sábado, 11 de dezembro de 2021

SEU LUNGA-ESTÓRIAS DE SEU LUNGA

Relembre frases de Seu Lunga

ESTÓRIAS DE SEU LUNGA

Lunga é um primo que tenho em Juazeiro do Norte, sul do Ceará a cidade que nasci.. O seu nome verdadeiro é Joaquim dos Santos Rodrigues  Tenório, não sabe dizer porque perdeu o Tenório, mora na cidade e é um comerciante  de sucatas.

 Homem educado, inteligente , perspicaz e que não gosta de perguntas bestas ou perguntas sem lógica, não é brutalidade sua, eu aprendo muito com o compadre Lunga, como o chamo. Hoje com 84 anos, viril , vigio e muito simpático.

Estas estórias  são atribuídas ao mestre Lunga devido o seu sucesso, muitas não tem cabimento, vejam a do papel higiênico se tem lógica, nem lógica cronológica , à  época não se conhecia no cariri este utilitário. Acho que Lunga deveria documentar  e exigir direitos sobre a exploração do seu nome.


   Iderval Reginaldo Tenório
 
OBS. ESTA MATERIA ESTOU REEDITANDO- O MEU PRIMO LUNGA FALECEU HÁ 07 ANOS, EM 2014.
. 11 DE DEZEMBRO DE 2021
 
                                                              o blog é cultural
 
ASSISTAM  ESTE VÍDEO GRAVADO NA CASA DE MINHA MÃE EM JUAZEIRO DO NORTE
 
                                        1- A SOPA
Outro dia Carmelita minha prima que é a esposa de Lunga, no horário do jantar, lá da  cozinha pergunta em voz alta a Lunga que já se encontrava sentado na cabeceira da longa mesa.:

___Lunga estou levando a sopa, levo no prato ou na tigela?

Diante da inusitada pergunta e sem lógica para o menestrel este responde na bucha.

___Bota no chão e traz com um rodo diabo, que pergunta .



                                          2- A COÇADA DE CABEÇA

Lunga um dia sai de sua loja na rua Santa Luzia em Juazeiro do Norte e vai até o mercado Municipal comprar Fumo Arapiraca na loja do seu irmão , ao chegar ao estabelecimento quem estava  lá era  a sua cunhada.

Chega, compra três ou quatro pacotes  de fumo e despreocupadamente coça a cabeça sem retirar o seu belo chapéu de massa,  a sua cunhada de imediato indaga:

___Oxente cumpadi Lunga, o cumpadi num tira o chapéu pra coçar a cabeça não?

O mestre de chofre devolve a sua resposta.

___Não Cumadi , a senhora tira a calça pra coçar a bunda?


                                          3- A CABEÇA DE PORCO
Meu pai sempre foi um homem preocupado com a família , nos fins de semana matava um animal , distribuía com os vizinhos e parentes partes do avantajado suíno.

Num fim de semana prolongado mandou matar um porco de seus 150 quilogramas. Além de sua parte de direito, meu pai presenteou o Lunga com a bela cabeça para o mesmo fazer um saboroso cozido.   Lunga passa a corda de croá na cabeça do bicho, dá um nó arrochado, coloca  a correia  nos quatros dedos da mão direita  e sai às pressas para Carmelita preparar o almoço. Ao passar na frente da casa de uma vizinha a mesma pergunta.

____SEU LUNGA ESTA CABEÇA É PARA O SENHOR COMER.?

Lunga olha para a inocente madame, joga a cabeça do porco no chão  e exclama a dizer.

___NÃO MINHA SENHORA, NÃO MINHA SENHORA, É PRA CRIAR, JOGA A CABEÇA NA CALÇADA E DANA A CHAMAR O PORCO : “CUUUUCHI, CUUUUUCHI, CUUUUCHI. ANDA BICHO”.

               
                                      4-  A  ABERTURA DA LOJA
Era 6:30 da manhã, segunda-feira Lunga chega pela manhã na sua loja, desmonta da bicicleta , pega um feixe de  meio quilo de chaves da cintura, abre meia dúzia de cadeados e quando está elevando o grande portão de aço de enrolar . já na altura de 1,0 metro, um sujeito passa e pergunta em alta voz:

___ABRINDO A LOJA SEU LUNGA?

 E mais uma vez o mestre Lunga num tom mais alto responde:

___NÃO FIE DA PESTE ,TOU FECHANDO.

Baixa o portão e volta pra casa.
                     

                                         5-O PAPEL HIGIÊNICO
No Cariri era comum os donos de mercearia venderem a prazo , as contas  eram quitadas aos  sábados, dia que saia o pagamento , cada cliente  possuía uma caderneta para anotar a dívida.

Refere que Lunga, ainda criança, foi chamado às pressas  pelo seu genitor que o ordenou que fosse na bodega de seu ZEZÉ comprar papel higiênico , que fosse num pé e voltasse noutro feito uma bala devido o desarranjo intestinal  que o velho apresentou.

Lunga mais do que depressa corre até a bodega, pede o um pacote de papel higiênico e volta correndo, seu ZEZÈ do balcão pergunta aos gritos ao apressado garoto:

____LUNGA É PRA BOTAR NA CADERNETA?

E Lunga do alto dos seus 08 anos , dá uma paradinha, eleva a cabeça e responde num tom alto e agudo.

___NÃO SEU ZEZÉ, É PRA PAI LIMPAR  A BUNDA.

Vejam se tem cabimento, agora tenho que publicar porque já faz parte do anedotário popular do meu primo LUNGA.

                                                      Iderval Reginaldo Tenório
                                                              o blog é cultural
ASSISTAM  ESTE VÍDEO GRAVADO NA CASA DE MINHA MÃE EM JUAZEIRO DO NORTE.

 

Um comentário:

Sandritty disse...

Esse seu Lunga era uma viagem kkkkkkkkk