quarta-feira, 16 de novembro de 2016

mar maria- AYLA CEDRAZ UMA BAIANA QUE NO0S ORGULHA .



Resultado de imagem para AYLA CEDRAZ
Adicionar legenda

mar maria





Adicionar legenda






Pés diminutos na areia. Meus olhos viram quando Maria viu a imensidão. Diminutos não mais; ganhou velocidade e pronto: o infinito da linha que dividia o céu e o mar é também ela, na totalidade de seus centímetros. Parece uma pintura. Mas, diferente da pintura, a corrida de Maria muda o tempo todo; na incidência solar dos dias dela e nela mesma. É que afirmo: estou vendo Maria aumentar de tamanho no segundo em que ela se move da areia para a beira d’água.

Daqui vejo. As canelas no mar gelado a despertaram. Começou a rir; de quê? Só sei que começou a rir, sem dizer motivo. Meus pés na areia não parecem pisar a mesma areia que os pés de Maria pisam. Mistério; mas olhar para ela é ver que não há mistério algum. 

Tropeçou. Vai cair! Segura a criança. Vai cair, vai cair... Caiu. De novo. Já está de pé, correndo; a razão outra vez não sei. Está voltando. Me viu. Está vindo. Parece maior; ou nós todos estamos.

Go to the profile of Ayla Cedraz

Ayla Cedraz

FOI PREMIADA EM ABRIL COMO UMA DAS MELHORES CONSTISTAS DO BRASIL.
TEM 13 ANOS.
ESCRITORA MIRIM AYLA CEDRAZ. CONTO :
A ESTRANHEZA
Dando continuidade ao projeto cultural , do qual faz parte  a   demonstração dos escritores mirins da Bahia, publico da Escritora Ayla Cedraz, 14 anos, de Conceição do Coité ,  este belo CONTO A ESTRANHEZA.
Nesta foto os seus pais e a sua irmã mais velha Jade Cedraz estudante de Medicina.
Estranheza
                              Talvez sua alma fosse grande demais para caber no próprio corpo ou pequena demais para preenchê-lo e controlá-lo. Mas o fato é que o homem parecia não se adaptar a si próprio, parecia estar desconfortável consigo mesmo. Caminhava aos tropeços, confundia-se entre os próprios passos, por não saber exatamente aonde ir. Deixava simplesmente que lhe empurrassem aos dias e às noites, para que conseguisse exercer a raridade de estar vivo por inteiro. É que ele não permitia que lhe tocassem, tinha medo do que é sujo e feio.  O semblante cansado deixava transparecer a desistência em relação aos seus próprios costumes, aos seus próprios pensamentos e a adaptação de si mesmo em meio aos outros já adaptados. Jogava-se simplesmente em meio a tantos outros, príncipes ou não, um corpo como qualquer outro corpo, e nada mais a declarar sobre o assunto.                                
                            Tinha para si, toda manhã, a arte de deslizar, tão própria de quem tem escondida uma chama de quem acredita. Era macio e de fácil manuseio, protegido através da falta de erros. Mais além, através da falta de tentativas. Queria para si, toda manhã, o poder da descontração. Imaginava ser a solução de todos os problemas. A sua incapacidade para adaptar-se às próprias mentiras parecia ser a razão de todo o fracasso de sua encarnação.                           
                           Não se permitia, em momento algum, sentir. Deixava que, em tantos momentos que justificariam uma explosão, o ódio morresse. Sobre o amor, mal ouvira falar. O seu, já se tornara obsoleto. Mas era todo amor, embora nem desconfiasse. É que tudo era tão incolor, tão insosso, tão reto... Como podia ele, sentir qualquer alteração? Ainda mais ele, que não tinha controle do próprio corpo. Carregava às costas o próprio peso multiplicado por mil, porque não sabia contar. Enchia-se de madeira velha, de poeira, pano e, o que sustentava tudo, apesar de tudo, poesia. Nos raros momentos em que não encolhia o peito, percebia-se assim. E, cansado, não tinha tempo de sentir-se feliz por isso. Era como a sua peça locomotora. Não se vê. Mas se vai, já nada mais é. 
                         Desmoronado, volta o homem. O corpo se desmancha em pó, que logo se dispersa pelo ar. Com a maior facilidade, é possível encontrar seus indícios. Por todo canto, por todo lado. Basta respirar  .
                                                                           Ayla Cedraz


A autora é uma jovem estudante secundarista  da Cidade de Conceição do Coité, morou até os 08 anos em Camaçari-Ba, oriunda de uma família guerreira, de uma família que tem nas suas fileiras o sangue da intelectualidade,  pais comprometidos com a educação e que prezam por uma formação humanizada.  
Diante a sua pequena idade aqui na terra e em pleno vigor,  uma vez que ainda não completou os  de 16 anos, luta cotidianamente e aos poucos vence  barreiras que para muitos seriam desanimadoras,  a sua batalha de vida  como a de todos que abraçam as artes tem sido  árdua .  
Ayla Cedraz  nasceu com o dom da  escrita,  da  escultura  e da  pintura, nasceu  com as artes e caminharão juntas por muitos e muitos anos  a reverberar cultura.
Talentosa, de uma inteligência  invejável, conhecimento estarrecedor e de  um interesse exacerbado  pelas artes do universo, transita espontaneamente e com desenvoltura por todos os séculos garimpando cultura, tem como parceiros os grandes imortais  das letras, dos pinceis, dos mármores  e das notas musicais. 
Esta jovem tem  muito o  que mostrar para a Bahia , para o Brasil e para o mundo.
O céu é o limite.

Eu se autoridade fosse requisitaria todos estes jovens talentos para um futuro melhor.

 Iderval Reinaldo Tenório

 

Nenhum comentário: