segunda-feira, 11 de julho de 2022

Martinho da Vila - O Pequeno Burguês (O Pequeno Burguês)

Um clássico da música brasileira .

Muitos profissionais se encaixam nas palavras do mestre Martinho.

Esta música eu canto muito para os meus amigos mais jovens que estão enfrentando as agruras da vida para estudar.

Muitos depois de formados e trabalhando me telefonam e falam  :

"Dr Iderval Tenório eu nunca esqueço daquelse momentos que o senhor fez a interpretação desta música quando estive aí com a minha mãe.

Conto para  todos os que olham e pensam que foi fácil.

Obrigado.  SIC"

 

Quem tiver um colega que passou ou está passando por estes momentos  envie esta matéria para ele, acredito que  vai gostar.

Iderval Reginaldo Tenório


O Pequeno burguês.

Martinho da Vila

 

Felicidade, passei no vestibular
Mas a faculdade é particular
Particular, ela é particular
Particular, ela é particular

Livros tão caros tanta taxa pra pagar
Meu dinheiro muito raro
Alguém teve que emprestar

O meu dinheiro, alguém teve que emprestar
O meu dinheiro, alguém teve que emprestar

Morei no subúrbio, andei de trem atrasado
Do trabalho ia pra aula, sem
Jantar e bem cansado
Mas lá em casa à meia-noite tinha
Sempre a me esperar
Um punhado de problemas e criança pra criar
 

Para criar, só criança pra criar
Para criar, só criança pra criar

Mas felizmente eu consegui me formar
Mas da minha formatura, não cheguei participar
Faltou dinheiro pra beca e também pro meu anel
Nem o diretor careca entregou o meu papel

O meu papel, meu canudo de papel
O meu papel, meu canudo de papel

E depois de tantos anos
Só decepções, desenganos
Dizem que sou um burguês
Muito privilegiado

Mas burgueses são vocês
Eu não passo de um pobre-coitado
E quem quiser ser como eu
Vai ter é que penar um bocado

Um bom bocado, vai penar um bom bocado
Um bom bocado, vai penar um bom bocado
Um bom bocado, vai penar um bom bocado

 

Compositores: Ferreira Martinho Jose

3 comentários:

Anônimo disse...

É, bem verdade que a Cultura advinda da Universidade, e ou, Faculdade necessita de um esforço sobrenatural dos discentes.
Sabemos, também, que a maioria dos nossos governantes, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, pensam que se seus eleitores, tiverem Cultura, e Educação na Norma Culta, eles deixarão de ser eleitos.
Bem! De um certo modo estão corretos. Por outro lado, apoiando a Cultura, nosso Brasil se tornará um país de 1° mundo.
Caro Amigo Dr. Iderval,
Sua Cultura de Berço e da Vida, nos ensina de modo muito simplório e especial, como devemos nos manter diariamente de cabeça Erguida em todos os momentos da nossa vida.
Um grande e forte abraço, seu : paciente, amigo e admirador,
Gustavo Nunesmaia.

iderval.blogspot.com disse...

Essa música, “O pequeno burguês”, foi o hino adotado por minha Turma 1974 da Faculdade de Ciências Médicas de PE, inclusive tema da 1a festa promovida pela comissão para angariar verba para a nossa formatura. Lembranças na memória. Abraço amigo!

Anônimo disse...

Muito pertinente amigo. Eu me encaixo perfeitamente nesta letra