor e Deus entendem e controlam,  é o que  eu acho, pois ainda sou criança e  muito pequeno, talvez quando eu crescer  e tiver a chance de estudar, saberei alguma coisa sobre estes fenômenos e dedicarei a minha vida   por dias melhores para todos. 

Não  se aborreça, eu ainda não sei falar tudo com tanta precisão, como  os que pesam que sabe de tudo, os bobos aqui da terra, os sabidos que moram nos palácios.  Eles  não sabem como se planta um pé de feijão, de aipim, de inhame,  de mandioca ou de batata. Não sabem a idade de um cavalo, apenas  olhando os dentes do animal, se vai chover ou vai ter seca quando olham para o céu. Só sabem pelos aparelhos, enfim eles só sabem falar e comer.  Falam muito e muitos só falam bobagens. Aqui para mim, que ainda sou muito pequeno, parece que, para os seus amigos eles falam muito bem, como  são da mesma comunidade, pensam igual e se entendem. Acho que deveriam conhecer os sertões e os seus povos.

Não se aborreça com este pequeno menino que só tem 06 anos, porém tem ideias e sabe  do que o povo  precisa.  Falo pelo povo de PIRAMBUI, porém estendo este pedido para todos os povos  das demais cidades e dos que moram em todos os rincões abandonados do mundo . 

Papai Noel, não esqueça do seu amigo José, eu, o Zezinho. Para resumir e ficar mais fácil, peça a Deus para mandar chuva, escolas,  hospitais e milhares de alforges  emboletados e empilhados de juízo para os homens que dirigem a terra, tanto daqui do Brasil, como os que moram noutros países bem longe do nosso, acho  também que são pessoas. 

Papai Noel, Feliz Natal para o senhor e para o nosso Deus. Do menino José, conhecido aqui na roça, como Zezinho.

                              Iderval Regianldo Tenório

 Do baiano Assis Valente, de Santo Amaro da Purificação.

“Boas Festas”: O Natal triste de Assis Valente. – “Eu pensei ...

3 comentários sobre ““Boas Festas”: O Natal triste de Assis Valente. – “Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel…”” ... […] entre esta ...
musicaemprosa · Quintal da Saudade · 24 de dez. de 2018


Nenhum comentário: