sábado, 11 de dezembro de 2021

QUANDO A PAUTA É A EDUCAÇÃO

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QUANDO A PAUTA É  A EDUCAÇÃO

 

Quando a pauta é a educação, faz-se necessário  estudar o assunto para saber o que é realmente educação. 

É importante mergulhar  nos anais da história e entender que  a trajetória educacional é constituída de várias etapas.

Tem início na fase embrionária, nesta   todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese) e o bebê é chamado de embrião, vai  da concepção  até o fim da oitava  semana de gestação . Depois vem  a fase fetal, da nona semana até o nascimento e  o bebê é chamado de feto . Estes dois períodos, segundo a neurociência , são de suma  importância para o ser humano. No primeiro  forja-se  o corpo e na segunda o detalhamento, isto é , o acabamento de cada trato, de cada aparelho e a  interação dos órgãos .

É na fase fetal que o sistema nervoso, o elétrico,  conecta os aparelhos , assim como o sistema    vascular, o hidráulico,  sedimenta as ligações  sanguínias e plasmáticas  de todos os elementos corporais.  Para este  fenômeno acontecer, isto é  , a conxeção do sistema  cerebral, tegumentar, cardiovascular,  gástrico,  pulmonar, osteomusculoligamentar,  glandular e  os demais é fundamental uma boa alimentação e essencial o abandono de vícios por parte dos pais, precisamente da mãe , como  drogas em geral, brigas  e os descontroles emocionais . É crucial saber que,   nesta fase,    já na   décima oitava semana os neurônios começam a  conectarem-se por intermédio das sinapses e formam o ser humano ,  literalmente  humano.

Após o nascimento, dos zero aos cinco anos ,  é primordial unir  todos os esforços  na pluralidade educacional, nas informações e  na alimentação do cérebro  enfatizando  as artes, os esportes, os exercícios mentais e as demandas  cognitivas .

Nesta fase  são conectadas mais 800mil sinapses por segundo, o ápice acontece entre o segundo e    o quarto  ano de vida, sendo reforçado até os oito. Após o oitavo ano de vida, mesmo com a diminuição da formação das sinapses, que nunca param de  conectarem-se,  os cuidados devem ser dobrados devido múltiplos fatores externos encampados pelos humanos na sua socialização,  a escola, os contatos com todos da família, os  novos amigos, a comunidade e o meio social do qual pertence. 

Dos oito aos catorze anos requer muita atenção , é o período de transição entre a infância , a adolescência e a fase adulta, nela tem início o amadurecimento fisico e psicológico do ser humano. 

A sedimentação da educação vai até os dezoito anos de idade, a partir dos desenove tudo que se aprende vai depender desta primordial fase de apredizado.    Significa que as  famílias e os gestores deveriam aplicar  mais verbas e atenção neste segmento,  promovendo a inlcusão social e o exercicio da cidadania com responsabilidade , notadamente para os menos afortunados no tocante ao lado financeiro , cerebral e motor, a população de baixa renda e aqueles com dificuldades no aprendizado por diversos fatores .   

Aplicar  no solo, na raiz  , no caule , cuidar  da fase de floração até a de   frutificação é tarefa dos responsáveis. Enfim proteger das ervas daninhas, das pragas  e  dos predadores   configura um dos principais significados de  educação, onde  conclui-se que a base da  educação é cuidar do ser humano  da fase embrionária  até os dezoito anos, as demais são consequências.

É comum um político dizer que cuida da educação do país criando e facilitando o curso superior sem lastro cultural  para todos, na verdade este ato  prejudica  o país, uma vez que esquece da base da educação e investe na fronde  deixando  milhões de jovens no ostracismo e no abandono, isto é , deixa  o cérebro na melhor fase do aprendizado sem o ensino infantil , fundamental e médio de qualidade  . 

Uma  boa educação guarda semelhança com a natureza.   Num pomar mal cuidado e mal planejado os frutos  serão azedos, defeituosos, sem resistências, secos, sem firmezas, atrofiados, sem sementes boas para continuar a sua prole, presas fáceis para os predadores e todos os tipos de agressores, só a exceção servirá para uma boa utilidade.

As nações que cresceram fizeram exatamente o contrário do Brasil, durante trinta anos investiram no terreno,  na base , na raiz, no tronco e na proteção da juventude com isonomia, com  ensino público para todos  independente de raça, cor, nivel social, pensamento político, religião, sexo  ou preferencia sexual  .  Foi assim com a China, Coreia do Sul, Singapura , Japão e outras nações  asiáticas, primeiro o curso médio e técnico de qualidade   para depois o ingresso nas Universidades.

A primeira fase da formação  educacional  de um povo é responsabilidade do Estado , da sociedade civil esclarecida,  organizada e  com a participação de todos  . Para o curso superior têm que ser aplicadas  outras estratégias, outros modais :   gratuito para os menos favorecidos,   pagamento escalonado e proporcional para os   apaniguados financeiramente,  rigor na    justiça e seriedade  à piramide social com a   premissa de que : nenhum cidadão é melhor ou superior a outro, tudo dependará do esforço de cada um.

Para os desiguais, tratamentos desiguais, mais atenção às camadas sociais mais baixas e mais periféricas.

É injusto o filho do muito rico já nascer com todas as facilidades e luzes da vida , porém mais injusto é o filho do pobre não ter a chance de  sair da pobreza e continuar na escuridão da vida.

O Brasil só sairá deste fosso com  a valorização dos professores que ensinam aos jovens até os dezoito anos, nivelação do curso preparatório, infantil, fundamental e médio  por cima com isonomia  independente do nível social . 

É de grande importancia   mostrar à população que para o pobre só tem um caminho :Educação plena e  democrática: cursos técnicos de qualidade universal ,    curso superior de  excelencia  para os mais destacados    conquistado por meritocracia , iniciativa vocacional e força de vontade, para isto é de bom alvitre ensino   sem distinção até os dezoito anos . Só assim o país sairá deste fosso. 

Os gestores que fizeram diferente prestaram um desserviço ao país. Esta grande quantidade de marginais, de  drogados e de prostituição ,  dos 15 aos 30 anos , é fruto do abandono dos jovens  pelos poderes públicos e por políticas equivocadas no setor educação. Ensinos incompletos e com desleixos,  sem conteúdos sociológicos, étnicos, filosóficos e de cidadania. 

Os jovens    foram literalmente esquecidos e bombardeados pela doença do consumismo   sem lastro moral , financeiro ou de responsabilidades. Foram escanteados e excluidos do mundo real, contaminados, abstecidos ,  alimentados pelas corrupções  dos gestores,  cotidianamente revelados pelos meios de comunicação e  pelo alto grau de impunidade por maior que seja o crime cometido contra o erário público.

Os espelhos  foram e continuam sendo os piores , a juventude pede socorro.

Iderval Reginaldo Tenório

 






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