quinta-feira, 30 de agosto de 2018

A DECADENCIA DA MEDICINA E DO MÉDICO NO BRASIL . PRECISAMOS RESSUSCITÁ-LOS






Resultado de imagem para MEDICINA EM QUEDA
Resultado de imagem para MEDICOS CANSADOSc




Resultado de imagem para MEDICOS CANSADOS

  A DECADENCIA DA MEDICINA E DO MÉDICO NO BRASIL .
         PRECISAMOS RESSUSCITÁ-LOS
                     
" ACORDA DOUTOR, OS HOMENS ESTÃO MATANDO A MEDICINA"
Os cenários político e econômico da nação apontam para dias escuros para a centenária Medicina Brasileira e para os seus Esculápios. 

Muitos foram, são e serão os eventos que os levarão  à bancarrota,  episódios estes que   as empurram para o corner ,  para as laterais   retirando-as  do prumo.

Aos Fatos  

1-A abertura indiscriminada de Escolas Privadas e o abandono das Escolas Publicas de boa qualidade, instituições   que graduaram médicos desde 1808 , como exemplo   a nossa bicentenária  FAMED ,  Faculdade de Medicina da  Universidade Federal da Bahia,  criada em 1808 por Dom João VI .

2-  O sucateamento dos Hospitais Escolas em todo o território nacional, antes referencias para toda a população no tratamento das doenças complexas , as  catedrais dos acadêmicos de Medicina e dos grandes Mestres .

3-A Desvalorização dos professores e  dos assistentes ,  retirando dos estudantes um dos motivos de orgulho ao rememorar os ícones da Medicina,  os verdadeiros e sagrados mestres .

4-A entrega da medicina aos políticos , retirando-a das mãos dos médicos, ficando  estes como reles prestadores de serviços com empregos precarizados , terceirizados e vilipendiados pelas falsas cooperativas , pelos contratos de boca  e pelos pejotizados  contratos leoninos sob a tutela de muitos médicos gestores.

5-A medicina Suplementar atuando como intermediaria entre os profissionais e os seus pacientes num verdadeiro mercado ,  aplicando baixos valores ao intelecto do médico.
6-O aparelhamento da medicina diminuindo o valor da semiologia e da Clinica, ficando o diagnóstico por conta das sofisticadas máquinas, instrumentos estes sem alma, sem coração e sem sentimentos   .

7-O fechamento dos consultórios artesanais e a abertura de Empresas Médicas oficializando o seu exercício como um mero comércio. 

8-O distanciamento e a morte do relacionamento Médico-Paciente ,  elo principal de uma boa assistência .

9-A invasão  do  ato médico por outros profissionais em quase todas as especialidades,  da clínica médica à oftalmologia, quando deveria existir um entrelaçamento entre esta profissões, como foi por milhares de anos entre a  Medicina e Enfermagem.

10-O desinteresse dos novos esculápios  pelo viés político e social da medicina ,  encarando-a apenas como meio de vida, meio de sobrevivência, o único meio existente de saldar as VULTOSAS dívidas contraídas a qualquer preço, principalmente das escorchantes  mensalidades escolares,  encaradas  como investimentos pelos familiares e provedores como se fosse um negócio      de grande lucratividade, para isto estes profissionais obrigatoriamente terão que se deslocarem  cotidianamente de emprego em emprego, de cidade em cidade regido por contratos precarizados ou sem contratos, tudo pela sobrevivência .

11-Os governantes peremptoriamente fazem  de tudo nos dias atuais para jogar a população contra os médicos ,  tentam colocar no seio da sociedade que os profissionais estão mais ligados à  pecúnia do que na saúde, eles estão cotidianamente  criando muros, fossos e  cercas   entre o povo  e os que  exercem a medicina com ética, lisura e compromisso.

                             CONSEQÜENCIAS

 Os  médicos perderam a prioridade nos cargos diretivos  governamentais tanto Municipais, Estaduais e Federais, os Secretários de Saúde e o Ministro não precisam ser médicos, e quando médicos de formação transformam-se em burocratas, tecnocratas , executivos e políticos descompromissados com a categoria . 

Nas unidades hospitalares , no programa da família(PSF) e nos demais serviços pertinentes à medicina , postos de saúde  e ambulatórios, os médicos  estão sendo substituídos por outros profissionais , perdendo todos os postos de gerenciamento e administração das unidades.

Hoje  os médicos estão em segundo plano, forças contrárias aos interesses do povo, dos médicos e da medicina  incutem na cabeça dos médicos  que o sistema  conselhal é obsoleto,  inerte e prejudicial à classe , é  apenas  um órgão punitivo, os médicos acreditam e passam a não apoiar a sua mais importante instituição, conselho fraco categoria fraca, na vacância dos Conselhos serão os leigos os seus julgadores .

O prestígio de uma categoria está ligado a cinco vertentes 

a) Político, os votos e a participação nas decisões da comunidade
 b) Econômico, o poder aquisitivo e a  administração dos atos profissionais
c)Social, as ações sociais em todos os ângulos da sociedade .
d)Científico, o reconhecido saber sobre o viés da ciência  .
e)Cultural, é o saber filosófico, o saber das artes em todas as suas variedades ,  o saber humanitário, histórico e evolutivo da humanidade. 

 Estas propriedades juntas guinam uma categoria ao convívio salutar e de participação na condução da sociedade.  

O médico e a  medicina estão em franca decadência, hoje a informática e a engenharia da imagem dominam nos médios e nos grandes centros,  a medicina passou a ser uma ciência exata, a soberania da clínica foi destronada, o toque amigo do seu médico, a semiologia aplicada, as cãs dos esculápios, a benevolência,  a beneficência , a generosidade,  a compaixão   e a ética estão ficando na história.

Politicamente  os médicos e a medicina há muito que perderam os seus  postos, estão muito frágeis ,  no setor financeiro a medicina virou mercadoria e os médicos profissionais baratos, motivos de chacotas por políticos em todos os recantos do país,  comparado-os ao sal e à farinha por serem  brancos e abundantes . O relacionamento dos médicos  com a sociedade se transformou numa vergonhosa relação comercial, segue o código do consumidor com todas as suas  mazelas, contudo  apesar do binômio   os médicos  utilizam-se da ética e dos conhecimentos,   enquanto os outros são partidários da  pecúnia  e do lucro, tudo por dinheiro,  a ética nestes segmentos é démodé .

Consumindo os  últimos suspiros sociais da Medicina  , os poderes Municipal, Estadual, Federal e Judiciário retiram vagarosa e continuamente as últimas calorias   da velha medicina com taxas, ditames  e impostos exorbitantes.

O Liberal autônomo devido a intermediação do sistema suplementar , da pejotização e da terceirização do Sistema  Público   encontra-se sem força, fraco e subserviente. 
A medicina e os médicos caíram na vala comum, é  uma contenda entre a Medicina e o poder ,  na qual um dos lados tem como arma a ética , e a ética  é mansa, educada, paciente, benevolente, caridosa, responsável  e respeitadora, enquanto o outro , tem a força, a truculência , a vontade política, o voto, a saga da enganação e um povo propositadamente desprovido de informação.

Os Médicos e  a Medicina precisam caminhar de  mãos dadas, necessitam  difundir a humanização, a benevolência, a beneficência, a  humildade e mostrar  que emanam   do povo para o povo, a medicina é a mais sagrada das ciências, entra cotidianamente na vida de cada um e tem no  Médico o seu mentor.

VIVA A MEDICINA E OS SEUS ABNEGADOS

Iderval  Reginaldo Tenório


Luiz Fidelis - Flor do mamulengo - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=tSrXqdH2Kkg
17 de mar de 2018 - Vídeo enviado por Acústico Imaginar
Mix - Luiz Fidelis - Flor do mamulengoYouTube. Luiz Fidelis - Acústico Imaginar - Duration: 35:23 ...




Nenhum comentário: