terça-feira, 29 de agosto de 2023

GLOBO ENTREVISTA UM HOMEM SIMPLES DO CAMPO NA CAATINGA PERNAMBUCANA, LÁ NO MEU BODOCÓ, LÁ NA MINHA CHAPADA DO ARARIPE.

 Resultado de imagem para um velho do sertão

GLOBO ENTREVISTA UM HOMEM SIMPLES DO CAMPO NA CAATINGA PERNAMBUCANA, LÁ NO MEU BODOCÓ, LÁ NA MINHA CHAPADA DO ARARIPE.


Antes da estréia do Brasil numa das  Copas do Mundo,  a TV GLOBO fez uma matéria no Nordeste Brasileiro, na minha Serra do Araripe, precisamente no município de Bodocó. 
Um  dos grandes repórteres Pernambucano,  se dirigiu a um homem do campo.
Senhor idoso, cabeça e barba branca, pele ressecada, chapéu de palha, camisa caqui mangas compridas, calça de brim, um autêntico serrano, um autóctone. 
O repórter: "Seu Severino, será que o  Brasil vai ganhar o jogo  hoje à tarde?         Será que o Brasil vai ser o campeão do Mundo?

Seu Severino conserta o chapéu, cospe no chão e pergunta ao grande profissional global: "O senhor é da televisão num é? O senhor é da globo?"

"Sou sim senhor, sou da globo Nordeste, Globo Pernambuco".

"Entonce  seu moço  inscreva   e firme aí pra  passá na televisão dinoite. 
Seu môço in fitibó o Brasí é o mais  mió, quero vê o Brasí ser campeão é na incunumia e na honestidade.  
Quero vê o Brasí ser campeão é na inducação, quero vê o Brasí ser o mió é na saúde seu moço,  na saúde e não  campeão di bola. 
As crianças do Brasí foram abandonadas e o sinhor vem me proguntar por fitibó, eu acho que isto é  um desleixo, nóis vota nos homens que prometem salvar o Brasí  e as coisa fica pió, pió, pió.

Tenho treis fios, quatro netos e  um genro sem imprego. Todos vevem dos meus aposentos  e das ajudas do governo, bote isso na televisão. 
 
Nóis qué é trabaio e inducação seu moço, trabaio e respeito, nóis tá farto de  inganação, di imbromação e di roubalheira, nóis só vê corrupção. 
 
Nóis tem  hoje é  um bataião de pedintes, de encostados e muitos acostumados  com a preguiça, muitos num qué nem mais trabaiá e os políticos sabido seu môço por riba, nóis veve cuma se fosse num currá. Muitos usa até cabresto, o sinhô conhece os vários tipos de cabresto? tem pra todo tipo de home, dos anafabetos aos letrados, nóis qué é saí deste sacrifiço e ser gente".
 
Foi assim a grande entrevista na Serra do Araripe,  no estado de Pernambuco antes do jogo Brasil e uma equipe da Europa.
Depois dizem que os roceiros não sabem de nada. Devido a pobreza e o abandono  eles não têm é escola. De bobos eles não têm  é nada, são uns abandonados e merecem respeito .
 Iderval Reginaldo Tenório.
 
"
Sou o sertanejo que cansa
De votá, com esperança
Do Brasí ficá mió, 
Mas o Brasí continua
Na cantiga da perua
Que é: pió, pió, pió..."
 
Antonio Gonçalves, o Patativa do Assaré, um dos homens do Século XX do meu Ceará. Este é um fenômeno e todos deveriaam conhecer.
 
CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ     , comprem este livro do mestre da cidade do  Assaré-Ceará.
 

ABC do Sertão - YouTube           

   de Luiz Gonzaga e Zé Dantas (Médico Pernambucano)

www.youtube.com › watch
Música ABC do Sertão com Luiz Gonzaga. ... Luiz Gonzaga - A Raiz Do Nordeste. paisrealproducoes. paisrealproducoes.
YouTube · Pedro · 23 de mar. de 2012


Nenhum comentário: