terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Causos da literatura brasileira. "O AMIGO DA ONÇA " PERICLES MARANHÃO.

Causos da literatura brasileira. "O AMIGO DA ONÇA " PERICLES MARANHÃO.

IDERVAL REGINALDO TENÓRIO Tenorio

 

Péricles de Andrade Maranhão (Recife, 14 de agosto de 1924Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 1961) foi um cartunista brasileiro de grande sucesso nos anos 1940 e 1950.

Criado em Pernambuco, em 1942 Péricles mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou sua carreira nos veículos dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand com As aventuras de Oliveira, o Trapalhão, publicadas na revista A Cigarra, também publicado como tira na revista O Guri.

Em outubro de 1943 a revista O Cruzeiro começou a publicar as histórias do Amigo da Onça, que se transformaria em um dos personagens mais populares do país, criado a pedido de Leão Gondim, editor da revista O Cruzeiro, inspirado nos cartoons Enemies of Man da revista americana Esquire e El enemigo del Hombre, personagem criado por Guillermo Divito para a revista argentina Patoruzú, seu nome veio de uma anedotaː

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando eu era menino havia uma revista que falava no "Amigo da Onça!" Eu não lia essa revista, mas acho que seu conteúdo era algo que chamava a atenção e muitos falavam no "Amigo da Onça
Eu acho que hoje pode haver a chamada "Onça", mas em outro sentido! Acho também que o tempo e outras coisas podrm

Anônimo disse...

Quando eu era menino, havia uma revista que falava no "Amigo da Onça!" Eu não lia essa revista, mas acho que seu conteúdo era algo que chamava a atenção e muitos falavam no "Amigo da Onça"!
Eu acho que hoje pode haver a chamada "Onça", mas em vários outros sentidos!
Um deles pode ser na beleza que uma onça tem, mas também retrata a beleza que pode recair sobre uma linda, sensual ou atraente mulher! Mas é preciso muito cuidado porque, ainda que seja uma linda, sensual ou atraente mulher, ela pode se transformar em vários sentidos, como brava, que também pode ser em outros sentidos, como, por exemplo ela atacar muito, quando está curtindo no amor!

Responder